Um apanhado sobre as N.O.M.s e N.I.E.M.s, elas realmente são o melhor método de avaliação? Por: Forever Crimson River Se você é u...

As Tão Temíveis Provas

Um apanhado sobre as N.O.M.s e N.I.E.M.s, elas realmente são o melhor método de avaliação?


Por: Forever Crimson River

Se você é um aluno de Hogwarts, com certeza deve ter passado este final de ano letivo fazendo provas. No entanto, alguns anos sofrem mais do que outros, visto que até um aluno que recém está saindo de seu primeiro ano pode começar a já temer o fatídico dia em que terá que encarar uma N.O.M., e posteriormente, uma N.I.E.M. (se tiver conhecimento que essas provas existem é claro). Se você mora em Marte e não sabe o que são N.O.M.'s e N.I.E.M.'s, eu vos explico. N.O.M. se traduz em "Níveis Ordinários de Magia", N.I.E.M. se traduz em "Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia", ambas se tratam das provas mais difíceis que um aluno de Hogwarts pode vir a experimentar, sendo que a admissão em vários cargos pode ser bastante facilitada por alunos que possuem N.I.E.M.'s em seu currículo. Por exemplo, o Ministério da Magia só aceita candidatos a aurores que apresentem no mínimo cinco N.I.E.M.'s com Excede Expectativas ou Ótimo. As duas provas são realizadas pela Autoridade dos Exames Mágicos, ao qual consta na Divisão de Educação Mágica, sendo suas notas O (Ótimo), EE (Excede Expectativas), A (Aceitável), P (Péssimo), D (Deplorável) e T (Trasgo). Aqueles que tiram uma menção O, EE ou A estão aprovados no exame, já que os que tiram P, D e T estão reprovados, sendo que é possível que um aluno que tire P refaça o exame em uma futura tentativa. Garantir uma boa N.O.M. em uma matéria pode garantir ao aluno a entrada em uma das classes oferecidas para a realização da N.I.E.M. de tal matéria, o que por sua vez leva a escolha dos cargos como já mencionado antes, praticamente essas provas são o que garantem o futuro bem sucedido de um bruxo. 

Neste mês de junho, os alunos do quinto e sétimo ano enfrentaram as N.O.M.'s e as N.I.E.M.'s. para tentar garantir o melhor futuro possível, no entanto, já se perguntaram se essas provas realmente são justas? Como aluna do quinto eu posso falar aos leitores do Profeta Diário que as N.O.M.'s são provas bastante exaustivas, a ponto de que, no momento em que passei da metade da prova, já estava com o cérebro cansado demais para responder a metade seguinte, e olha que isso era apenas a parte teórica do exame, ainda tinha a prática no período da tarde. Como é uma N.O.M. para cada matéria, assim que terminei a da primeira, já estava querendo me enterrar na cama em vez de enfrentar uma nova N.O.M. de outra matéria. Se as N.O.M.'s já são difíceis, não quero nem ver o momento em que chegarei as N.I.E.M.'s, afinal, como o nome delas mesmo diz "Incrivelmente Exaustivos", são provas que levam mesmo a exaustão de um aluno. Claro que não teremos apenas um testemunho sobre as N.O.M.'s, a aluna Sarah Nottingham do sétimo ano aceitou dar uma pequena entrevista sobre como foi a sua experiência com as N.I.E.M.'s. "Os N.I.E.M.'s... Difícil até de falar sobre {risos nervosos aqui}. Eu que sofro de insônia quando estou ansiosa e durante as provas eu basicamente surtei um pouquinho porque passei a dormir muito menos que o habitual. Meti a cara nos livros e quando finalmente terminou eu quase não me reconhecia. Meu cérebro deu um bug, fiquei um dia inteiro processando tudo. São provas muito longas e cansativas, isso todo mundo sabe, mas a sensação de ser a finalização da minha formação básica deixa tudo muito mais intenso. O pior foi que eu me matei de estudar e mesmo assim não fui tão bem quanto poderia... Tira o pé das minhas férias, N.I.E.M.'s!".

As N.O.M.'s são provas tão difíceis que a maioria dos alunos começam a se preparar para elas ainda no quarto ano escolar, e mesmo que sejam aprovados, podem não conseguir adquiria uma NIEM. Isso mesmo, os professores são aqueles que escolhem qual grau de menção irão aceitar em suas classes de N.I.E.M.'s, a maioria dos professores aceitam alunos que possuem menções Excede Expectativas e Ótimo, no entanto, existem relatos de docentes de Hogwarts que aceitavam somente alunos que tivessem um N.O.M. de menção Ótimo para entrarem na classe de N.I.E.M. Com isso, podemos fazer uma rápida estatística de que somente alunos que tiram N.O.M.'s Ótimo têm chances garantidas de participar das respectivas classes de N.I.E.M.'s, enquanto alunos que tiram N.O.M.'s Excede Expectativas geralmente conseguem vagas nas classes de N.I.E.M.'s, já alunos que tiram N.O.M.'s Aceitável, ainda que estejam aprovados, raramente conseguem uma vaga numa classe de N.I.E.M. Os relatos de alunos que perdem horas de sono para estudar para as provas são incontáveis, sendo que até na história de Hogwarts temos casos extremos, uma ex-estudante de Hogwarts de alguns anos atrás, Hannah Abbott, se sentiu tão pressionada com o exame que acabou tendo um ataque de pânico, teve que ser ministrada uma Poção Calmante na menina para que ela conseguisse ter a ansiedade diminuída. Naturalmente, assim que uma N.O.M. termina, o processo de preparação para as N.I.E.M.'s já se inicia no sexto ano para os alunos que conseguiram fazer parte das classes de N.I.E.M.'s, o que claramente já pode tirar a paz mental da maioria dos alunos, até mesmo dos que não conseguiram entrar nas classes, afinal, é uma N.I.E.M. a menos para o currículo, o que pode gerar graves consequências na hora de arrumar um emprego no mundo bruxo.

