Por: Irwin Von Ziegler Toda instituição passa por certos entraves, desde do setor administrativo, financeiro e de recursos humanos....

Instabilidade do Corpo Docente de Hogwarts


Por: Irwin Von Ziegler

Toda instituição passa por certos entraves, desde do setor administrativo, financeiro e de recursos humanos. Em Hogwarts essa não é uma realidade diferente. Os alunos e pais puderam notar a inconstância do corpo docente desde suas primeiras aulas, e isso gera preocupações para a qualidade do ensino, assim como gerou perguntas quanto as razões para docentes pedirem demissão ainda nas primeiras semanas, e outros docentes que tomaram a mesma atitude depois do recesso escolar. Isso seria ainda uma sombra negra pairando sobre uma das maiores instituições de ensino? Os docentes ficaram receosos de voltar para Hogwarts depois do acidente do ano passado? Ou seria o atual cenário do mundo mágico que ainda não conseguiu se estabilizar depois da morte do ministro? 

A escola já foi palco de inúmeros acontecimentos estranhos durante décadas, seria esse mais um início de uma desventura? Como a administração escolar tem suprido essa carência? Não há docentes disponíveis no mercado de trabalho? Para esclarecer tais questionamentos, conversamos com a Vice Diretora Lucy, que nos respondeu algumas perguntas. 

Bom dia Vice-diretora Lucy, Hogwarts teve seus primeiros desfalques no corpo docente ainda em suas primeiras semanas, esse é um fato comum, ou foi especialmente esse ano?

Lucy Sinskye: Bom dia senhor Ziegler! Nós realmente começamos as aulas este ano com alguns desfalques, isso costuma acontecer em alguns anos, não em todos, é claro. Porém, acredito que o maior motivo para que isso tenha acontecido este ano, sejam os acontecimentos do ano passado, que podem sim ter assustado alguns docentes e feito com que alguns de nossos especialistas procurados para assumir o posto destes, acabassem igualmente se afastando. Porém tanto eu, quanto o Diretor Grunnion, garantimos que a segurança da escola foi restaurada e todos que aqui se encontram estão protegidos.

Sabemos que fora os professores titulares, o corpo docente de Hogwarts contava com mais dois docentes para auxiliar nas atividades e substituir essas eventuais faltas. No entanto, esse ano houve um período em que essas vagas estiveram vagas. Sem os docentes titulares e professores de apoio, como a direção contornou a falta de docentes para as disciplinas nos primeiros meses?

Lucy Sinskye: Primeiramente, deixe corrigir algo que você falou, nós iniciamos o ano com a presença de ao menos uma professora substituta, a Senhorita Mond Virtanen, que nos foi de grande ajuda tanto este ano, quanto no ano passado, vindo na metade deste ano a atuar como Professora de Transfiguração. Além dela, temos o fato de que nossos docentes são sempre prestativos e auxiliam a escola quando necessário. Então nossos alunos de forma alguma tiveram um ensino falho ou ficaram sem aulas de alguma matéria devido a falta de docentes, pois outros docentes, igualmente qualificados para as vagas sobressalentes, se dispuseram em auxiliar a direção da escola. 

Essa situação pode ser prejudicial para as notas do final do ano, N.O.M.s e N.I.E.M.s?

Lucy Sinskye: Acredito que de forma alguma essa situação prejudicará nossos alunos nos N.O.M.’s e N.I.E.M.’s que prestarão este ano. Afinal, como falei, nenhum aluno ficou sem aula ou teve aulas com um docente que não estava qualificado para lhes ensinar aquela matéria. Então a qualidade de ensino de Hogwarts foi mantida com muito cuidado e dedicação de nossa parte.

No ano anterior a escola já tinha perdido alguns docentes por conta dos desaparecimentos, nesse ano, depois do recesso, houve mais pedidos de demissões. Ficando evidente uma certa evasão dos docentes, a administração da escola notou algum padrão para as demissões? Ou tais pedidos de demissão são por motivos diferenciados?

Lucy Sinskye: Nem todos os docentes que fizeram parte desta evasão, saíram da escola por vontade própria, infelizmente alguns apenas foram convidados a deixar nosso corpo docente, por não estarem conseguindo cumprir com suas funções. Porém exceto no caso destes, os que pediram demissão tomaram tal atitude por motivos variados, não existindo um padrão para que isso ocorresse. Um exemplo que posso citar é nosso ex-professor de Trato de Criaturas Mágicas, Hades Van Devereaux, que deixou seu cargo para se dedicar aos Cuidados e Proteção às Criaturas Mágicas, junto a Sociedade Internacional de Cuidados e Proteção a Vida Mágica.

Agradeço seu tempo para tais esclarecimentos. Para finalizarmos essa matéria, poderia falar algo diretamente para os pais dos alunos?

Lucy Sinskye: Eu que agradeço essa oportunidade de esclarecermos os ocorridos e tranquilizarmos os pais e alunos, afinal nem sempre isso pode ser feito de maneira tão clara. No que, desde que entrei para a equipe de direção da escola, meu principal objetivo, ao lado do Diretor Grunnion, tem sido de certificar de que os alunos recebam um ensino à altura de Hogwarts, para que o erro cometido por antigos coordenadores e vice-diretores não venha a se repetir. E junto com os aurores, buscamos fazer o possível e o impossível para restaurar a segurança em Hogwarts. Com isso, nossos alunos e seus pais de forma alguma precisam se preocupar, pois Hogwarts jamais deixará de ser um lar seguro para suas crianças, que sempre receberão um ensino de qualidade, independente das dificuldades pelas quais passemos!