Por: Ashley Wells Steenbergen A Grécia é considerada por muitos o berço da civilização ocidental, o berço da democracia e o ber...

Cólofon e a Reserva Mitológica de Mykonos

Por: Ashley Wells Steenbergen



A Grécia é considerada por muitos o berço da civilização ocidental, o berço da democracia e o berço de uma enorme cultura mitológica. Entretanto muitos pensam que toda a riqueza mitológica Grega é apenas uma invenção para suprir as necessidades da época e explicar fenômenos da natureza que não podiam ser explicados de outras maneiras. Ok, vamos aceitar os fatos e concordar que existem sim algumas viagens bem longas dos Gregos, o que deixa claro para qualquer um que eles eram adeptos a umas ervinhas alucinógenos naquela época, do mesmo jeito que eram adeptos a praticar esportes nus e outras coisinhas que não vem ao caso. 

O ponto não é esse, apesar de toda a maluquice da antiguidade Grega que envolvia até botar fogo em tudo (no estilo de Nero) ou viver meio chapado (no estilo dos Oráculos) não é apenas de Mitos que os Gregos são feitos. Não mesmo, tem muita verdade nessas histórias que os trouxas tanto contam por ai. O que os trouxas não sabem é que até hoje todas essas criaturas mitológicas - que eles tanto introduzem em inúmeras histórias, contos e literatura infanto juvenil - ainda habitam o solo Grego e estão bem debaixo de seus narizes, e que narizes! Provavelmente por isso tivessem um faro tão aguçado para a cultura e criação de mitos. 

A Reserva Mitológica de Mykonos está localizada na cidade Grega de Cólofon, esta cidade por si só tem uma história tão interessante que renderia uma matéria só para ela. Mas retomando palavras muito sábias “vamos manter o foco!” Em resumo Cólofon havia sido dada como extinta muitos séculos atrás. A cidade havia sido fundada e habitada durante sua história quase exclusivamente por famílias bruxas. Em resumo podemos dizer que a muito tempo os chefes dessas tais famílias fundadoras protegeram -na com magia fazendo com que se tornasse completamente imperceptível aos olhos trouxas. Por conta disso a cidade é hoje um refúgio Bruxo e da vida dessas criaturas mitológicas que encontraram ali um ambiente seguro e tranquilo para viver. Grifos, Hipocampos, Quimeras e Manticoras vivem sob o olhar atento dos bruxos que trabalham na reserva e dedicam seus dias em prol dessas criaturas. 

A reserva está aberta para visitação Bruxa todos os dias, exceto nas segundas que é o dia do Santo Descanso, alguém muito venerado pelos Bruxos Gregos na atualidade. Excursões devem ser agendadas com antecedência para que os guias sejam disponibilizados e acompanhem os alunos ou grupos familiares. Aproveitem as férias, esse é mais um ótimo destino para curtir e quem sabe perder um tempinho nas praias Gregas?