Querendo saber um pouco mais de como os alunos tendem a reagir perante as provas, entrevistamos alguns docentes para que falassem sobre como enxergam os alunos antes das provas. Aaylah Bertrand, docente de poções do quinto ano, nos diz "Percebo que a maioria deles está bem preparada, contudo, vejo uma diferença enorme nos dois grupos que poderia dividir a turma: aqueles que estão focados, e aqueles que ainda não perceberam o que são realmente tais provas. Para aqueles que estão focados, vejo que em geral também estão bastante ansiosos e aparentam já ter uma ideia geral da prova. Além disso, sempre estão tentando relacionar os conteúdos de aula, relembrar tópicos e aulas e estudam no tempo livre também. Já aqueles que ainda não deram muita atenção à necessidade de estudo e compreensão da prova estão em geral bem tranquilos, porém, assim como o grupo anterior, não deixam de estudar, embora não sintam ainda a mesma pressão que o outro grupo sente. Aliás, a maior parte deles se insere nesse grupo. Acredito que não seja por isso que teriam maior dificuldade na prova". Já Isabel Ziegler, docente de mitologia do sétimo ano, nos diz: "Acho que agitados é a melhor forma de descrever, já que existem diversas reações diferentes como os que estão revisando coisas de última hora, os que ficam roendo unha em expectativas, aqueles que simplesmente não conseguem parar quieto até entrarem no salão principal e os que ficam de conversa. É notável que os exames mexem com eles de todas as formas possíveis, então eu os vejo sempre como agitados seja por antecipação, nervosismo, medo de uma nota ruim ou querendo manter a matéria fresca na memória". Pelo testemunho das duas docentes, é possível notar que as N.I.E.M.'s certamente mexem mais com os alunos do que N.O.M.'s, muito devido ao fato de que as N.O.M.'s são o primeiro contato dos alunos com esse tipo de prova, o que pode tornar grande maioria "inocente" perante o desafio.

É muito evidente que as N.O.M.'s e N.I.E.M.'s são provas que mexem com o psicológico dos alunos e testam de maneira exaustiva seus conhecimentos, de forma que nos leva a pensar se esse é realmente o melhor método de medir o conhecimento dos jovens bruxos. Certamente é difícil pensar em um método avaliativo que possa ser realizado em massa para tantos bruxos, provas teóricas e práticas realmente parecem o método mais fácil de ser aplicado, mas convenhamos, poderia ter uma forma mais justa de serem aplicadas, de forma que o que realmente importa fosse avaliado. O que essa mera estagiária quer dizer com isso? Que o que importa de verdade é avaliar os conhecimentos dos alunos em questões de teoria e a suas maestrias para lidar com situações práticas, e não quanta pressão eles conseguem aguentar antes que sequer as provas comecem. Como pode-se avaliar somente o conhecimento de um aluno se os exames são tão extensos ao ponto de fadigar a mente do aluno antes que ele consiga sequer passar de dois terços da prova? Uma mente cansada não consegue utilizar toda a sua capacidade cognitiva, sequer talvez lembre de tudo aquilo que estudou desde o quarto ano escolar. Exames deveriam avaliar o quanto um aluno aprendeu de uma matéria, e não quantas questões corretas ele consegue responder em um tempo estipulado, ou se consegue fazer uma tarefa prática em poucos minutos. Com essa matéria busco, além de levar o conhecimento sobre as N.O.M.'s e N.I.E.M.'s para anos inferiores, a fim de já tomarem conhecimento e se prepararem, como também alertas a Autoridade dos Exames Mágicos sobre o estes exames fazem com as mentes dos estudantes. 

Como alerta do risco a saúde mental que essas provas fazem, deixo o testemunho de Matteo Looken, aluno do sétimo ano. "Bom, o 'Incrivelmente Exaustivos' não está ali de brincadeira, não. Eu posso dizer que alguns meses atrás eu não tinha qualquer medo do exame, achava que ia tirar de letra porque quando fiz os N.O.M.'s achei a maioria das provas bem de boas, embora um tanto complicadas. A ilusão foi quebrada cerca de uma semana antes do início das provas, porque eu comecei a entrar numa crise existencial após ouvir uns relatos sobre os N.I.E.M.'s de ex-alunos que não eram muito agradáveis, então eu realmente fiquei bem mal, a ponto de acabar tendo uma série de enjoos fortes e ter que ficar um tempo sob os cuidados da Alessa, a enfermeira-chefe da escola. Por falar nisso, eu acabei tendo que ficar indo na Ala Hospitalar todos os dias na semana dos exames teóricos, porque no fim da primeira prova, que foi de TCM, eu acabei desmaiando devido ao nervoso e a ansiedade. No fim das contas, eu acabei indo relativamente bem, mas realmente as provas são feitas para testar o nosso limite, então se fosse para resumir, as provas são difíceis para um excelentíssimo senhor car... caramba.". Já para os guerreiros que este ano realizaram as N.O.M.'s como eu, ou as N.I.E.M.'s, deixo os votos de Sarah Nottingham em uma linguagem utilizada bastante pelos trouxas na chamada internet "#vaipassar #nemquesejaporcimademim", além de, claro, um boa sorte da equipe do Profeta Diário a todos os estudantes.