Quem são os atuais donos de comércio e o que procuram em um funcionário? Por: Beatrix Lisbeth Salvatore De ponta a ponta encontramo...

Empregadores e Empregos

Quem são os atuais donos de comércio e o que procuram em um funcionário?

Por: Beatrix Lisbeth Salvatore

De ponta a ponta encontramos as pequenas placas de "Temos Vagas" no mundo bruxo e a pergunta que não quer calar é: o que procuram os empregadores? Conversamos então com dois homens de negócios sobre o assunto para entender de forma simples e clara o que é preciso para ser contratado por eles.

Nossa primeira parada é em Hogsmeade, onde conhecemos o jovem veneziano Enrico Belmonte D'Anjou, de 39 anos, que além de trabalhar para nosso Ministério, é também o administrador da Taverna dos Anjos. O ex-chefe dos aurores italianos nos conta um pouco da tradição familiar e como foi assumir seu posto "É uma tradição de minha família que o primogênito masculino do atual druida da família assuma o comando da família e dos negócios de forma hereditária. Isso fez com que eu fosse preparado por meu pai desde o momento de meu nascimento para assumir a responsabilidade por tudo quando ele morresse. Lógico que eu não esperava que a morte dele fosse tão prematura, eu tinha 29 quando assumi essa responsabilidade, hoje preparo meu filho, Az, para que assuma no dia em que eu não estiver mais presente", essa declaração tão cheia de lembranças e cuidados demonstra muito do que vemos em diversos negócios de famílias tradicionais.

Mas se por um lado os D'Anjou preparam seus sucessores, vamos agora conhecer o jovem britânico Oliver Wittels V. Chthon, de 29 anos, que está aqui para nos mostrar que mesmo quando se é pego de surpresa, é possível realizar um bom trabalho. Chthon assumiu a loja A Thaberna, que oferece ingredientes e poções diversas, localizada no subsolo da Galeria Grogan Stump. "Foi uma responsabilidade muito grande assumir os negócios da minha família, que há muitos anos trabalha nesse setor. Quando foi me passado esse bastão eu senti ansiedade e medo, afinal a crise financeira atinge todo o mundo. Mas arregacei as mangas e fiz o que faço de melhor, ousadia e trabalho duro para completar meus objetivos", comenta ele com um sorriso de satisfação. A loja vem passando por reformas e em breve deve reabrir as portas para o público.

Tanto A Thaberna, como a Taverna dos Anjos, que são dois negócios de setores diferentes, apesar dos nomes parecidos, têm seus ideais marcados, que no mundo da administração chamamos de visão. Muitos estabelecimentos trabalham com públicos específicos, como é caso de algumas lojas na famosa escura Travessa do Tranco, mas em outros casos, o principal ponto é apenas oferecer um serviço de qualidade para todos.

''Fui preparado desde meu nascimento para isso'' - Enrico Belmonte D'Anjou

Enrico nos conta um pouco de qual é sua visão para seu espaço: "A Taverna dos Anjos foi idealizada desde sempre para servir bem a todos que desejam uma boa bebida e uma refeição de qualidade por um preço que se adeque ao seu bolso. Estudantes de Hogwarts, professores e bruxos de bom coração sempre serão bem vindos. No entanto, bruxos das trevas, cuidado, o lugar pode não ser tão agradável para vocês (risos). No futuro, se houver interesse por parte de nossos clientes, quem sabe não possamos organizar alguns eventos?", finaliza ele com um convite para os leitores.

Enquanto alguns ambientes estão prontinhos para a clientela mais jovem, outros seguem os rumos de Oliver, reformar o ambiente e preparar-se para o futuro. "A loja está passando por reformas, vamos ampliar e melhorar a qualidade a dos nossos laboratórios. Além de mão de obra especializada, Usaremos de tecnologia e estudos avançados, mas sem perder a nossa qualidade ancestral para isso. Esperamos atingir não só o mercado de chá e poções, mas também os de fármacos e cosmética. E por fim estender ao público doméstico e comercial", conta ele com orgulho de seu trabalho.

