Como lidar com a maldição em tempos de crise?
Redator: Éire Keller McCready
Dando sequência à coluna de cuidados básicos em tempos complicados, hoje o Profeta Diário gostaria de trazer o alerta de cuidados envolvendo a licantropia, sobretudo a respeito daqueles que já possuem a condição, já que a maldição não tem cura e pode trazer resultados catastróficos, ainda mais atualmente, onde os trouxas estão cada vez mais em cima e a necessidade de se manter longe de “problemas” é grande. É imprescindível que a situação atual não seja motivo de abrir margens para acidentes e tragédias irreversíveis, assim como tais cuidados devem ser tomados tanto por aqueles que possuem a condição, quanto por aqueles que vivem e são próximos aos licantropos.
Para isso, entramos em contato com Freya, uma enfermeira da saúde bruxa que também é uma magizoologista especializada em criaturas perigosas. Tratando-se ainda de um grande tabu dentro da sociedade bruxa, é bastante comum que a maioria das pessoas não tenham muito conhecimento da condição, só tendo conhecimento do tema por aquilo que foi ensinado em Hogwarts na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas. Pensando nisso, nossa entrevistada nos ajudou a entender algumas questões importantes, assim como também deu alguns conselhos de como agir diante de algumas situações referentes ao tema, já que embora não seja mais uma situação totalmente incomum, ainda é.
Talvez uma das questões mais importantes a serem levantadas ao refletir a respeito da maldição seja a respeito de como os licantropos podem lidar com seus parentes e amigos, e quais cuidados tomar em época de lua cheia. Freya é categórica ao explicar a necessidade da quebra do tabu que envolve a dificuldade de comunicação a respeito da condição licantropa: “Eu diria que a primeira atitude deve ser contar aos seus relativos sua condição. As pessoas precisam saber que você, licantropo, é perigoso durante o período da Lua Cheia, estarão mais alertas a se afastarem e você se sentirá mais tranquilo em saber que eles estarão preparados. Corte essa vergonha e fale com eles, se eles forem apenas preconceituosos, parabéns, você se livrou de péssimas amizades.” Além disso, também existem algumas medidas a serem tomadas, sobretudo em períodos de lua cheia: “Outra coisa que você licantropo deve fazer é, naturalmente, afastar-se de seus relativos durante a Lua Cheia, você também precisa ter responsabilidade para com a sua condição. Por fim, não esqueça que a poção Mata-Cão existe e pode te ajudar a ficar mansinho durante uma lua.”
Mas e quando você é alguém que tem contato com algum amigo ou parente com licantropia? Freya é direta sobre o assunto: “Para os relativos eu digo: não sejam burros sentimentais. Mesmo que o licantropo seja o seu filho, seu marido, seu amante, qualquer coisa, ele não terá consciência durante a Lua Cheia e vai tentar te devorar. Não fique como um idiota parado e tentando fazer com que o lobisomem resista ao seu lado fera. Isso é uma maldição, não história de fantasia, então não seja burro.” Ao invés disso, ela sugere algumas coisas que podem ser feitas para ajudar, antes da transformação lupina, além de dar algumas dicas para o quê fazer (ou não fazer) em noites de lua cheia: “O que uma pessoa pode fazer por um licantropo é dar apoio e ajudá-lo a encontrar um lugar seguro para se transformar, uma floresta bem aberta ou um lugar fechado (realmente fechado, literalmente fechado, super fechado, entendeu bem?). Naturalmente, não fique perto do licantropo quando ele se transformar, nem vá se despedir da pessoa antes da noite chegar, o licantropo pode te caçar enquanto você faz seu caminho para fora do local onde a transformar irá acontecer. Por fim, lembrem-se sempre que o feitiço Homorfo pode ser útil quando um lobisomem estiver prestes a te atacar.”
Embora sejam dicas básicas, elas são essenciais ao levar em consideração que a segurança vem sempre em primeiro lugar. Bem como frisado por Freya, licantropos são bruxos amaldiçoados e não possuem nenhum tipo de controle sobre a condição em que vivem, por isso a extrema importância em cuidados quanto a isso, independente da situação em que o mundo se encontre.
O Profeta Diário agradece Freya por ter concordado em nos ceder uma entrevista, bem como deseja muito sucesso na carreira dentro da área da saúde!