Por: Dakota Addie Báthory A educação bruxa é um dos pilares que contribuem para o desenvolvimento da sociedade mágica britânica. Po...

OS PILARES DA EDUCAÇÃO BRUXA


Por: Dakota Addie Báthory

A educação bruxa é um dos pilares que contribuem para o desenvolvimento da sociedade mágica britânica. Pode-se dizer que tudo começou com a institucionalização do ensino de magia e a consequente fundação de Hogwarts, há exatamente mil anos atrás, pelos quatro maiores bruxos e bruxas da época, que uniram suas habilidades para fundar a maior escola de magia de todos os tempos, o que possibilitou a abertura de diversas instituições versadas no ensino de magia, em todo o mundo. Hogwarts, como pioneira da aplicação dos métodos de ensino mágico, rapidamente tornou-se referência em toda a sociedade mágica, permitindo o surgimento de uma série de características inovadoras que logo desenvolveram as mais diferentes áreas do campo educacional; não somente na Grã-Bretanha, mas em todo o mundo mágico.

O Ministério da Magia, como um órgão nitidamente formado e organizado, possibilitou um trabalho mais eficiente em relação aos setores da educação, desenvolvendo, por sua vez, o ensino básico, assim como fortalecendo a educação escolar e, por fim, promovendo diversos cursos de especialização para os membros interessados da sociedade bruxa. Com o tempo, novos mecanismos foram sendo desenvolvidos com o intuito de melhorar a qualidade do ensino, em seus mais diferentes níveis de aprendizagem. O deslocamento de tempo na linha cronológica; tornou o Ministério da Magia mais ativo na vida do bruxo, de modo que o mesmo veio a institucionalizar o sistema educacional, com a finalidade de aplicar seus métodos e moldá-lo a sua visão. Por fim, ao possuir um governo eficiente e altamente organizado, tal instituição criou a Divisão de Educação Mágica, um órgão ligado ao Departamento de Execução das Leis da Magia, encarregado de coordenar as políticas da educação bruxa, em seus mais diferentes âmbitos, executando assim o seu trabalho, principalmente no que diz respeito às linhas de investigação, estudo, pesquisa e extensão comumente entrelaçados as seções educacionais presentes na sociedade mágica da Grã-Bretanha.

Ao longo dos séculos, inúmeros bruxos deixaram seu legado devido aos métodos de aplicação do ensino de magia que desenvolveram na sala de aula, dos quais se destacam Alvo Dumbledore e Minerva McGonagall, ambos diretores de Hogwarts, respectivamente. Autores de obras famosas, como Newt Scamander, também deixaram seu legado, principalmente quando se leva em conta as aplicações dos seus trabalhos de pesquisa, a fim de melhorar o quadro de conhecimento em relação ao tudo que existe, ou uma parcela, no mundo da magia. A educação bruxa é extremamente importante para formação de indivíduos éticos e com valores o suficiente para o convívio em sociedade, além de proporcionar uma gama extensa de conhecimento capaz de inserir o bruxo no mercado de trabalho do mundo da magia. Dentro dessas perspectivas, conclui-se que a educação mágica tem papel essencial na formação intelectual do jovem bruxo, em vista do seu papel em modelar a magia e o caráter do indivíduo que a detém.