Como estão, hoje, os locais atacados pelo exército britânico?
Redator: Beatrix Lisbeth Firebird Salvatore
Com o cerco do exército britânico cada vez mais intenso em algumas regiões residenciais e comerciais, o que vemos hoje são verdadeiras cidades fantasma em formação, onde casas estão sendo abandonadas, vilarejos destruídos e centros comerciais devastados com a invasão dos trouxas. Os ataques vem acontecendo de maneira intensa há pouco mais de um ano, de Hogsmeade, que foi devastada após o ataque envolvendo criaturas e outras artimanhas inesperadas, à Ottery St. Cachpole, onde os soldados bateram de porta em porta, incomodando a trouxas e bruxos com suas investidas, temos testemunhado a morte econômica e imobiliária da comunidade bruxa, que vem minguando de maneira drástica.
As conhecidas “cidades fantasma” não nascem do nada. Elas são produtos do que um dia foi um lugar próspero, uma roda econômica que se sustentava em si própria, com empregos, moradia e proximidade entre os moradores e visitantes, com suas ruas cheias, sons de riso e lugares seguros. O que temos vivenciado acontecer ao nosso redor nas ilhas britânicas é a completa destruição de vilas bruxas e também a invasão de espaços conhecidos como mistos, onde ambos universos coexistiam em harmonia por gerações seguidas e hoje deixam esse estado de paz.
O que começou com Hogsmeade não parou por ali. O vilarejo que era habitado por famílias bruxas há muitos anos, e ficava próximo da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, foi invadido por uma misteriosa névoa, que não sabemos se é algum tipo de arma química contra bruxos e nem como foi desenvolvida. Mas se não bastasse a névoa, o local foi atacado por uma misteriosa criatura e ainda teve o espaço invadido pelo exército em pessoa, que se vale do lugar para acessar a escola. Ali vidas foram perdidas, famílias inteiras arrasadas e o que um dia era um local de paz, refúgio e risos, se tornou o que hoje nada mais é que um emaranhado de cascas vazias.
Outro lugar que sofreu semelhante destino foi o Beco Diagonal. Onde muitos de nós compramos nossos primeiros materiais escolares para uma nova vida, onde a magia inundava cada pequena portinha comercial, as mãos impiedosas dos trouxas e sua insistência em uma onda de intolerância e ignorância deixaram o rastro de destruição. Além de altamente vigiado, para captar possíveis visitantes, as ruas e locais onde um dia a cor e a vida existiram, hoje são vitrines vazias e locais devastados.
Ottery St. Cachpole está com casas e mais casas abandonadas, seus moradores tendo deixado as mesmas em horários diversos, uns logo no começo das investidas do exército, outros pouco após as visitas insistentes dos fardados nas vilas e mais ainda, alguns tendo sido denunciados por bruxos que negam suas raízes, os temidos purgantes, que entregam aos trouxas sem piedade alguma aqueles a quem deveriam proteger, ou ao menos, respeitar.
Relatar tais acontecimentos e trazer luz para a atual situação desses ambientes que sempre estiveram tão presentes em nossos dias comuns do passado, é mostrar como essa guerra vem nos afetando e trazendo perdas que podemos ter como irreparáveis. Nossa esperança é que essas ruas hoje vazias se tornem novamente cheias de vida e alegria, e que essas cidades fantasma, voltem ao vigor e a paz que um dia ali existiu.