Redator: Diana Lind Snow Para os estudantes de Hogwarts, o quinto ano passa a ser um dos mais importantes na sua vida acadêmica e p...

Estágio: Desafios e Conquistas


Redator: Diana Lind Snow

Para os estudantes de Hogwarts, o quinto ano passa a ser um dos mais importantes na sua vida acadêmica e profissional por dois fatores: O primeiro deles diz respeito as N.O.M.s, os pontos dessa prova em questão, garantem a escolha da grade curricular que o estudante cursará noutro ano, de acordo com a carreira que ele almeja seguir. O segundo ponto refere-se ao acesso à alguns campos de estágio que um aluno do quinto ano pode conseguir. 

O estágio é importante para o desenvolvimento da carreira profissional, ele possibilita conhecimento, competência e uma relação entre a teoria e a prática, visa um aprendizado social, aprendem uma maneira mais utilitária sobre o seu campo de atuação, além de ser a primeira porta para a entrada de um emprego. Para o aluno, é onde ele pode ver as possibilidades que a carreira pode lhe oferecer, ter certeza que deseja seguir essa área. 

Os questionamentos que trazemos aqui seria justamente pelos dois pontos importantes supracitados, como um aluno do quinto ano lida com a entrada em um campo de estágio juntamente com a responsabilidade das N.O.M.s e outras atividades extracurriculares. Além disso, temos os estagiários do sétimo ano que fazem os N.I.E.M.s. Como esses estudantes lidam com ambas as responsabilidades? 

Para conhecer um pouco mais sobre a realidade deles, conversamos com Máx Hool Czarevich, estudante do quinto ano, 15 anos e estagiária do St. Mungus, um dos campos de estágio mais disputados pelos alunos; e com Chris L. Tiger, estudante do sexto ano, 17 anos e estagiário da Força Tarefa dos Aurores, outro campo disputado entre os alunos, em especial porque só abre para alunos do sexto ano em diante. 

Bom dia! Quando e quais os motivos que os levaram a se inscrever para o estágio em seus campos?
Chris: Bom, eu tinha uma certa curiosidade em seguir carreira como auror assim que me formasse, meu tio, já trabalhou como especialista na área de rastreio de Utensílios e Artefatos ilegais, gostava das histórias que ele contava quando chegava em casa, apesar da família não ser muita adepta a se colocar na linha de frente. Como as vagas estavam ocupadas no momento em que entrei no sexto ano, tinha até desistido da ideia. Porém, com a abertura de uma vaga no meio do ano letivo me motivou a estudar para o processo e tentar entrar para a força tarefa.

Máx: Durante toda minha vida fui acostumada ao ambiente do St. Mungus uma vez que meus pais foram medibruxos por muitos anos e com quinze anos sem ter feito muita coisa da vida resolvi que gostar de feitiços e poções poderia ter algum fim útil. Além disso, eu adoro ajudar as pessoas, e estagiar no St. Mungus permita que eu faça isso nos momentos em que elas mais precisam. 

Antes de entrarem, possivelmente tinham uma expectativa de como seria, não é verdade? Depois do primeiro mês, houve algo que não supriu a expectativa de vocês?
Chris: Na verdade, conseguia ter uma certa noção do que poderia fazer sendo estagiário dos aurores, então a minha expectativa foi alta, esperando missões com as mais altas adrenalinas. Mas não é bem assim, o estagiário também fica responsável pela ajuda na parte burocrática nos escritórios no segundo andar do Ministério da Magia, ou seja, nem tudo é sempre agitado e cheio de emoção e combates. Então, após um tempo eu me acostumei a lidar com a parte burocrática e, claro, não perco a oportunidade de sair para o campo mesmo. 

Máx: Na verdade sim, eu imaginei que seria mais ou menos como naquele série trouxa lá, Grey’s Anatomy não é?! Casos complicados pra lá, suturas pra cá, alguém com a perna caindo desse lado, gente vomitando do outro, essas coisas. Mas foi totalmente diferente já que o estágio está mais ligado a parte administrativa e a arte de buscar cafés.

Como foi para vocês conciliarem as atividades do estágio com as atividades de Hogwarts, agora que o momento livre de vocês foi preenchido com idas até o Ministério/Mungus?
Chris: Olha, acho que é algo que ainda estamos tentando descobrir! É um pouco complicado levar a vida escolar e estagiar ao mesmo tempo, mas precisamos arranjar tempo para nos dedicar aos estudos, afinal para manter o estágio temos que ter notas boas, por isso as madrugadas estão aí!

Máx: *Risos* Eu sinceramente nunca consigo conciliar as duas. Mas tento na medida do possível não deixar que o estágio me atrapalhe em Hogwarts, já que eu preciso de boas notas para continuar com ele. Tento sempre dosar minhas horas gastas fazendo besteiras e comendo com as horas que passo estudando.

De que maneira o estágio ajudou [ou não] vocês com as disciplinas?
Chris: Como temos que manter o nosso desempenho escolar bom, então o estágio tem me ajudado a manter um certo ritmo de estudo, a me manter mais concentrado. Sem falar que os treinos que tenho tido nas salas de Treinamento me fazem colocar tudo que aprendo em sala de aula em prática e faço aperfeiçoamento.

Máx: Me ajudou muito com a matéria de curandeirismo e poções, já que no Hospital tenho a oportunidade de observar os medibruxos experientes realizarem coisas que posteriormente me são ensinadas em sala de aula. Sem contar que ao ler as matérias dos livros, porque estou estudando pros NIEM’s né, eu já consigo visualizar a prática ao ler a teoria. 

Se tivesse que ser feita uma melhoria para os estagiários, qual a sugestão de vocês?
Chris: Não tenho nenhuma crítica ou sugestão no momento, não me vem nada a cabeça, entendo que os estagiários devam estar tanto na parte prática da profissão, quanto na burocrática para conhecermos as mais diversas funções em que a podemos desempenhar no futuro.

Máx: Definitivamente seria poder dizer não quando me pedirem pra buscar café. Hehehe

Agradeço pelo tempo cedido para essa entrevista, espero que os alunos possam continuar nessa árdua vida de estágios que parece só ter o que contribuir para bons alunos e bons profissionais.