Por: Graham Faust McAlister
Após vários meses sem aceitar novos ingressantes para seu seleto grupo de estudantes, a Sociedade Estudantil finalmente abriu novas vagas depois de uma reformulação em seu sistema de ensino. Em consequência disso, algumas questões foram levantadas pela comunidade bruxa no geral, como os possíveis motivos para essas mudanças e também uma nova estruturação da hierarquia diretiva da SE (Sociedade Estudantil).
É um fato que já faz algum tempo que esse grupo de especialização tem formado várias jovens mentes em busca de conhecimento e que, até então, os ex-membros e também possíveis formandos se demonstram satisfeitos com o sistema que vigorou desde sua inauguração até o mês passado, como mostram alguns depoimentos colhidos.
"É interessante estudar todos os lados da moeda e isso acrescenta e muito na hora de realizar um exame e dar um diagnóstico por mais indireto que seja", cita Damon Salvatore, aluno da atual Especialização em Saúde Mágica. Já Faye Miller, recém-formada pela Especialização em Estudos Naturais, disse que "[...] acho que tenho bagagem o suficiente mesmo". E Leah Frostt também declarou oficialmente que "[...] estou satisfeita. O que procurei, consegui receber de maneira bastante fácil, até", formada há algum tempo na Especialização em História da Magia, ocupando atualmente uma cadeira entre os docentes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Através desses depoimentos, podemos perceber que a SE já tinha a aprovação de seus estudantes, que compartilharam suas opiniões também sobre os métodos utilizados para que eles exercessem os conhecimentos que adquiriam. Sobre isso, Leah diz: "[...] não se trata apenas de um conhecimento maior sobre a área [História da Magia], mas sim, uma maior variedade de ganchos que os atos históricos refletem em como a nossa sociedade bruxa vive atualmente", ao que Faye também tem uma opinião positiva sobre os métodos: "As situações são muito diferentes e às vezes até mesmo o ministério requisita os alunos, então se alguma pessoa está procurando realmente aprender coisas práticas, vá para a Sociedade Estudantil que lá você descola até algumas aventuras". Damon, que já trabalhava no Hospital St. Munugus para Doenças e Acidentes Mágicos como Curandeiro Obstetra, ressaltou que os estudos da SE agregam valores mesmo àqueles que já possuíam empregos estáveis: "O que aprendo de novo com toda certeza impactará os próximos atendimentos de minhas próximas pacientes e lhes trará uma melhor qualidade de vida, então devo resumir que a especialização está sendo muito boa".
Torna-se claro assim que os métodos antigos traziam sim resultados e principalmente a satisfação de seus alunos, além de também ser uma das instituições mais buscadas entre os jovens bruxos que já completaram seu estudo básico de magia, tornando uma reformulação do sistema uma decisão que pode ser arriscada. Faye, que após se formar conseguiu imediatamente um cargo de Pociologista na Sociedade Internacional de Cuidados e Proteção à Vida Mágica (S.I.C.P.V.M.), não escondeu sua chateação com as mudanças propostas "[...] acredito ser uma involução, [...] até mesmo Hogwarts já dá as matérias separadamente, um curso de aprofundamento as mistura? Não tem muita lógica se você parar pra pensar". E realmente é uma decisão arriscada da organização da SE, que também parece estar em mudanças. Dessa forma, ao tentarmos uma entrevista com os membros de seu conselho, não obtivemos resposta.
O que sabemos com certeza é que a SE é uma organização competente e que traz benefícios a seus estudantes. Portanto, não é de se surpreender que a procura por uma vaga na instituição é muito desejada pelos membros de nossa comunidade.
Conforme o último edital divulgado até a data de publicação dessa matéria, novas vagas estão abertas para que jovens bruxos possam se inscrever nas limitadas vagas dos cursos de especialização que a Sociedade Estudantil oferece, que podem ser conferidos em mais detalhes em seus editais.
Futuramente é de interesse do Profeta Diário conversar com os membros do conselho da Sociedade para mais informações sobre os novos métodos da instituição.