Por: Graham Faust McAlister É impossível negar que a globalização é uma questão que afeta tanto o mundo trouxa quanto o mundo bruxo...

A Visionária Helga Hufflepuff: A Globalização no Mundo Bruxo


Por: Graham Faust McAlister

É impossível negar que a globalização é uma questão que afeta tanto o mundo trouxa quanto o mundo bruxo. Existem benefícios e malefícios nisso, mas de uma forma geral essa miscigenação de culturas tem se mostrado uma das mais importantes transformações em nossa sociedade. Graças a essa aproximação, governos têm se comunicado com mais facilidade, experiências em países estrangeiros se tornaram mais comuns e isso tem ajudado em questões como a educação, saúde e conhecimentos gerais sobre a magia.

Hoje, não só em Hogwarts ou no Reino Unido, mas no mundo inteiro, as pessoas estão mais próximas. Obviamente ainda temos muitos indivíduos mais conservadores, porém, o questionamento que Helga Hufflepuff, a fundadora da casa Lufa-Lufa em Hogwarts, pregava, ainda se aplica aos dias de hoje: A união de todos não nos torna mais fortes? Os benefícios dessa "miscigenação", por assim dizer, são bem visíveis e, para o bem do mundo bruxo, esperamos que mais frutos possam ser colhidos dessa novidade prevista pela fundadora há mais de um milênio.

Não só em larga escala, a aproximação também se tornou visível nos últimos anos com grande parte dos jovens bruxos participando de programas de intercâmbio e até mesmo estudando integralmente em escolas fora de suas regiões natais, como é o caso de Luhan Sparrow, um jovem recém-formado que nos cedeu uma entrevista para essa matéria, dividindo sua opinião conosco.

"Sempre frequentei Hogwarts, durante os sete anos. Já tive uma oportunidade para estudar em Mahoutokoro, [...] sou sul-coreano. [...] As histórias me convenceram a escolher especificamente Hogwarts [...] Todos os familiares na mesma instituição. [...] Foi a melhor escolha que já fiz."

Aqui, o jovem de dezoito anos comenta sobre como sua experiência foi boa. Não só isso, o rapaz também foi estagiário para o Ministério da Magia Britânico, sendo um dos alunos de maior prestígio da instituição nos dias atuais, mesmo que no início tivesse certa dificuldade em se integrar.

"Era tudo muito diferente e novo, no começo não me encaixei bem no ambiente. [...] Fui acolhido pela família Stackhouse, minha segunda família."

Mesmo vindo de um lugar distante, durante o período de intercâmbio, uma atividade relativamente recente no mundo da magia, o rapaz conseguiu se encontrar com uma família que o acolheu como seu. Como era de se esperar, nem todos os membros da família pertenciam à mesma casa, e Luhan comentou abertamente sobre a dinâmica entre sua família adotiva e ele.

"Nos dávamos bem, normalmente. Por mais que meus irmãos não estivessem comigo no mesmo local [...] No final, acabamos nos acostumando com tamanha diferença. [...] Ultimamente tenho notado que em si, nem todos os integrantes das casas tem características semelhantes a ela. [...] Um pouco da dinâmica passada ainda está muito presente atualmente, isso mantém a tradição memorável."

Além de estudar em Hogwarts, Luhan também teve a oportunidade de estagiar no Ministério da Magia Britânico, uma prática que ele revela ter sido bastante divertida e que nos permite ver que mesmo o Ministério sendo um órgão governamental bruxo exclusivamente inglês, a gestão do local permite que qualquer pessoa qualificada assuma alguma posição, independentemente de seu local de nascimento. Ele respondeu também sobre essa ação ser encorajada.

"Eu não pensei sobre essa parte de conseguir isso sendo um estrangeiro, na verdade foi a última coisa que meu chefe notou (risos). É tudo bastante organizado, conheci pessoas incríveis, sem dúvida a dinâmica interna é muito boa. Posso dizer que sinto falta. Em minha visão, isso pode ser levado como um exemplo. Sobre as demais pessoas estrangeiras que ocupam cargos no Ministério, creio que isso seja crucial, pois cada uma tem um nível de entendimento maior sobre sua área, e ter convivido em outros lugares com certeza é uma vantagem para o Ministério, assim como os demais funcionários no geral."

Como já comentado, essas novas práticas parecem já terem sido previstas por Helga Hufflepuff há mais de mil anos, e Luhan falou brevemente sobre os ideais da donzela acadêmica.

"Posso dizer que ela parecia ter um pouco da visão do futuro. Digo, ela sempre acolhia quem estivesse disposto, e hoje a restrição em relação às casas parece ter diminuído bastante, ela sempre esteve certa, digamos assim. Sinceramente, eu acho que ela se sentiria orgulhosa de como o mundo mudou em torno de Hogwarts, como todos passaram a acolher a diversidade entre casas, e como a amizade entre elas também se tornou algo normal."

Após essa entrevista, é visível que alguns dos mais jovens concordam com essa visão mais igualitária e oportunista para as pessoas. O Reino Unido é visto hoje como uma dos maiores destinos para quem deseja uma boa carreira no mundo da magia, mas ao redor de todo globo novas oportunidades vêm surgindo cada vez mais e essa mistura de conhecimentos e culturas parece que irá durar por muito tempo, trazendo novos benefícios e se reinventando toda vez.