Por: Otto Rewards Wittelsbach Para começar falar de moda bruxa temos que entender uma das maiores companhias do mundo bruxo. Lagerfeld ...

O legado Lagerfeld

Por: Otto Rewards Wittelsbach

Para começar falar de moda bruxa temos que entender uma das maiores companhias do mundo bruxo. Lagerfeld é a grife de peças acessíveis (preços populares) da Maison Lagerfeld. Tem subgrifes, como Lagerfeld Academy, que é uma marca de jeans e a Monsieur, exclusiva para homens. Tess Vreeland é a nova Diretora Criativa, como ela prefere se denominar, da grife. Charlie Lewis é o fundador, mas agora cuida da LVMH "Lagerfeld Vanderbilt ¤ Marvouile Herz", que é o grupo responsável pela Maison e outras marcas (Corset, Farzoni, etc). Maison costuma fazer alta costura e a Lagerfeld "pret-a-porter". Acordei um pouco ansioso, eu gostava de comandar uma entrevista e como um bom entendedor de moda fiquei um pouco apreensivo em falar com uma das cabeças chefes da alfaiataria bruxa; Tess Vreeland.

Usava um terno preto da Dior Homme e sapatos clássicos e bem engraxados da Lacroix, poderia ser avaliado a qualquer momento por ela, o que me deixava um pouco afoito. Quem é Tess? Antes de ter seu nome nos jornais e revistas mundiais, trabalhava diretamente com Charlie Lewis. Nascida e criada em New Jersey até os dezessete anos. Sua avó foi um ícone no mundo da moda em seu tempo. Com dezoito anos começou a estudar moda e seu sucesso e conquistas começaram até culminar na situação presente. Fui muito bem recebido em SoHo, um distrito de Manhattan cheio de restaurantes, bares e indústrias da mídia. Foi em um restaurante de esquina, parecia ser simples, mas isso que me chamou mais a atenção. 

Tess vestia um vestido Bottega Veneta preto e sandálias Manolo Blahnik. Não consegui desviar o olhar da composição simples da entrevistada, é eu esperava uma pessoa mais extravagante. 

 OTTO: Tudo bem? Devo informar que o lugar é belo.
 TESS: Eu costumava vir bastante aqui quando mudei para Manhattan. Era perto do meu antigo apartamento. Os donos eram um casal de chineses simpáticos. (risos) 

 OTTO: Então, se lembra de quando decidiu seguir no mundo da moda? Teve alguma pressão familiar? 
TESS: Foi bem nova, eu cresci numa família bastante ligada a esse mundo graças a minha avó. Ela foi editora da harper's bazaar e Vogue. Pressão? Acho que não teve porque sempre foi uma vontade própria. Eu me lembro de poucos momentos com ela. Faleceu quando eu estava bem nova, mas ela me levou ao Metropolitan Museum quando estava preparando uma exposição em homenagem a Yves Saint Laurent. Acho que foi a amor à primeira vista quando os vestidos nos manequins pareciam um baile de princesas. 

OTTO: Com todo seu talento no mundo da moda, foi esperado em assumir o lugar do Charlie Lewis? 
TESS: Se compararmos a Maison Lagerfeld com o corpo humano, Charlie seria o cérebro. É algo insubstituível. Eu acho que fiquei mais chocada que surpresa. 

 OTTO: Podemos dizer que você é o coração da marca no momento? (risos) 
TESS: Creio que no momento sou a mão e os olhos. (risos) 

 OTTO: As pessoas ainda tendem a ver o mundo da moda como aquela coisa super glamourosa. Mas como é a sua rotina e como você insere a moda no dia a dia? 
TESS: Minha vida se tornou bastante corrida com o passar dos anos. Acho que glamour é quando encontro um tempo para cuidar de mim, me vestir com o que gosto, me sentir bonita. Todos nós merecemos e temos esse direito. Eu ainda sou bastante básica, cresci no interior. Gosto de vestidos simples, sem estampas e sandálias. 

 OTTO: E se você não fosse estilista, que outra coisa escolheria pra fazer? 
TESS: Seria jornalista! (risos) 

OTTO: Poderia revelar alguns detalhes da próxima coleção da Monsieur e da Lagerfeld Academy, especificamente? 
TESS: Estamos elaborando uma coleção cruise para a Monsieur porque homens também frequentam a praia. Iremos testar em pop-up stores por Manhattan e Londres. Caso dê bons resultados, a partir do próximo verão já estarão disponíveis nas lojas. Já a Lagerfeld Academy vai se tornar mais "clean/minimalista" segundo a responsável, Emanuelle Pallas. Ainda não tenho algo pronto para apresentar, nossa reunião esta marcada para o inicio do segundo semestre. 

 OTTO: Como vem a inspiração para seus modelos, o ambiente, emoções fazem parte do seu processo de criação?
 TESS: Tudo é inspiração. Nova Iorque é um lugar onde as coisas acontecem, temos que prestar bastante atenção em tudo que nos cerca, ajuda bastante no processo de criação. Mas não só NY, viajamos o mundo todo para palestras, eventos beneficentes, semanas de moda. Todas essas cidades, suas culturas e cenários ajudam. E claro, emoções inspiram os estilistas na hora de criar uma peça ou coleção, assim como inspiram músicos na hora de compor e chefes de cozinha na hora de montar um prato.

 OTTO: Qual vai ser o próximo big evento da marca? Ouvi dizer que estes eventos são memoráveis! (risos) 
TESS: Os eventos estão agendados para o segundo semestre. Teremos o baile beneficente para ajudar no combate a escravidão dos elfos, também a abertura de uma nova loja na maison e a semana de moda com desfiles e palestras. 

 OTTO: Que conselho você daria pra uma pessoa que tá começando no mundo da moda? 
TESS: Acho que com esforço, respeito e amor todos vão longe. 

 OTTO: Muito obrigado pela entrevista, eu lhe achei muito simpática! Assim se despedimos com um singelo aperto de mãos, terminamos o café e assim seguimos nossos caminhos. A entrevista foi muito boa e deve acabar com as dúvidas de todos sobre a marca mais conhecida do mundo bruxo.