Uma retrospectiva dos assuntos mais comentados
Redator: Bella L. Cahors
Alguns acontecimentos nos marcam para sempre e por este motivo, é sempre bom relembrar pequenos fatos. Eis que trago a vocês uma pequena retrospectiva com assuntos que foram abordados por nossa equipe durante todo este ano. Logo no início do ano, fomos agraciados com uma matéria de Forever Crimson River que narrou o festival mitológico Almighty Gods. Confira um trechinho dessa matéria: “Esse foi o tema de um festival mitológico realizado em St's Mall’s a algumas semanas atrás, com direito a vários efeitos mágicos especiais para retratar com grande fidelidade os mais clássicos cenários dessa cultura tão vasta. Mas claro, antes de falarmos do festival em si, porque não um pouquinho de conceitos sobre mitologia nórdica? Afinal, Profeta Diário também é cultura para todas as famílias bruxas.” Para aqueles que se recordam, ela deu uma bela pincelada no assunto, dando algumas informações para os desentendidos e para aqueles que cochilaram na aula de mitologia; para mostrar que o evento de fato foi bom, ela ainda entrevistou alguns transeuntes que estavam por lá e elogiaram bastante o evento.
Nosso aparentava começar bem já que o festival foi um sucesso, mas não muito longe dali, um crime acontecia e ele estava prestes a chocar o mundo bruxo. Dessa vez, eu fui a pessoa responsável pela matéria, que noticiou ao mundo bruxo o crime cometido por Wane Lannister que na época era um aluno de Hogwarts. Agora é conhecido como um dos procurados e seu paradeiro ainda continua sendo um segredo; na época do crime, o garoto aproveitou o tempo chuvoso e pouco movimento nas ruas para assassinar um casal e um de seus filhos. O crime só foi desvendado graças a uma testemunha que milagrosamente sobreviveu e contou tudo ao Ministério de Magia. Tempos depois, o próprio Wane enviou uma carta á nossa redação, relembre: “Relendo agora sua matéria, fico a pensar que talvez você esteja com algumas dúvidas em relação aos acontecimentos naquela noite do dia 21 de janeiro. Logo, venho por meio desta carta lhe oferecer de bom grado algumas informações adicionais que talvez você queira adicionar para alguma próxima matéria do seu jornal. Como você mesmo havia citado, afirmo que sim, o massacre da família Evergarden foi premeditado e muito bem calculado durante algumas semanas, não somente isso, mas também afirmo que apesar de ser o principal responsável pelos assassinatos, lhe informo que não agi sozinho. Partindo disto, chegamos então a uma de suas perguntas: Será que o garoto Lannister fez outras vítimas antes do massacre que fez a família? Para ser sincero, acredito que cedo ou tarde iriam acabar descobrindo a verdade, então para facilitar o trabalho de vocês afirmo que sim, a família Evergarden não foi a única família trouxa a ser morta no dia 21 de janeiro. Porém diferente das outras vítimas, optei por deixar sua filha caçula viva por puro capricho, quem sabe um dia não nos encontraremos novamente?”
Sei que no fundo vocês esperam por notícias da tão famosa Nyx e a partir de quando tudo virou ao avesso, pois bem, o redator da vez agora é Graham Faust McAlister, responsável também por ajudar nas investigações sobre Wane Lannister e a família Evergarden. Neste caso em específico, Graham foi o responsável por noticiar a todo mundo bruxo a quebra do estatuto do sigilo, relembre só um trecho da notícia: “Surpreendendo a todos, a Primeira-Ministra (Theresa May, de 62 anos) realizou um pronunciamento nacional por toda rede de rádio e televisão da Grã-Bretanha, onde ela deliberadamente revelou a existência de nós, bruxos, para sua nação. Ao que tudo indica, essa ação foi premeditada, uma vez que trechos do ataque durante a reunião com Rathbone e Wichbest foram exibidos. As gravações mostram ambos os bruxos defendendo-se de ataques com armas de fogo através de sua magia, e revidando na medida do possível.” Parece que a partir dai, tudo desandou... Diana Lind Snow, ex-redatora do Profeta Diário, também relembrou um pouco dos detalhes destes acontecimentos: “Se o véu invisível que separava os dois mundos [trouxa e bruxo] estava cada vez mais tênue, a exposição ao vivo durante uma transmissão de Theresa May, atual primeira ministra britânica, colocou tudo abaixo. Contanto com a aparição da procurada número um, Nyx El Bianco, que realizou uma magia imperdoável na frente de milhares de trouxas, colocou a todos em risco. Os esforços do Ministério para conter os danos seguiram quase de imediato, mas isso não conteve a fúria de trouxas. St. Mungus recebeu muitos bruxos feridos por trouxas nas últimas semanas, isso porque a desconfiança chegou ao limite e todos que eles consideram bruxos, sejam reais ou não, sofrem retaliações nas ruas. Agressões verbais e físicas vêm ocorrendo em todo o território da Grã-Bretanha, a grande preocupação é com o número de crianças que são expostas a tais circunstâncias.”
