Por: Anira Prunella Stackhouse Quem foi a Madame Modéstia Rabnott? Você já se perguntou? Já ouviu falar? Se nunca se perguntou, per...

Peguem o Pomorim!


Por: Anira Prunella Stackhouse

Quem foi a Madame Modéstia Rabnott? Você já se perguntou? Já ouviu falar? Se nunca se perguntou, pergunte-se agora e acompanhe a resposta. Nascida em Kent, um Condado situado no sudeste da Inglaterra, próximo de Londres, com capital em Maidstone, Modéstia era uma bruxa fantástica que participou do jogo de Quadribol em 1269, quando o chefe do Conselho de Bruxos, Barbero Bragge, lançou um Pomorim Dourado em campo, que é uma espécie de pássaro extremamente rara, todo redondo, com um bico longo e fino, olhos vermelhos e brilhantes como pedras preciosas. Abismada com a forma de tratamento com o pássaro, Modéstia Rabnott não custou em protestar ao chefe que a ridicularizou. Não satisfeita com a situação, a jogadora convocou o pássaro dourado com um feitiço e correu para libertá-lo. Conseguiu salvar um pomorim, enquanto os outros, infelizmente eram usados. Modéstia fora pega e multada, o que lhe acarretou uma seria falência a obrigando a morar com sua irmã. Mais tarde, um Santuário fora erguido com o nome de Santuário do Pomorim de Modéstia Rabnott, em sua homenagem, pela Madame Elfrida Clagg (1612 - 1687) Presidente do Conselho de Bruxos de Warlock durante o século XIX, mulher sensata que viu a necessidade de pôr um fim nessa exploração que causava a extinção das belíssimas aves douradas.

O estabelecimento é estruturado por uma recepção magnifica, uma alta torre de observação, uma floresta encantada e especialmente, o museu do pomorim, tendo como principal funcionaria a Magizoologista Gaia Avci Salvatore, 23 anos, que doou seu tempo para construirmos essa matéria e entrevista. Para poder lhe conhecer melhor, perguntei-lhe por qual motivo escolheu trabalhar como Magizoologista e no Santuário. “Primeiramente gostaria de dizer que fico lisonjeada com o fato do Profeta Diário fazer uma matéria sobre o Santuário! Bom, desde pequena sempre tive muito apreço pelas criaturas. Independentemente de serem mágicas ou simplesmente animais não mágicos, ainda sim, sempre gostei de estudar e estar próxima deles. Assim, após concluir meu mestrado em magizoologia onde eu apresentava a tese a respeito de animais e criaturas em risco de extinção e me especializava nelas, fiquei sabendo de uma vaga em aberto no Santuário do Pomorim em Queerditch e, como minha intenção é preservar aqueles que já estão em risco na sociedade, resolvi me candidatar a vaga!” - Gaia Avci Salvatore.

Hoje, existem vários cursos e especializações para o bem-estar de toda a sociedade bruxa, o que vem se ampliando para os jovens recém-formados e para entendermos a questionei o que é ser um especialista em pomorim. “Essa é apenas mais uma vertente da própria magizoologia. Sou magizoologista, mas fiz especialização em criaturas mágicas em risco de extinção. Assim sendo, um especialista em pomorim trata-se de um magizoologista especializado nesse tipo de criatura, conhecendo mais do que o básico sobre ela. Conhece a respeito de um Pomorim desde o momento em que um ovo é botado até o momento em que a criatura vem a falecer, sabe sobre seus hábitos, seu modo de vida, o que come, como se comporta na natureza, etc.” E qual a importância dele para o santuário? “Com um magizoologista especialista cuidando do santuário, ele pode vistoriar a situação geral dos pomorins e, caso alguma coisa aconteça com algum deles, já toma todas as medidas necessárias para resolver a questão e muitas vezes impede que essas situações se tornem mais graves.” - Gaia Avci Salvatore. 

Mas, afinal, para que um estabelecimento para falar dessa criatura mágica? Essa é a pergunta de quem nunca leu sobre ou nunca quis visitar e pensando nestes, não custei em indagar a relevância desse museu para todos nós. “A importância do santuário é justamente a preservação dos pomorins, uma vez que eles foram quase extintos na mesma época em que eram usados em jogos de quadribol no lugar das bolas conhecidas como pomos de ouro que, aliás, só existem graças a proibição do uso de pomorins dourados. Quanto a sociedade... Pode-se dizer que nunca houveram problemas e reclamações sobre a existência do santuário, na verdade é justamente o contrário, existem muitos apoiadores da causa!” E qual seu objetivo? “O principal objetivo do santuário é justamente manter a preservação da espécie, além de quê, com a criação do santuário, ovos de pomorins foram botados e agora novos pomorinzinhos estão vindo ao mundo. É uma gracinha vê-los saindo dos ovos!” Eu fiquei admirada com toda a estrutura e historia que lhe sustenta e para vocês que desejam conhecer... não vai matar. “Conhecer uma das criaturinhas que fizeram parte também de um esporte bruxo que é conhecido mundialmente é interessante. Eles ficam dentro de uma floresta protegida onde estão sempre voando em alta velocidade. Os amantes da natureza e das criaturas mágicas vão se encantar se vire visitar! E mais importante, se tocarem nos pomorins, resolverem capturá-los ou tirá-los do meu santuário, vão se ver comigo. Estou sempre de olho. [risos] É sério.” Afirma Gaia, com muita empolgação e amor ao seu trabalho.