Conversa com Logan James Rathbone Por: Diana Lind Snow Varinhas, uma extensão da magia, instrumento mágico quase consciente canal...

Conversa com Especialista em Varinhologia!

Conversa com Logan James Rathbone


Por: Diana Lind Snow

Varinhas, uma extensão da magia, instrumento mágico quase consciente canalizador de magia para a realização de feitiços. A Varinhologia é uma classe específica da magia que está voltada à história e propriedades mágicas das varinhas. Alguns consideram um ramo misterioso e complexo da magia. Um dos princípios da Varinhologia descreve que a varinha escolhe o bruxo, assim como a troca de donos entre as varinhas. Atualmente, esse ramo de estudo tem diminuído muito depressa. Existem poucos varinhologistas conhecidos. Um objeto mágico tão imprescindível, magia sem varinha existe e é complexo e raro, na vida bruxa para ter profissionais tão menosprezados. 

É por isso que entrevistamos Logan James Rathbone, 20 anos e estudante de Varinhologia, atualmente é um funcionário da Varinhas Olivaras. James começou a trabalhar lá depois de terminar seus estudos em Hogwarts e desde então ele vem aprendendo sobre esse ramo diretamente da fonte.

Bom dia, James! Pode nos contar um pouco sobre suas motivações para seguir nesse ramo que poucos têm interesse?
R: Vou ser bem sincero, eu nunca me imaginei fazendo isso, e quando eu me formei queria um emprego que não dependesse apenas da minha família, caminhar com as próprias pernas. E aí eu entrei como vendedor lá, mas eu precisava de experiência para falar de varinhas, e assim eu comecei meu estudo sobre elas... Isso tem um ano e meio e ainda estou evoluindo, é complexo estudá-las. Só que, quanto mais eu conhecia sobre varinhas, com mais curiosidade eu ficava, é muito fascinante. Posso dizer que esse ramo da magia me escolheu.

Fazer o que gosta é uma dádiva, mas vamos falar um pouco sobre as varinhas. É certo dizer que ela escolhe o bruxo? Quais as principais características que devemos levar em consideração em uma varinha boa?
R: Acredito que sim, a varinha funciona melhor quando existe um elo entre objeto e portador. Você pode tentar pegar uma varinha de outra pessoa e os resultados podem ser desastrosos, algumas varinhas não passam com facilidade para as mãos de outro portador. É por isso que quando alguém aparece na loja para comprar alguma varinha existem os testes de compatibilidade. A varinha, de forma bem resumida, tem 4 aspectos que dizem muito sobre o portador e que fazem dela uma combinação forte. Temos o tipo de madeira, tipo de núcleo ou cerne, a flexibilidade e o tamanho.

Pode nos falar um pouco sobre cada um desses aspectos?
R: Claro, cada madeira vem de uma árvore e diz muito sobre o tipo de magia adequada para o portador. Varinhas de Choupo-branco se adaptam ao estilo do portador sem problemas, fazendo feitiços bem finos e bonitos. Mas existem outras madeiras mais adequadas, por exemplo, para feitiços não-verbais como é o caso da madeira de Amieiro. Algumas madeiras falam sobre personalidade, varinhas de Teixo geralmente vão para pessoas que gostam de proteger, e são boas para maldições. *risos irônicos* O núcleo pode-se dizer que é o coração, um elemento mágico que distribui a magia pela madeira, assim como um coração bombeia o sangue. Os mais famosos núcleos são fibra de coração de dragão, pelo de cauda de unicórnio, e pena de fênix. Muitos querem esses, mas devo lembrar que ter uma varinha com esses núcleos não faz delas invencíveis, portadores bons fazem feitiços bons. Entende? Gosto da combinação de explosivin com carvalho, é uma varinha para uma pessoa muito impulsiva e com ótimos reflexos para duelo, certamente leva vantagem nesses casos.

