Redator: Forever Crimson River Nos tempos atuais os trouxas já possuem até um dia internacional para promover a prevenção de uma doe...

O Aumento Das Doenças Mentais


Redator: Forever Crimson River

Nos tempos atuais os trouxas já possuem até um dia internacional para promover a prevenção de uma doença psicológica que assola muitas pessoas, embora nem sempre tenha sido assim. Tal doença se trata da depressão, que pode gerar o suicídio. Aqueles bruxos que tem curiosidade sobre os trouxas, ou os próprios bruxos que são nascidos trouxas ou mestiços, podem falar muito bem sobre como o mundo trouxa é caótico. Os trouxas usualmente tem muitas responsabilidades, o tempo para eles passa rápido demais, eles não conseguem fazer o que precisam, ficam ansiosos, tristes, sem auto-estima, o que acaba levando a depressão. Nós bruxos temos uma rotina diferente, também temos as nossas responsabilidades, no entanto, conseguimos as cumprir em sua grande maioria sem fritarmos nossos nervos. Os adultos de nossa sociedade voltam para casa em paz e curtem a família, até mesmo quando não recebem o melhor dos salários, já os jovens tem seus estudos a cumprir, mas tudo passa depois das provas. Os bruxos não tiveram que lidar muito com doenças mentais ao longo destes anos, afinal, a nossa vida é facilitada pela magia. Uma louça lavada? Não precisamos nem usar nossas mãos, basta utilizar um feitiço. Escrever um pergaminho para o trabalho? Bom, existem feitiços que fazem a pena correr e registrar o que falamos no pergaminho. Queiramos ou não, é um fato que vida dos bruxos tem várias facilidades para com a vida dos trouxas, e quem sabe seja por isso que nossa sociedade tem uma saúde mental mais saudável. Até pouco tempo atrás, a maioria dos pacientes na ala psiquiátrica do Hospital Saint Mungus se tratavam de bruxos que nasceram com alguma desordem mental, que foram vítimas de feitiços aos quais debilitaram as mentes, casos de traumas advindos de fatalidades ou maldade de outra pessoa e alguns casos de ansiedade ou pressões da vida. No entanto, este cenário mudou. Agora os corredores da ala psiquiátrica estão sempre lotados, o trabalho nunca fora tão árduo, os psicólogos e psiquiatras tornavam-se procurados por vários pacientes. O que aconteceu?

A resposta para essa pergunta não chega a ser tão difícil quando se é analisado tudo o que ocorreu no mundo bruxo nos últimos meses, desde o massacre à Ilha Alderney até a queda do Ministério da Magia. Tais acontecimentos são de deixar qualquer bruxo de cabelo em pé, ainda mais agora que os trouxas estão cada vez mais próximos de travar uma guerra, afinal, a explosão do ministério não atingiu somente a instituição bruxa, mas também instituições trouxas que se localizavam acima do prédio submerso. Os casos mais recentes no hospital são de pessoas com ansiedade devidos aos fatos ocorridos, existem casos mais graves de bruxos que estão com síndrome do pânico, possuem medo de sair suas casas e receber represálias de trouxas ou ser vítima da própria Nyx. Também existem aqueles que estão procurando a ajuda psicológica para combater o luto, muitos servidores perderam as suas vidas no desabamento do ministério. Faça uma soma destes casos a mais algumas pessoas que apenas querem uma ajuda para desabafar sobre tudo antes de desenvolver um problema maior e assim se tem a ala psiquiátrica lotada. Não é somente o andar psiquiátrico que está superlotado no Mungus, os relatos são que até o estoque de poções curativas estavam terminando. A situação no hospital parecia piorar cada vez mais, o time de medibruxos estava dando o máximo de si com plantões em cima de plantões e agora também não havia mais Ministério da Magia para recorrer em ajuda. Dizem que nas horas mais sombrias é quando a solidariedade aparece, neste caso, essa premissa se fez verdadeira. Num acordo de mútua cooperação, a diretora do Hospital Saint Mungus e o reitor da Academia Internacional de Especializações em Magia deram as mãos para combater os problemas.

A Academia fornece vários cursos de especialização, dentre um deles está a Saúde Mágica, cujo possui a possibilidade de um mestrado em psicologia e psiquiatria. Os alunos voltados a este mestrado foram os convocados para ajudar na ala psiquiátrica, com isso, além de estarem aprendendo a realidade de suas futuras áreas de atuação, ainda estariam ajudando o hospital a cuidar de tamanha demanda de pacientes. Tudo foi feito com cuidado, os estudantes inicialmente participavam de sessões apenas observando o trabalho dos profissionais, a medida que iam tomando experiência, era permitido que conduzissem uma sessão eles próprios, claro, sempre assistida por um medibruxo especializado. Outras áreas do Mungus e outros cursos não ficaram de fora, como por exemplo, os estudantes de Estudos Naturais foram convocados para reabastecer o estoque de poções do hospital. Vale também destacar uma maravilhosa ação ocorrida antes da queda do Ministério da Magia, também um exemplo de solidariedade. Organizada pelos membros do agora falecido Departamento de Jogos e Esportes Mágicos, em meio aos seus muitos treinos e eventos promocionais os jogares profissionais foram convidados a fazer uma visita para pacientes do Saint Mungus. Pacientes de todas as idades receberam a atenção de seus ídolos do quadribol, embora o público alvo fossem jovens e crianças, tanto com doenças físicas quanto mentais. Tudo foi planejado de forma secreta para que tumultos não fossem gerados dentro do hospital, o que também acabou sendo uma boa surpresa para os enfermos, ao qual nem sonhavam com tal ação prestada. Certamente deve ter alegrado o dia não só deles, mas também dos jogadores que se disponibilizaram a participar de tão nobre causa.

Tais ações provam como, mesmo em tempos difíceis, todos podemos nos ajudar para vencer as adversidades. Os bruxos não se preocupavam tanto assim com as doenças mentais que provêm das dificuldades da vida, dos acontecimentos negativos ao redor, mas já está na hora disso ser tratado com mais seriedade. É possível ver que estamos no caminho certo, a Equipe do Profeta Diário incentiva tais ações e estará sempre de portas abertas para noticia-las e promovê-las, dando esperança as mudanças e aos tempos difíceis pelo qual todos estamos passando. A todos que sentem que precisam de ajuda psicológica, não tenham medo de buscar os nossos profissionais (ou futuros profissionais vindos da academia) no Hospital Saint Mungus. Buscar ajuda é o primeiro passo para se ter uma vida mental mais saudável. Ainda temos esperança, você ainda têm esperança no fundo do seu coração, a um primeiro momento pode parecer que não, mas tenha certeza que ainda há como melhorar e que você não está sozinho. Nós bruxos devemos nos unir em esperança e lutar por um mundo melhor, tempos ainda mais difíceis parecem que irão bater em nossas portas, mas se nos mantermos unidos, ajudando uns aos outros, certamente vamos vencer a mais uma calamidade. Mantenham a esperança, e principalmente, a sanidade mental.