Grahan também foi o responsável por noticiar a queda do Ministério, o que foi um choque intenso para todos nós. “Na segunda-feira seguinte as forças dos aurores foram convocadas na Galeria Gorgon Stump, onde os Vípers, seguidores de El Bianco, atacavam as lojas trouxas e bruxas. Horas mais tarde descobriu-se que foi tudo uma distração para manter os aurores longe do Ministério da Magia, onde bombas foram implantadas para implodir o prédio subterrâneo. Nossas fontes não puderam confirmar como exatamente aconteceram as explosões, mas acredita-se que Nyx foi a responsável por esse ataque terrorista. Muitos membros do Ministério da Magia foram feridos e encaminhados ao St. Mungus, ainda não há uma apuração de quantas mortes ocorreram, porém uma morte foi confirmada: A atual Ministra da Magia, Esmée Purcell, foi uma das vítimas do ataque.” Muitos leitores se desesperaram com esse trecho da matéria, mal sabiam que as últimas palavras seriam as piores: “O fato é que o Ministério da Magia caiu e a ministra está morta.” Mesmo com todo o caos, nossa redatora chefe foi até o Saint Mungus para ver qual era a real situação dos servidores que estavam em seu local de trabalho na hora da queda do Ministério de Magia. Eis um momento bastante marcante em sua matéria: “Tratavam-se de servidores ministeriais que haviam se ferido em seu local de trabalho que, a partir daquele momento, havia simplesmente deixado de existir. Em um momento você está lá, desempenhando suas funções, e em outro momento você está num hospital lidando com o fato de que não terá mais um trabalho para voltar no dia seguinte. Foi exatamente essa sensação que senti ao trocar olhares com a maioria dos servidores que ali se encontravam. O choque, a angústia e a indignação eram o que mais chamava a atenção, mas a raiva também se mostrava dominante naquele momento, principalmente para aqueles que começavam a entender o que havia acontecido. Num determinado momento, presenciei a ficha de alguns cair, e o semblante do ódio era o que mais se notava.”
A queda do Ministério foi um dos assuntos mais comentados por nossa equipe; a tensão começou a tomar conta quando Bea Firebird Salvatore trouxe a tona o desaparecimento dos aurores e o início da ascensão de Nyx: “Sem a presença dos aurores ou qualquer resposta da ordem política da comunidade bruxa, o que temos testemunhado é um saque ao poder. Onde Nyx, conhecida por todos vocês, caros leitores, como Procurada N°1, se auto proclama "protetora da ilha bretã". E ressalto ainda, que mesmo sem um anúncio oficial, pompas ou requintes, o que vemos é a cada dia sua caminhada de perseguida a perseguidora, onde todos parecem esquecer que tal figura é a mesma que esquematizou, tramou e executou nos bastidores as mais diferentes mortes e torturas de pessoas que se puseram em seu caminho. Aceitar em silêncio tal ato é como fechar os olhos para aqueles que perdemos em tantas lutas.”
Já no último dia de outubro fomos as ruas atrás de informações que alarmaram todo o mundo bruxo, Diana Lind Snow, ex-funcionária da nossa redação foi a responsável por trazer a tona o desaparecimento de uma Ilha em plena comemoração de Hallowen, confira: “Por volta das 06:30 da manhã Graham McAlister, editor-auxiliar, recebeu uma nota do Gabinete da Ministra de Magia que dizia o seguinte: ”O Ministério e a Força Tarefa de Aurores seguem investigando a situação e trabalhando arduamente no objetivo de resolvê-la. Pedimos a toda população calma e que se mantenham seguros e unidos neste momento delicado” Essas são as nossas últimas informações sobre o caso, ainda não sabemos muito sobre o estado das vítimas e aguardamos por mais informações em breve da chefe dos aurores. Não sabemos a dimensão desse caso ou seus impactos para nossa sociedade, seguimos apenas com a certeza de a manhã do dia 31 de outubro será marcado para sempre com o desaparecimento da Ilha Alderney e seus habitantes.”
