Uma Visão Caseira das Visitas a Hogsmeade
Redator: Graham Faust McAlister
O pacato vilarejo de Hosmeade é conhecido por toda a Grã-Bretanha por ser o único povoado exclusivamente bruxo de toda a região. Sendo um pequeno vilarejo do interior da Irlanda, grande parte de seus moradores é dono ou trabalha em algum dos vários estabelecimentos da região, que é talvez o maior atrativo do local. Ao visitar o povoado é fácil deparar-se com restaurantes, bares, lojas de doces e miudezas e até lugares para tomar um bom chá com um par romântico. É também em Hogsmeade a primeira e única parada dos jovens estudantes de Hogwarts antes de finalmente chegarem na escola onde passaram o resto do ano letivo.
A Estação de Hogsmeade é a única parte da cidade que a maioria dos alunos conhece se não moram ou visitam o vilarejo em seu período de férias durante os seus dois primeiros anos, mas a partir do terceiro ano isso muda, pois visitas à cidade organizadas pela escola são permitidas a partir do terceiro ano, desde que os alunos tenham autorização para tal. Através dessas visitas, os alunos e professores podem ter um contato maior com o comércio local durante algumas horas de finais de semana programados. Essas tardes ajudam o comércio local a ter mais ganhos durante a baixa temporada e são recheadas de alegria e diversão aos adolescentes que participam da atividade.
Se para o comércio essas visitas são incentivadas e bem vistas, essa deve ser uma questão bastante lucrativa, afinal essa tradição tem se perpetuado através dos anos e grande parte dos alunos de Hogwarts anseiam pelos fins de semana que podem visitar o vilarejo e quebrar suas rotinas. E, mesmo sabendo que vez ou outra algum dos jovens pode acabar perturbando a paz, a maior parte dos moradores de Hogsmeade parecem ver as visitas com bons olhos.
"Hogsmeade é um lugar aconchegante e calmo na maior parte do tempo, mas isso certamente muda nos finais de semana em que as visitas de estudantes são permitidas. Particularmente eu acho importante para as crianças terem a oportunidade de realizar esse tipo de contato externo e não me incomodo com o aumento no barulho ou nas ruas cheias de gente, mas sei que há aqueles que não se sentem muito contentes com isso", conta Jasper, um dos moradores da vila. Jasper trabalha como pediatra no Hospital St. Mungus e possui duas filhas que atendem a Hogwarts, e diz que é uma boa oportunidade para vê-las antes do período de recesso escolar. "Acho que apesar do crescimento repentino no movimento, isso é bom para os jovens e automaticamente também é bom para o comércio e o próprio vilarejo. Um pouco de barulho em alguns finais de semana não vai matar ninguém, tenho certeza!"
Jasper deixa claro que nem todas as pessoas compartilham de sua opinião, mas dentre várias pessoas entrevistadas, essas foram a minoria. Hogsmeade é, afinal, um vilarejo bom para bruxas e bruxos morarem e constituírem família, então é comum que muitos moradores tenham filhos que atendem ou atenderão a Hogwarts. Jasper é um caso. Outro bom exemplo é Elle, que, diferente de Jasper, trabalha no vilarejo, sendo uma vendedora na filial da Gemialidades Weasley da cidade.
"Com certeza Hogsmeade é o lugar mais tranquilo que já vi, até porque a maioria dos moradores já passaram dos oitenta anos e só querem um lugar calmo pra viver. Os dias mais agitados com certeza são os dias de visita dos alunos de Hogwarts, a rotina muda completamente, a rua fica quase intransitável, as lojas se enchem de alunos com bons galeões nos bolsos e isso é muito bom, tanto para o comércio quanto para dar uma animada no vilarejo", conta ela, algo que foi confirmado por alguns dos moradores mais idosos, como a simpática Sra. Noble, uma senhora que reside em Hogsmeade com seu filho, o Professor Noble de Hogwarts. A senhora diz que é uma alegria ver e conversar com as crianças que dedicam parte do seu tempo aos mais velhos.
Elle claramente se beneficia financeiramente da situação também, como explica brevemente: "Eu particularmente amo esses passeios apesar de significarem mais trabalho para mim, pois também é o dia em que vejo alguns amigos dos tempos de escola, e é claro, meu irmão mais novo. Nossa relação é muito boa, ele faz questão de me ver durante todas as visitas mesmo que eu esteja sem tempo pra dar atenção a ele, e até passa em casa se é meu dia de folga."
No geral, as visitas monitoradas a Hogsmeade parece ser um atrativo não só para os alunos, mas também para os moradores de lá, uma vez que é uma quebra de rotina para os cidadãos também. Mesmo que a cidadezinha fique lotada com os jovens, é sempre bom ser surpreendido por uma horda de adolescentes vivazes. Hogwarts costuma divulgar sempre as datas de suas visitas monitoradas, portanto, caso seja de interesse ver como é um dia desses, basta entrar em contato com a escola e ter a certeza que terá o fim de semana livre para uma pequena aventura em um pacato vilarejo bastante elétrico.