Confira aqui informações e curiosidade sobre aqueles que ficaram entre nós após a morte Redator:  Natsu Nomura Sakurai Os fantasmas são muit...

Abra Seus Olhos Aos Fantasmas

Confira aqui informações e curiosidade sobre aqueles que ficaram entre nós após a morte

Redator:  Natsu Nomura Sakurai

Os fantasmas são muito conhecidos na comunidade bruxa, especialmente por aqueles que estudaram em Hogwarts, considerado o local mais assombrado da Grã-Bretanha. Qualquer bruxo poderia dizer algumas características sobre os fantasmas, como suas aparências translúcidas, a habilidade de flutuar e atravessar paredes, mas o mundo daqueles que estão mortos e ainda permanecem no mundo dos mortais é bem mais vasto do que isso, a começar pela exata definição do que é um fantasma. Um fantasma é a impressão de uma alma que uma vez viveu no mundo que conhecemos, um tipo de espírito, que decidiu ficar no plano dos mortais por medo da morte ou possui uma conexão muito forte com algo mudando para conseguir "seguir em frente", como um objeto, um local ou até mesmo um sentimento. Não são todas as pessoas que podem virar fantasmas, trouxas não podem virar fantasmas depois da morte por escolha própria, sendo isso exclusivo dos bruxos. Por sinal, a habilidade de ver fantasmas também é bastante atrelada à magia. Enquanto bruxos veem claramente os fantasmas, trouxas apenas conseguem ter vislumbres deles ou escutá-los com frequência limitada, o que leva a população não mágica a cultura de que fantasmas são assustadores. Criaturas mágicas também podem virar fantasmas, embora isso seja raro.


Por conta do fantasma ser uma mera impressão daquilo que foi em vida, a sua existência no mundo mundano é bastante limitada. Fantasmas não são capazes de sentirem prazer físico, além de suas aparências continuarem as mesmas do período em que morreram, podendo ou não seus ferimentos mortais ficarem gravados em suas formas fantasmagóricas. Apesar disso, é sabido que os fantasmas têm uma leve habilidade de sentir o gosto de alimentos, sendo este gosto acentuado quando eles ingerem comida podre ou picante. Muitos fantasmas também se sentem atraídos a vagar pelos locais onde morreram, como se fossem magicamente ligados a tal local, fato este que torna determinado espaço "assombrado". 


Como um fantasma é uma espécie de impressão tridimensional de uma alma que antes viveu, quando uma alma é partida ela não pode voltar como fantasma ao mundo dos mortais. Um exemplo disso são os bruxos que usaram Horcruxes, pois mutilaram as suas almas em pedaços que não podem ser unidos novamente, fazendo com que essas partes fiquem presas num eterno limbo. Apesar do ato de matar alguém danificar uma alma, assassinos podem virar fantasmas contando que sintam remorso de suas mortes, como se este remorso fosse a cura para a alma danificada.


Fantasmas são entidades eternas e não podem ser destruídas, mas existem formas de machucá-las. Feitiços de luz que usam a energia vital do usuário podem afastar fantasmas, assim como o uso de feitiços que limpam ectoplasmas. Ectoplasma é uma substância de aparência gosmenta e esverdeada, frequentemente dita como algo desagradável que foi deixado por um fantasma para bloquear alguma passagem. Fantasmas podem soltar ectoplasma sem querer, usualmente fazendo isso nos lugares que mais frequentam, ou podem soltar por vontade própria. É sabido que o ectoplasma de um fantasma é nocivo para qualquer ser vivo, sendo amplamente recomendado a limpeza de qualquer ambiente que possua essa substância.


Como já antes mencionado, fantasmas podem atravessar objetos sólidos sem danificá-los, mas a mera presença deles causa alterações na temperatura e no fogo. A temperatura ambiente de um local caí com a presença de um fantasma por perto e, quando eles atravessam criaturas vivas, dão uma intensa sensação de mergulhar em água gelada na criatura que foi atravessada. Quanto ao fogo, quando um fantasma passa perto do mesmo, é possível que a chama mude a sua colocação de vermelha para azul, indicando que a chama ficou magicamente mais fria. Fantasmas também possuem uma leve habilidade para mover gases ou água (como um Poltergeist pode mover objetos), no entanto, de tão raro que é presenciar um fenômeno desses, acredita-se que seja muito penoso para o fantasma realizá-lo.


Fantasmas também possuem algumas curiosidades. Usualmente eles são retratados como formas translúcidas de coloração cinza prateado, mas a colocação cinza pode variar, alguns fantasmas tem tom cinza bastante fosco em vez de puxar para o lado prateado. É o caso da Dama Cinzenta em comparação aos outros fantasmas de Hogwarts. Outra curiosidade é que fantasmas são constantemente perguntados sobre como é "a morte", no entanto, todos parecem concordar em não saber a resposta, já que não conhecem a "vida após a morte". Muitos, inclusive, se arrependem de ter escolhido existirem como fantasmas. Por vezes, as autoridades mágicas de determinado país são forçadas a intimar os fantasmas a retornar a seus "locais de morte" se acabam causando transtornos demais fora dele. Uma outra coisa curiosa é o fato de fantasmas comemorarem o seu "aniversário de morte", sendo uma ocasião bem tradicional entre eles. Por fim, uma última curiosidade é que fantasmas parecem gostar de lírios, embora não se saiba o porquê.


Inúmeros bruxos considerados sábios recomendam fortemente que um bruxo não escolha se tornar uma dessas entidades, no entanto, não se pode negar que fantasmas são muito ricos em diversidade e curiosidades, merecendo sua aparição na coluna “Abra Seus Olhos”, aumentando ainda mais o conhecimento bruxo sobre vários assuntos de nossa sociedade. Caso tenha uma sugestão de tema, sinta-se à vontade para mandar uma carta para a nossa Editora Chefe.