Por: Graham Faust McAlister Cerca de um ano depois da morte de Vicenzo Bertolini e da libertação das criaturas mágicas que ele cont...

A Tragédia que Salvou uma Nação (?)


Por: Graham Faust McAlister

Cerca de um ano depois da morte de Vicenzo Bertolini e da libertação das criaturas mágicas que ele contrabandeava, medidas de segurança ainda são tomadas por aqueles que cuidam da segurança e bem-estar da comunidade bruxa mundial, o que exige muito estudo da parte dos nossos brigadistas.

A talvez maior fonte de informações para eles é o famoso guia Animais Fantásticos e Onde Habitam, por Newton Scamander, que há alguns anos ganhou uma nova edição, mais completa e com uma carta de apresentação do próprio magizoologista, onde o autor cita "Ainda não tenho condições de contar toda a história de minhas atividades nas duas décadas em que Gerardo Grindelwald aterrorizou o mundo bruxo", porém como deve ser de conhecimento geral, tais acontecimentos em Nova York envolveram a primeira captura de Grindelwald e, momentos antes disso, um incidente envolvendo o primeiro obscurial visto em anos.

Conforme citado por Scamander, algumas informações sobre seus estudos magizoológicos ainda não foram divulgadas. Estima-se que uma delas seja sobre os Obscuriais e seus parasitas, os temíveis Obscuri. Apesar disso, temos algumas informações sobre os Obscuriais e seus parasitas. Um Obscurial é, geralmente, uma criança bruxa que reprime sua magia de forma a criar um parasita letal que a consome completamente. Acredita-se que Obscuriais não sobrevivam além de 10 anos, apesar de termos um único caso confirmado de um Obscurial acima dos 18 anos, o jovem Credence Barebone. O parasita que reside em uma criança bruxa de magia reprimida é um Obscurus (no plural, Obscuri), uma força descontrolada e destrutiva que pode causar grandes danos quando se manifesta, matando seu hospedeiro instantaneamente.

Apesar do pouco conhecimento que temos sobre essa força parasita, os fatos são o bastante para levantar uma questão: Por que Harry Potter não se tornou um Obscurial? Segundo registros da infância d'O Escolhido, os tios trouxas do rapaz maltratavam o garoto na tentativa de impedi-lo de se tornar um bruxo, contando com agressões psicológicas e físicas contra uma criança com a idade correspondente para desenvolver um Obscurus em si.

O caso é muito interessante de se averiguar, uma vez que, se o jovem Harry tivesse se tornado um Obscurial, ele não conseguiria impedir Lorde Voldemort de assumir o poder no mundo bruxo em meados de 1998.

Apesar de parecer surpreendente o fato d'O Menino que Sobreviveu não ter tido um fim trágico, a explicação pode vir de forma muito simples, quando seu caso é analisado.

É sabido que até completar seus onze anos e receber pessoalmente uma carta de aceitação da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts pelo então guarda-caças Rúbeo Hagrid, o jovem Potter não tinha conhecimento de nossa comunidade mágica e nem sequer que era um de nós. Assim como todas as crianças bruxas, Potter começou a manifestar seus poderes ainda cedo, porém, o desprezo de sua família trouxa pela magia lhes levavam a punir o rapaz sempre que algo estranho acontecesse. Isso, em alguém que tem ciência de seus poderes, pode causar traumas que levariam a supressão dos poderes, mas também existem evidências de que os Dursley (família da tia de Potter, Petúnia) puniam o rapaz sempre que ele fizesse qualquer atividade que eles considerassem errada, como serviços domésticos mal-feitos ou perguntas sobre seu passado.

Essas constantes agressões somadas ao não conhecimento sobre sua ascendência mágica, fizeram com que Potter nunca reprimisse sua magia, afinal, ele nem ao menos tinha ciência de tal poder.

Podemos também levar em conta que, como foi registrado por alguns autores que não eram muito chegados ao rapaz, Potter não era excepcionalmente bom realizando feitiços, sendo considerado meramente mediano na arte. Se essas afirmações forem verdadeiras, isso pode ter sido também um fator contribuinte ao não desenvolvimento do parasita, já que é comum que as crianças que desenvolveram Obscuri no passado demonstrassem antes disso um talento natural para a magia mesmo sem o uso de varinhas.

Com essas informações, seria possível traçar uma linha de pensamento que explicaria o caso: Os constantes maus tratos dos Dursley para com Harry Potter e suas desesperadas tentativas para que o rapaz não se tornasse um bruxo fizeram-no não ter conhecimento de seu próprio potencial e, consequentemente, não sofrer do trauma de reprimir seus poderes.

Pode ser um pouco macabro imaginar que os abusos que Potter sofreu na infância podem ter sido, de certa forma, responsáveis por ele se tornar um dos maiores bruxos de nossa história, derrotando Lorde Voldemort e restabelecendo a paz no mundo bruxo.

Mas, como toda teoria pode ser contestada, precisamos lembrar também de que uma profecia envolvendo Potter e Lorde Voldemort dizia que um estava destinado a morrer pelas mãos do outro e, talvez por uma força maior do destino, o parasita não encontrou um lar no jovem Potter.

Seja qual for a verdadeira explicação para esse final feliz, devemos ser gratos a ela e lembrar dos perigos que uma criatura como um Obscurus pode ser.