Por: Maëlle Habsburg McCready Hoje em dia, um dos assuntos mais falados e abordados no mundo bruxo é o sistema educativo dentre as ...

A Fragmentação da Educação Mágica


Por: Maëlle Habsburg McCready

Hoje em dia, um dos assuntos mais falados e abordados no mundo bruxo é o sistema educativo dentre as escolas de magia e bruxaria, principalmente as que residem na Grã-Bretanha. Hogwarts, uma delas, adota um método avaliativo diferente aos finais dos quinto e sétimo anos para garantir um bom futuro do(a) jovem bruxo(a) em sua grade de formação. As NOM's (Níveis Ordinários de Magia) e NIEM's (Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia) são importantes para cada um deles por fazer parte dessa preparação, portanto convidei a chefe da divisão de Educação Mágica do Ministério da Magia da Grã-Bretanha para uma entrevista rápida, retirando desta todas as informações possíveis da educação que o ministério chega a oferecer junto das escolas aos respectivos discentes. Confirem: 

Profeta Diário: Primeiramente, boa tarde Srta. Czarevich! A equipe do Profeta Diário é grata pelo seu comparecimento e lhe deseja sucesso ao longo de sua vida.

Blair: Boa tarde e muito obrigada por isso!

Profeta Diário: Disponha! Iniciando a nossa entrevista, acredito que assumindo a chefia da divisão de Educação Mágica, o cargo em si acaba por incitar uma relação duradoura entre o ministério e Hogwarts por questões acadêmicas. O que a divisão oferece aos estudantes da escola de magia?

Blair: A divisão de educação mágica é efetiva em oferecer aos alunos não só de Hogwarts, mas como de toda Grã-Bretanha, uma educação de qualidade onde o ensino teórico seja complementado com o ensino prático e vice-versa. Com isso a educação bretã consegue atingir resultados excelentes dos seus alunos e isso, claro, acrescenta demais no desenvolvimento dessas crianças para que eles estejam preparados para um futuro mais promissor em suas carreiras profissionais.

Profeta Diário: Pelo visto, é promissor o método educacional que a divisão proporciona. Em questão dos NOM's e NIEM's, ocorridos no quinto e no sétimo ano respectivamente, eles abrangem as ideias educativas dos alunos? Os testes têm sido eficazes para o preparo do futuro dos discentes, adquirindo uma boa porcentagem de melhoria ao longo do tempo?

Blair: Ambas as provas sempre tiveram um ótimo resultado quanto a aptidão do aluno em questão, onde o mesmo tenderá para determinada área dependendo das suas próprias habilidades em matérias específicas. Eu, como chefe do setor de educação do Ministério da Magia e uma das responsáveis pela elaboração dos NOM's e NIEM's, tenho certeza que ambas abrangem o que é necessário para extrair resultados satisfatórios dos nossos alunos.

Profeta Diário: E há alguma nova adaptação do sistema por vir para os futuros resultados dos testes? Uma adaptação em meio às avaliações ou por enquanto o método continuará o mesmo?

Blair: Devido aos resultados positivos observados em um levantamento que fizemos dos últimos cinco anos até o ano anterior, optamos por manter o mesmo sistema, mas, obviamente, pensamos em melhorá-lo cada vez mais. Com base nos resultados desse ano, veremos se haverá necessidade de alguma mudança ou não.

Profeta Diário: Muito bem. Atualmente, na divisão, os assuntos mais discutidos são tratados sobre o que no ramo da educação? Fora das escolas de magia, tem-se uma nova proposta?

Blair: As especializações é algo que vem crescendo com o decorrer do tempo. Atualmente o nosso setor está trabalhando num projeto que abrangerá ainda mais cursos de especializações, mas não só na Grã-Bretanha como também em outras localidades, como Grécia, Egito, África... Estamos tentando exportar nossos estudantes para outras instituições escolares também, já que no último ano entramos em parceria com as outras escolas e acolhemos alunos intercambistas das mesmas, mas não mandamos nenhum nosso pra elas ainda. É algo que teremos de tratar com mais cautela para que nossos alunos sintam-se a vontade e bem acolhidos nessas outras instituições.

Profeta Diário: Os cursos de especializações vêm com qual tipo de sistema? Dentre essas especializações, poderia nos dizer as mais concorridas e as grades dentre elas?

Blair: Os cursos seguem o mesmo modelo de Hogwarts, sendo eles teórico-práticos, porém são mais focados em coletas de informações e pesquisa em campo. E a concorrência maior está em primeiro lugar no curso de mestre em poções, seguido pelo curso de curandeiro.

Profeta Diário: Uma última pergunta para finalizarmos essa entrevista com chave de ouro. A senhorita disse que o departamento está trabalhando num projeto que abrangerá mais especializações, até mesmo em outros países do continente europeu, acrescentando os alunos intercambistas de outros países. Essa divergência de cultura e educação de um país para o outro interfere na qualidade de ensino individual?

Blair: Pelo contrário! Acreditamos que a diferença entre os costumes irão contribuir para o crescimento tanto acadêmico quanto pessoal dos nossos alunos, se não tivéssemos base concreta quanto a isso, certamente não iríamos arriscar algo assim.

Profeta Diário: Muito bem pensado, Srta. Czarevich! E novamente, muito obrigada pela sua presença.

A entrevista abordou vários aspectos acadêmicos, abrangendo também os cursos de especializações que ocorrem para os já formados, fornecendo uma continuidade depois da escola para uma formação completa e única. Novamente, agradecemos a servidora por sua disponibilidade e apoio em aceitar a entrevista com a equipe do Profeta Diário.