Será que os N.O.M's e N.I.E.M's funcionam para todo mundo? Redator:  Liam Chandler Wichbest Sempre que Junho se aproxima, alunos em...

Exames e Futuros Profissionais!

 Será que os N.O.M's e N.I.E.M's funcionam para todo mundo?


Redator:  Liam Chandler Wichbest


Sempre que Junho se aproxima, alunos em Hogwarts começam a se preocupar com apenas duas coisas em suas cabecinhas nervosas: a chegada das férias e a passagem pelos exames finais obrigatórios. No último caso, estamos falando dos N.O.M’s e N.I.E.M’s aplicados anualmente para discentes do quinto e sétimo ano, respectivamente. Dessa vez, membros da Confederação Internacional são os responsáveis por ministrar a execução dos testes que definem muito sobre o futuro profissional de jovens bruxos e bruxas em toda a Grã-Bretanha. Mas afinal, quais carreiras são as melhores opções no momento? Conseguir boas notas é o suficiente para encontrar o trabalho dos sonhos?


Tudo se inicia nos Níveis Ordinários de Magia, um cronograma de exames teóricos e práticos aplicado para quintanistas, como forma de definir quais matérias eles estarão aptos a cursar a partir do sexto ano. Os dois últimos anos em Hogwarts permitem que cada estudante escolha o direcionamento profissional, optando por aprendizados categorizados dentro das áreas que pretendem se formar. Quando se consegue uma aprovação de nível N.O.M. significa que você tem conhecimento o bastante para avançar naquele ramo da magia dentro da sua grade escolar. Alguns professores não aceitam alunos com médias baixas em suas classes de conteúdo avançado, o que gera uma grande preocupação para aqueles que dependem de determinadas matérias para alcançarem a carreira dos sonhos. É um momento de muita pressão sobre o direcionamento a ser seguido, portanto sessões de orientação com docentes são comuns, especialmente diretores de Casa. Não tem problema estar perdido no quinto ano, é normal ficar confuso diante de uma decisão tão grande. Isso não significa que você precisa relaxar nos seus N.O.M’s! Garantir a escolha de grades mais avançadas podem posteriormente lhe dar uma pista sobre qual o seu maior interesse profissional.


E uma vez que você o descobrir, irá agradecer por ter tirado boas notas no quinto ano, já que os Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia no sétimo não são nenhum pouco gentis. Atualmente, as grades de formação mais procuradas são os aurores e a área da saúde, visto que a necessidade de bruxos com boa inclinação para técnicas de embate e também curandeiros preparados continua crescendo em meio ao pós-conflito. Os salários também prometem um estilo de vida confortável, ainda que dependendo da posição, seja necessário um pouco mais de esforço antes de chegar no topo da carreira. Nada é fácil, especialmente para os disputados aurores. É necessário notas excelentes (nada abaixo de “Ótimo” ou pelo menos "Excede as Expectativas") para quem quer trabalhar na força-tarefa. Outros ramos não exigem tamanha perfeição, ainda há espaço para aqueles que querem se destacar na magizoologia, docência, comércio entre outras opções mais versáteis.


Isso nos direciona a uma pergunta importante: Eu realmente preciso me destacar nesses exames para ser alguém na vida? Não seja tão duro consigo mesmo. Por mais que receber a aprovação vinda de autoridades bruxas se trate de um grande incentivo, não é o seu desempenho em uma prova que definirá todo o seu futuro. Existem inúmeras carreiras que não conseguem ser mensuradas pelas questões de ambos os exames: artistas independentes, jogadores de quadribol, cargos em grandes organizações como a Sociedade Internacional… a lista é enorme! Fora que ainda há a oportunidade de aprofundar ainda mais sua formação escolhendo uma pós-graduação no Instituto Internacional de Estudos Mágicos Avançados (uma excelente oportunidade, aliás). O talento para magia não pode ser classificado apenas em notas de um pergaminho. Muitos bruxos e bruxas se destacaram em diferentes áreas ao decorrer da história. Tudo depende da sua paixão por aquela área da magia e isso é algo que não pode, de forma alguma, simplesmente ser classificado entre um “trasgo” e um “ótimo”.