''Apesar do medo, arregacei as mangas e fui com ousadia e trabalho duro para cima do desafio.'' - Oliver Wittels V. Chthon

Mas você que está lendo essa matéria pode estar pensando sobre: como ser notado para potencial funcionário de estabelecimentos como estes? Perguntamos isso para ambos e as respostas foram fascinantes. Chthon, com um olhar enigmático, sorri ao nos dizer que: "Espero um funcionário que vista a camisa da empresa, que ame o que faz. Seja responsável, parceiro e dedicado aos estudos de poções. Mas que tenha ousadia e não tenha medo de atingir seus objetivos", uma análise diferenciada, mas que demonstra o quanto ele está aberto para ouvir e compartilhar com os jovens.

Para D'Anjou o processo de seleção envolve um pouco mais de mistério e sigilo, preferindo tratar e educar cada um dos contratados. "Não posso dar muitos detalhes sobre nosso sistema de recrutamento, por uma questão de segurança. Mas posso dizer que todos são escolhidos a dedo e treinados para exercerem suas funções desde o primeiro contato. Cuidamos da formação de cada um, assim garantimos que sempre teremos os melhores ao nosso lado", termina ele com um tom confiante. 

Duas visões diferentes de como gerenciar e administrar seus projetos, mas que concordam em um ponto, o desejo de trabalhar com afinco e gostar do que se faz é o mais importante.

Algumas vagas estão abertas esperando por você 

Hogsmeade, Godric's Hollow, Beco Diagonal e até a Travessa do Tranco, todos estes vilarejos estão com vagas abertas em diferentes áreas. Para te ajudar a encontrar um lugar ideal, vamos apresentar algumas destas oportunidades, então é hora de pegar sua pena, pergaminho e mãos à obra!

Começando com a nossa inesquecível Hogsmeade, temos a Rede Radiofônica Bruxa (RRB), localizada logo no segundo andar da loja de música Dominic Maestro's e com um ambiente moderno que não deixa de homenagear o passado do lugar. O meio de comunicação que vem se desenvolvendo está procurando por especialistas que não tenham medo de soltar a voz para conduzirem programas especiais para o público. Se você é um pociologista, mestre em adivinhação ou astrólogo bruxo, não deixe de conferir esta oportunidade. Além da Rádio, vagas de estágio estão abertas nas lojas Dedos de Mel, Gemialidades Weasley e outras.

Continuando nossa viagem, chegamos na pequena comunidade bruxa de Godric's Hollow, um lugar cheio de histórias e lar de muitas famílias. É onde também encontramos a Pré-escola Mágica Babbity, a Coelha, que está a procura de uma nova professora infantil. Se gosta de crianças e deseja preparar as pequenas mentes do futuro, venha visitar o ambiente e tentar essa oportunidade única.

Mas se seu lugar é a moda, a loja Madame Malkin está em busca de uma nova costureira e fica muito bem localizada no Beco Diagonal. Famosa por oferecer uniformes escolares para diferentes instituições de ensino bruxo, dentre elas Hogwarts, a loja também oferece roupas para festas e encomendas especiais. Ainda no Beco, temos a loja Empório das Corujas que está em busca de um magizoologista. 

Se você é um dos frequentadores dos lugares localizados poucas ruas abaixo, conhece muito bem a Travessa do Tranco, um ambiente com público seleto e sempre pronto para situações e experiências intensas. Um dos destaques é a clássica loja Borgin & Burkes, um estabelecimento especializado em itens únicos, e sem dúvida, atrativo para mentes curiosas e outras com pensamentos mais sombrios, se você sabe lidar com tais itens ou gostaria de saber mais sobre eles, porque não se tornar vendedor? Além desta oportunidade, ainda na Travessa temos a Markus Scarrs: Tatuagens Permanentes que está em busca de um novo(a), tatuador(a). Se é bom com artes, esta pode ser sua chance. 

Essas são apenas algumas das diversas vagas que estão esperando por você. Prepare sua apresentação e currículo com atenção, um desses lugares pode ser só o começo de uma carreira de sucesso na sua vida.