A prevenção contra incidentes comuns nas férias.    Redator: Marcus Alborne Hyeras O momento de descanso para os alunos de Hogwarts finalm...

Férias & Saúde!

 A prevenção contra incidentes comuns nas férias.


 

 Redator: Marcus Alborne Hyeras

O momento de descanso para os alunos de Hogwarts finalmente chegou, há tantas possibilidades e planos para os jovens. Não obstante, as férias também podem trazer alguns riscos a saúde que são bem comuns para essa idade. Por isso, preparamos algumas dicas para prevenção de acidentes de cunho mágico e não mágico, para que as férias de verão não sejam interrompidas de maneira precoce.

Começamos por acidentes de cunho não mágico que são corriqueiros, especialmente quando se passa o verão em uma praia: Insolação – é causado pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40º C, o corpo não consegue transpirar e não consegue respirar. Para quem vai para praia é necessário cuidado com a exposição ao sol, não se hidratar como deveria ou inserir muito álcool ou cafeína podem contribuir para o quadro. Caso ocorra o melhor a se fazer é ir para um lugar ventilado e longe da exposição solar, ficar com roupas leves e se hidratar com água fria ou gelada. Borrifar água delicadamente pelo corpo ou compressa podem ajudar, mas em casos graves como inconsciência a pessoa deve ser levada direto a um centro médico.

Acidentes de cunho mágico são corriqueiros no quesito intoxicação e envenenamento, pois acampar  pode ser uma atividade que cresce nesse período. O que acontece é quando cogumelos são confundidos, pois há uma variedade deles e alguns comestíveis são facilmente confundidos em sua aparência. Na melhor das hipóteses, comer um cogumelo errado pode levar o bruxo a ter alucinações, porém, outros são mais prejudiciais causando sequelas para vida ou mesmo a morte. A especialista em fungos Dionara Luthier falou sobre três características para diferenciar os cogumelos. Declarou:

“O melhor a se fazer é não comer cogumelos retirados da natureza, os pais devem ter cuidado com as crianças especialmente, pois ainda que não se consuma um cogumelo, ainda pode ser letal tocar ou se aproximar de alguns deles.” - Luthier pondera e alerta inicialmente, continuando sua declaração quanto aos cuidados. “É quase impossível diferenciar um venenoso, visto que alguns podem ter características físicas semelhantes, antigamente acreditava-se que o porte, estrutura e cor podiam ajudar a diferenciar, hoje sabemos que existe muitas falhas apenas nesse sistema. O Cogumelo Bomba, um dos mais perigosos, pode ser encontrado em florestas densas. Grandes, podendo alcançar a altura acima do tornozelo de uma pessoa, tem o estipe branco e o chapéu em formato cônico, vermelho com manchas brancas, sendo as manchas um pouco maiores do que se vê na maioria dos cogumelos com essa coloração. Não se deve tocar neles, ou seu sistema é ativado e ele cresce até explodir, causando queimaduras e jogando a vítima para trás em alguns casos”.

Luthier fala sobre como desarmar o cogumelo, uma vez que o bruxo ainda tem uma chance de evitar um acidente, não sendo fácil. Deve-se usar um objeto bastante fino, como uma agulha, seja fincado no centro do estipe do cogumelo, acertando as hifas mágicas e as danificando. O movimento deve ser sutil e não rápido, ou pode gerar uma explosão enquanto o bruxo está perto. A especialista ressalta que deve-se pensar duas vezes antes de chegar perto de um cogumelo em seu estado natural.

Esperamos que todos tenham ótimas férias!