Se formos mencionar aqui todos os casos, nossa retrospectiva vai render... Então vamos logo ao desfecho da história: A Ascensão de Nyx! Muitos pais se preocuparam, outros preferiam tentar se mudar para outras localidades e a maioria se chocou com os dizeres de Forever River que praticamente viu de camarote a ascensão da ex-procurada a diretoria da escola mais conhecida do mundo bruxo; relembre: “Como poderia tal mulher ascender ao poder se nem sequer existe mais um "poder"? Ora, o Ministério da Magia tinha caído. Não existia mais sede do controle da magia britânico, não existia mais quartel general dos aurores, não existia mais tribunal para julgamento. Não existe nem mais sequer o sigilo mágico. A resposta está numa instituição que ainda prevalece em meio a este caos, e que ainda irá funcionar, mesmo sob uma nova direção: a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Segredo para nenhum conhecedor de como o nosso mundo mágico funciona, ou funcionava, é que a instituição era financiada pelo Ministério da Magia. Sem o ministério, a coisa mais coerente a se acontecer era a escola fechar por falta de fundos, no entanto, eis que surge a figura de Nyx para assumir a escola, tornando-se a mais nova diretora de Hogwarts. Isso não agradou todas as famílias, talvez nem sequer a maioria delas, no entanto, o ano começou e o salão principal estava cheio de figuras joviais prontas para os seus anos letivos, mesmo com aquele clima diferente no ar. Havia certa tensão, não era segredo para ninguém que Nyx iria ser a diretora, seu nome vinha logo nas cartas enviadas aos estudantes antes do ano começar.”
Desde tudo isso até o momento, não houve muitas novidades... Acho válido ressaltar uma dica dada por um de nossos redatores, Liam Chandler Wichbest que foi responsável por informar aos leitores sobre os desaparecimentos em Londres, confira: “As forças armadas britânicas se reergueram e, sem cerimônia, continuarão a perseguir a população mágica como uma Inquisição dos novos tempos. Ainda assim, os grupos civis de opressão também reforçam que o poder da ameaça está presente até mesmo nas pequenas relações do nosso cotidiano. Em meio a essa batalha, não há distinção entre soldado e colega de quarto. Para um bruxo britânico em 2019, todo cuidado é pouco! Proteja-se, busque auxílio e esteja atento! Estamos todos juntos!” É necessário se unir e ajudar uns aos outros, pois como disse Liam, estamos todos juntos! Ele ainda nos deixa alguns dizeres em uma de suas matérias que nos traz uma reflexão imensa, deve ser lido e relembrado por inúmeras vezes, pois só assim teremos uma mente mais sensata a respeito de nossas atitudes: “Quando as bombas acabam e o barulho cessa, vidas continuam perdidas, vilarejos continuam destruídos e histórias de violência marcadas para sempre na memória e nas cicatrizes de quem viveu no meio do confronto. Não há justificativa para guerra senão a intolerância entre os homens.”
Irwin Von Ziegler esteve de olho nos comércios e revela que alguns preços estão acima da média e ainda conta um pouco mais sobre as atitudes de Nyx; agora é aquela famosa época de compras e o medo ainda percorre as ruas, mas não deixe que isso lhe impeça de comprar aquilo que precisa, relembre as palavras de Irwin: “Nyx administra e paga pelos custos que Hogwarts demanda. Parte desse dinheiro vem do comércio, um de seus líderes da Guilda cuida dessa parte ao transitar pela barreira comprando mercadorias e itens de fora e trazendo para dentro. Sua venda e lucros são repassados para o colégio e outra parte é desconhecida. Seu nome? Vípers não costumam expor seus rostos e não sabemos e nem podemos divulgar por motivos de segurança. Desse jeito eles [Vípers] evitam que um grande colapso aconteça no setor da economia, apesar do desemprego e das poucas vendas, a economia trouxa pode se sustentar por um período. Quanto aos preços dos produtos, eles ficam acima da média na maioria das vezes, a dica é comprar em um número maior o itens/mercadoria para se ter em estoque/casa.”
Assim encerro essa “pequena” retrospectiva dos assuntos narrados aqui. É sempre bom lembrar e re-lembrar que não estamos sozinhos... Por vezes, nós do Profeta Diário nos sentimos sozinhos ao ter que enfrentar algum assunto que nos incomoda, mas ai um sentimento bom vem a tona e nos lembra que somos uma família, que jamais estaremos sozinhos e sempre faremos o possível e o impossível para informar você, nosso leitor que é um dos maiores motivos de sempre seguirmos em frente! Nestes momentos difíceis, quero que vocês se sintam abraçados e amparados por nós, para estar junto não é necessário estar perto!