Por: May Stackhouse S. Hool
Com o termino de mais um ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, é hora das crianças voltarem para casa, sem antes demostrarem por meio de uma pesquisa como foi o ano letivo para elas. Tomando por base quatro perguntas, as crianças e adolescentes puderam pontuar o desempenho dos professores, das casas em termos de competição e seu desempenho pessoal. Foram usadas perguntas semiabertas com uma amostragem não-intencional probabilística (34 alunos que passaram por aprovação direta). Conforme demonstrado a seguir.
A primeira pergunta foi referente as qualidades das aulas apresentadas pelos professores, em seguida a respeito dos feedbacks dados em sala de aula ou em outros horários, pelos dados apresentados temos o seguinte resultado:
Qualidade das aulas: 46% Ótimo - 36% Excede Expectativas - 9% Aceitável - 9% Péssimo
Feedbacks: 36% Ótimo - 46% Excede Expectativas - 9% Aceitável - 9% Péssimo
Há uma inversão numérica quando tratamos de qualidades de aulas e dos feedbacks dados pelos docentes de todos os anos. Isso se deve principalmente ao fato de uma parcela de professores não especificarem bem seus feedbacks, dado respostas gerais a todos os alunos. Para a pequena parcela de alunos que optaram em qualificar como péssimo tanto aulas quanto feedbacks, os mesmos alegaram atrasos em receber auxilio do professor ou aulas sem muitas explicações teóricas conforme sugere a fala do aluno a seguir: “Nem sempre eu recebia uma explicação pelo motivo da retirada da nota... muito menos procurava professor, acho que devem explicar o motivo ali na hora que está nos dando nossa média. Isso já uma ajuda para nas próximas aulas não cometermos erros [...]”
No mais, os professores estão de parabéns pela interação e os desenvolvimentos em sala de aula, não podemos deixar de reconhecer isso, e por isso deixo as falas dos alunos para expressar: ”Realmente faziam eu me sentir alguém atencioso, o que é raro, decerto. As diversas situações impostas permitiam que eu testasse meus limites intelectuais, mágicos e as vezes até mesmo fisicamente falando.”
A grande divergência e divisor de opiniões foi referente a competição entre as casas, que tradicionalmente acontece com a Copa das casas. Conforme elucidado na tabela abaixo:
18% Ótimo - 9% Excede Expectativa - 37% Aceitável - 9% Péssimo - 9% Deplorável - 18% Trasgo
A maioria dos alunos optou em avaliar como aceitável, dando a justificativa de que uma competição existe atritos, em especial, quando duas casas pleiteiam de maneira acirrada, como aconteceu esse ano letivo. No entanto, é inegável a presença daqueles que levam tudo para o lado pessoal, e ofensas mutuas ocorrem denegrindo a imagem da competição saudável. “ [...] Penso que a competição em si deve ser saudável e divertida, lembrando que também é um trabalho de equipe, pois quando se torna um jogo individual já não fica mais tão interessante. Não há nada a ser provado!” – A fala do aluno corrobora o pensamento da maioria.
Ao todo, 36% dos alunos não aprovaram a competição, se pegarmos os que marcaram péssimo, deplorável e trasgo, naquele ano. Isso deve-se ao fato, principalmente, desses alunos fazerem parte das casas que pleitearam a taça das capas. [i]“Céus, isso é uma guerra? Vejo tanto conflito interno entre essas casas. Muitos não sabem o que é o verdadeiro espirito dessa competição, não vivem, levam para o coração e são péssimos competindo. A vontade que tenho é enfiar a mão na cara desses merdinhas que estragam um sistema que tem tudo para ser maravilhoso. Porque propagar a inimizade? Um sonserino não pode conviver em paz com um lufano? Claro que pode, mas é difícil para alguns porque essa competição já subiu demasiado para a cabeça”. Essa declaração esclarece todas as outras.
Nem tudo são ranger de dentes, os estudantes puderam fazer uma alto avaliação, e obtivemos os seguintes resultados.
27% Ótimo - 18% Excede Expectativas - 55% Aceitável
A competição tirou o foco de alguns alunos nesse ano letivo, colocando mais da metade como Aceitáveis, a maioria declarou ter faltado mais de uma aula por disciplina, outros avaliaram seguindo as notas finais, e outros avaliaram com um nível de comprometimento nas aulas, haja vista a falta de interesse em participar das matérias opcionais.
A pesquisa foi intencional para uma avaliação breve, agradecendo a todos os alunos que ajudaram na construção da pesquisa com suas respostas. Que possamos aprender com os acertos e erros, lembrando de uma escola é uma unidade de pessoas, e que todas trabalham em conjunto, alunos, professores e funcionários, aprender estar além de conteúdo didático, estar em respeito mútuo, companheirismo e amadurecimento.
Legendas:
Ótimo (O)10
Excede Expectativas (EE) 8 - 9
Aceitável 5 - 7
Péssimo (P) 3 - 4
Deplorável (D) 1 - 2
Trasgo (T) 0