Muito mais que uma história Redator: Louis Delur d'Auvergne Sabe-se que uma das Escolas de Magia e Bruxaria mais conhecidas m...

Atenciosamente, Hogwarts!

Muito mais que uma história


Redator: Louis Delur d'Auvergne

Sabe-se que uma das Escolas de Magia e Bruxaria mais conhecidas mundialmente fora tomada pelo exército trouxa britânico há alguns meses e, consequentemente, os estudantes da famosa Hogwarts foram enviados para outro colégio bruxo até que a situação fosse resolvida. O foco dessa matéria é para lembrar a todos sobre a importância dessa Instituição no Mundo Mágico, já que a mesma é responsável por lapidar diversos bruxos mundialmente conhecidos por seus feitos. O primeiro ponto que deve ser exposto é a origem de tudo e como quatro pessoas com personalidades evidentemente diferentes conseguiram criar uma forma de ensino completamente efetiva que foi perpetuada por centenas de anos. Outra coisa que será bem destacada nos próximos parágrafos será alguns dos legados deixados pelos antepassados, incluindo fatos curiosos do lugar. A ideia central é trazer nostalgia para ex-alunos e informação para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecer essa perfeição em forma de castelo.

Há mais de mil anos, antes mesmo da lendária caça às bruxas de Salém, a magia já sofria perseguições na Europa. Muitos bruxos e bruxas morreram e foram caçados de forma brutal, tendo a sua magia reprimida da pior forma possível e havendo também relatos de torturas por conta do sangue mágico. Esta forte repressão aumentava cada vez mais, então, os quatro maiores bruxos e bruxas da época (Godric Gryffindor, Helga Hufflepuff, Rowena Ravenclaw e Salazar Slytherin) se uniram com o intuito de trazer mais expectativa de vida para os bruxos. Com isso, a ideia de fundar o que hoje é conhecida como a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts surgira. Cada um desses bruxos prezava por habilidades e características distintas então eles, criando, a partir daí, quatro casas que receberam seus sobrenomes. No início, os alunos eram selecionados entre os próprios fundadores e designados de acordo com traços característicos de personalidade. Uma teoria curiosa que acabei descobrindo sobre a localização e o nome de Hogwarts é que Rowena Ravenclaw teve um sonho que tinha a ver com um javali, um penhasco gigante e um lago denso. Dessa forma, depois do ocorrido, supostamente ela havia se disponibilizado para encontrar o local ideal e o nome propício para o lugar. Esse é um boato realmente curioso, o que você, meu caro leitor, acha disso? Pois eu acho que com toda a genialidade daquela mulher, estava na cara que ela faria este trabalho.

Sobre a etimologia do nome Hogwarts, chega até ser engraçado o que fora descoberto. [i]“Hog”[/i] significa porco. Já o restante do nome, que no caso é [i]“Warts”[/i], pode ser traduzido como verruga. Sim, amigos, a tradução literal da grande Escola de Magia britânica pode ser feita como Verruga de Porco. Não é algo muito comum, mas com toda certeza o criador deve ter tido alguma intenção por trás disso e, muito provavelmente, não saberemos nunca. Tudo fora devidamente criado e moldado para que desse certo, sendo que de fato deu. Os fundadores foram os primeiros professores do lugar, dividindo de forma estratégica o que cada um deles lecionaria. O método de ensino era eficiente e eles estavam conseguindo cumprir com o propósito da Escola, que era dar segurança para os jovens bruxos e assegurar-lhes que saberiam se defender no futuro, dominando o máximo de magia que podiam com os ensinamentos ofertados. Agora vamos para uma curiosidade relacionada à seleção dos alunos para as casas, que fora mudada ao longo dos anos. Como fora citado, antes os próprios fundadores selecionavam os alunos e somente depois de alguns anos que o Chapéu Seletor (Objeto Mágico) fora encantado por Godric Gryffindor - que era o dono - e os outros fundadores para fazer a seleção dos novos membros.

Com o feitiço em vigor, o Chapéu Seletor acabou por adquirir propriedades mágicas que conseguia reconhecer o perfil de aluno que cada um dos fundadores escolheria para ser selecionado para as casa. Com isso, uma nova forma de seleção fora iniciada em Hogwarts. Cada um dos criadores tinha uma personalidade bastante diferente do outro, fazendo com que eles buscassem características diferentes nos alunos que iriam ingressar em suas respectivas casas. Salazar Slytherin era um bruxo muito inteligente, mas diferente de Rowena Ravenclaw, ele usava a inteligência para o benefício próprio, sem se importar com os outros. A sua genialidade era utilizada em prol do que o mesmo defendia e das suas vontades. Além disso, o homem era bastante ambicioso, astucioso e determinado. Salazar ensinaria somente bruxos vindos de famílias inteiramente mágicas, ou seja, somente bruxos puro sangue. Depois desse pré-requisito, Salazar buscava características que incluíam astúcia, desenvoltura e ambição. Godric Gryffindor era um bruxo extremamente poderoso e corajoso, sendo intitulado como um dos melhores duelistas do seu tempo. Diferente de Salazar, Godric não tinha nenhum preconceito com os que não fossem de sangue puro, no entanto, ele buscava nos alunos ousadia, nobreza, lealdade e, principalmente, coragem. Helga Hufflepuff foi a que sem dúvida deixou o maior legado de todos, a bruxa deixou uma relíquia que nem todos prezam, que é a aceitação. Helga disse com toda a convicção que ensinarei a todos e os tratarei como iguais, se recusando totalmente a segregar os estudantes. Mesmo não procurando características específicas, fora notado que os alunos da casa de Helga eram conhecidos por seu trabalho, amizade, lealdade, honestidade, imparcialidade e justiça. Rowena Ravenclaw é a quarta fundadora, sendo ela muito sábia e de inteligência indiscutivelmente impressionante. A mulher buscava nos bruxos  inteligência, sagacidade, sabedoria, criatividade e originalidade. Cada um deles carregava um legado que dura até os dias atuais e sempre foi um ponto muito discutido no mundo bruxo.

Não é segredo para ninguém que a história de Hogwarts é incrivelmente interessante e cheia de detalhes. A forma como tudo se encaixa de forma perfeita e bastante significativa faz com que a maior parte das informações sobre o Castelo sejam curiosidades que explodem a cabeça de quem está conhecendo mais. Então, o agradecimento especial de hoje vai para Godric Gryffindor, Helga Hufflepuff, Rowena Ravenclaw e Salazar Slytherin, que sem dúvidas mudaram o rumo do mundo bruxo. Lembrem-se sempre que essas quatro figuras tiveram, acima de tudo, uma grande esperança de viverem em um mundo melhor e foi esse o motivo da escola ter sido criada. Sim, o momento atual não é nada favorável, mas desejo que todos tenham esperança, assim como os fundadores de Hogwarts tiveram.