Flexibilidade, essa é a parte que eu mais gosto, porque varinhas podem ser flexíveis, maleáveis, ou inflexíveis e rígidas. Está diretamente ligada a versatilidade do bruxo, sabe? Mudar de pensamento ou decisão, saber sobre sua conduta mesmo. E o tamanho, bom, esse aqui está ligado sim com o altura do bruxo, mas não é apenas isso, pois diz sobre caráter. Em média uma varinha tem entre 22,5 cm a 38 cm, no entanto, quando há pontos negativos de caráter pode ser que sua varinha seja curta mesmo você tendo 1,90 cm de altura. Mas não vão pensando que se sua varinha é curta você vá ir para o lado das trevas, você pode ser apenas baixo! *Risos*

Uau, que incrível saber disso tudo! Eu trouxe uma varinha de uma voluntária porque eu soube que você faz leituras de personalidade apenas usando a varinha do bruxo, sem o conhecer. Fiquei curiosa com isso, será que isso é exato? Seria como um horoscopo bruxo através da varinha?
R: Ah isso... *Riso nervoso* Começou com uma brincadeira com algumas crianças, e elas espalharam isso. Basicamente eu faço um tópico com as principais características da varinha, e vou descrevendo a provável personalidade do bruxo, não é uma ciência exata, existem muitas peculiaridades com isso.

Entreguei a varinha para ele, que a segurou e a analisou por um tempo antes de começar a descrever a personalidade, que pertence a uma estagiária do Ministério da Magia, Muriel Fallen Wichbest, aluna do sexto ano pela casa Lufa-Lufa em Hogwarts. Logan, que não sabe quem ela é, fez uma leitura de personalidade apenas com a varinha da menina em mãos. Lasca de Casca de Centauro, Aveleira, 26cm, Maleável:

Posso dizer que é uma pessoa de baixa estatura, 1,55-1,65 de altura. Ah, uma Aveleira, uma varinha sensível que se comporta de acordo com o temperamento do bruxo, ela consegue absorver uma carga emocional do bruxo e pode descarregar de uma hora para outra, funcionar sozinha. O que tenho a dizer para o dono é: Cuidado com suas emoções negativas. Mas pelo seu núcleo, o portador deve ser uma pessoa amável ou bondosa, porque reflete alguém que dificilmente vai para o lado das trevas. O portador é alguém de companhia agradável, sua flexibilidade é maleável, uma pessoa que tem capacidade de se adaptar as diferentes situações. Não deve se irritar com facilidade por entender mais as pessoas e suas diferenças, embora sinta que a varinha já tenha passado por alguma decepção, consegue sentir? Aqui tem uma coisa bem interessante, núcleo e madeira são muito fieis ao seu dono, creio que essa varinha não possa ser utilizada por outro portador e quando o dono morrer, a varinha vai ‘morrer’, não vai funcionar novamente nem se trocar o seu núcleo, o que quer dizer que o dono dessa varinha é alguém bem fiel e confiável. Ao mesmo tempo que o dono pode ter problemas de confiar nas pessoas, por alguma decepção ou medo, mas isso não é muito forte ou que dite sua vida. Concluindo, o dono é alguém de baixa estatura, alguém amável, agradável, que tem um coração que nutre o bem sem julgar a quem! Posso dizer que uma de suas principais características seja a lealdade, para balancear isso, pode ser desconfiado no começo.

Depois dessa entrevista entramos em contato com Muriel para sabermos se realmente funciona a leitura de varinhas. Mostramos o resultado à menina. Aparentemente nervosa e tímida, ela declarou poucas palavras. Muriel disse: "Perdono, mas como alguém consegue ver o tamanho de alguém pela análise de uma varinha? Estou em fase de crescimento! Morei no orfanato por um bom tempo antes de ser adotada finalmente, passei por alguns momentos bem complicados que preferirei non dire a molte persone, então é engraçado que essa análise seja tão... Sincera sobre mim. Quer dizer, eu não falo muito com as pessoas e só estou dando esse depoimento porque Leon me convenceu, mas não posso dizer sobre ser uma companhia agradável, eu não teria como saber. Mas é aquilo, sono lufana, então acho que essa análise não errou." O que acharam? Querem saber mais sobre isso? Podem ir direto na fonte no Beco Diagonal, James aguarda a todos ansioso no Varinhas Olivaras.