Por: Dakota Addie Báthory O Beco Diagonal pode ser classificado de várias formas diferentes, mas, todas elas se resumem apenas a um...

Os Dois Lados da Moeda



Por: Dakota Addie Báthory

O Beco Diagonal pode ser classificado de várias formas diferentes, mas, todas elas se resumem apenas a uma única classificação: área de compras. A variedade de lojas no local é realmente incrível, sendo ele o responsável por fornecer boa parte dos aparatos necessários para os estudantes e profissionais de Hogwarts, assim como em outras instituições espalhadas pela sociedade mágica britânica, possibilitando assim uma fomentação na economia bruxa. O comércio sempre teve seu papel importante na sociedade, como fonte fundamental para criação de novos empregos. Em períodos de grande movimento o beco diagonal atinge altas cotas de vendas, no entanto, esses dados caem drasticamente em alguns períodos do ano, quando as vendas não são o suficiente para manter a estabilidade do comércio local. 

Como qualquer outro “espaço de vendas”, O Beco Diagonal têm seus períodos de abundância, assim como seus períodos de escassez. Um exemplo claro disto, é quando o ano letivo se inicia em Hogwarts; nesse período, pais e alunos saem de suas casas em busca dos materiais comumente usados na escola bruxa, que, porventura, são em encontrados em sua grande maioria no Beco Diagonal. A movimentação nessa época é tão grande, que rapidamente muitos produtos se esgotam, sendo quase sempre necessário renovações nos estoques das lojas. Além daqueles que compram, existem os olheiros, que vão ao Beco Diagonal simplesmente para olhar os produtos das vitrines das lojas, como curiosos ou, ainda, como concorrentes com o intuito de verificar e analisar os preços dos produtos rivais. Tais peculiaridades mantém a vitalidade do Beco Diagonal intacta por quase todo o ano, entretanto, como qualquer energia vital, ele também tem seus períodos de fraqueza e agastamento comercial. 

O comércio logístico sempre tem dois lados da moeda para ser analisado. Em contraposição aos períodos de compras e escassez dos estoques, existem os períodos em que o comércio mágico não é lá tão rentável. Nessas ocasiões é comum a demissão de funcionários, assim como a diminuição de estoques a serem renovados, mantendo-os quase sempre na mesma linha e quantidade; com preços superiores aos períodos de grande vendagem, quando as promoções nas lojas geralmente são ativadas. A ineficiência do comércio no Beco Diagonal nesses períodos é afetada principalmente pelo calendário escolar de Hogwarts. Os períodos de aulas acarretam na diminuição da procura pelos materiais básicos de estudos, entrando em oposição ao período de férias, quando boa parcela da população bruxa aproveita o tempo livre para fazer suas compras e, assim, manter seus vícios domésticos em pleno funcionamento. Claro, isto não acontece com todas as lojas do Beco Diagonal, uma vez que os estabelecimentos voltados para a vendagem de roupas, entre outros utensílios mantêm suas vendas numa faixa aceita para os padrões comerciais do mundo da magia. 

O comércio bruxo é como um jogo de altos e baixos. Às vezes o mesmo consegue arrecadar muito mais do que o esperado, no entanto, outras vezes não consegue arrecadar nem metade daquilo que foi estipulado no plano de metas. Tal jogo corresponde a uma parcela significativa da economia bruxa, sendo o Beco Diagonal uns dos principais representantes dessa fonte de empregos. É um ciclo contínuo que duram incansáveis 365 dias; tendo meses de altas, diferindo assim dos meses de baixas. O comércio bruxo sempre tem dois lados a serem analisados: um rico e próspero, enquanto o outro é escasso e infortuno. Estas são apenas algumas das particularidades sofridas pelo principal complexo de lojas bruxas da Grã-Bretanha, que como qualquer contribuinte econômico, sofre com períodos benignos, assim como períodos de lamento e agastamento comercial.