Por: Éire Evanne McCready Todos os bruxos, em algum momento da vida, acabaram utilizando algum meio de transporte, sejam eles as va...

Os Meios de Transporte Bruxos


Por: Éire Evanne McCready

Todos os bruxos, em algum momento da vida, acabaram utilizando algum meio de transporte, sejam eles as vassouras, aparatação, pó-de-flú, trens, carruagens, barcos, nôitibus andante, etc. Mas para que todos funcionem bem e com segurança, é importante que existam responsáveis para deixar que tudo permaneça em ordem e, dessa forma, a sociedade bruxa tenha como utilizá-los da melhor forma. Assim sendo, nós do Profeta Diário entramos em contato com o chefe do Departamento de Transportes do Ministério da Magia, Franklin Hwang Wichbest, para que ele consiga explicar um pouco melhor a respeito do funcionamento do departamento e dos transportes. Ao final da entrevista, conversamos um pouco também sobre interessados a conquistarem um emprego na área dos transportes, mas antes é muito importante entender um pouco como eles funcionam. Leia a entrevista na íntegra:

Primeiro, gostaria de agradecer por aceitar ser entrevistado pelo Profeta, Franklin, estamos muito felizes com isso! Para iniciarmos, poderia explicar melhor aos leitores o que você, como chefe do departamento de transportes, faz exatamente, e como o departamento atua em cima dos transportes bruxos?

Franklin Wichbest: Eu quem agradeço. Fico contente em saber sobre o interesse no departamento, é verdadeiramente gratificante poder estar aqui. Bem, eu, como chefe do departamento, basicamente tenho a função de coordenar tudo o que diz a respeito das funções em si. Sabe, delegar cada cargo que existe ali dentro, bem como cuidar de alguns assuntos sigilosos. O básico. Somos responsáveis por absolutamente todo e qualquer transporte bruxo dentro do nosso mundo, por isso, durante a época do período escolar, por exemplo, quando ele se inicia, o cuidado é dobrado. Além do Nôitibus, o expresso de Hogwarts é nossa principal preocupação, levar cada aluno para o instituto em plena segurança. A aparatação também está ali dentro, por mais que o cargo seja exercido dentro da escola, ainda assim é uma parte de extrema importância. Cada lareira dentro do átrio do ministério é devidamente cuidada, afinal, ultimamente estamos tentando reprimir os acidentes causados por pós clandestinos, não autorizados. Pode parecer pouca coisa, mas o departamento cuida de uma grande parte da magia, assim como todos os outros. É preciso cautela.

O que pode nos dizer a respeito da situação atual dos meios de transportes bruxos? Depois daquela confusão envolvendo Pó de Flú, ainda existem falhas a serem corrigidas pelo departamento?

Franklin Wichbest: Posso dizer que, depois da confusão, tudo se tornou estável. Embora sempre possam existir falhas dentro de qualquer setor, a ideia é diminuir a quantidade. Sabemos o quão pode ser desastroso quando alguém e ferido e nós somos os responsáveis pela situação, o prejuízo sempre vem por cima, e isso é inaceitável. Uma pequena falha em algum transporte é até plausível, mas quando em uma quantidade maior, o perigo sempre aumenta. Independente da situação, ele está ali.

O responsável pelos transportes em solo britânico deve garantir o bom funcionamento de todos os transportes, com exceção das Redes de Flú, certo? O que mais poderia dizer com respeito a este cargo em específico?

Franklin Wichbest: Exato. Ele cuida de quase tudo, com exceção das Redes de Flu. O cargo é verdadeiramente ótimo, eu mesmo trabalhei durante muito tempo nele, e posso dizer que foi uma experiência e tanto. Provavelmente o que mais me fez conhecer realmente o departamento, ele exige dedicação. Como seu nome já diz, a vaga cobre tudo sobre os transportes, incluindo motos e carros voadores, vassouras, o próprio itinerário do Nôitibus, inclusive as Chaves de Portal e a criação delas. Foram registrados inúmeros problemas com essa questão anteriormente por conta de sabotagens, mas agora, já está tudo sob controle. Nenhum perigo em utilizar uma. Enfim, é um cargo muito interessante, e eu garanto que, quem queira tirar suas próprias conclusões, poderá confirmar o que digo. Embora seja trabalhoso, creio que qualquer vaga exija esse cuidado mais minucioso. 

Você gostaria que houvesse mais interesse por meio dos bruxos em cima dos transportes? O que seria necessário para alguém se candidatar a vaga para ser motorista do Nôitibus Andante, por exemplo?

Franklin Wichbest: Sim, seria ótimo poder contar com uma equipe completa, nunca é demais. Eu entendo que o interesse em outros meios seja visível, mas seria bom permitir uma nova chance. Em relação ao que seria necessário para se candidatar a vaga dita, creio que ao menos um mínimo de experiência, coragem, responsabilidade. O Nôitibus carrega suas características peculiares, não seria bom alguém com medo de cometer algumas loucuras durante cada trajeto, sabe? [risos].

Senhor Wichbest, agradecemos sua presença no Profeta e saiba que o jornal está de portas abertas! Gostaria de deixar algum recado referente aos transportes para os leitores?

Franklin Wichbest: Muito obrigado pela entrevista, e a todos os redatores do Profeta Diário. Apenas o que digo é, alunos, por favor, não destruam as cabines do Expresso. O Departamento de Transportes agradece! Sim, isso de fato acontece com bastante frequência, é complicado... [risos].