Por: Graham Faust McAlister Elfos domésticos sempre foram, desde que se há registros, criaturas que servem aos bruxos e bruxas com ...

Política: A Liberdade dos Elfos


Por: Graham Faust McAlister

Elfos domésticos sempre foram, desde que se há registros, criaturas que servem aos bruxos e bruxas com trabalhos domésticos – responsável pelo sugestivo nome da espécie. Há registros de famílias inteiras de elfos que servem famílias bruxas há gerações, sempre passando o trabalho para o próximo elfo na família, mas suas atribuições não se resumem unicamente a serviços domésticos, pois essas criaturas também executam qualquer função dentro de algumas métricas ordenada por seus mestres. Atualmente as condições trabalhistas e de vida dessas criaturinhas melhorou bastante, porém nem sempre foi assim.

Há vários anos – e até mesmo hoje em algumas famílias mais conservadoras –, as tarefas dos elfos são tão abusivas que eles podem acabar perdendo membros do corpo, sendo presos ou até mesmo morrerem tentando cumprir as ordens de seus "patrões" escravagistas. Pois, sim, esses "patrões" abusivos são considerados, segundo as Leis de Proteção e Cuidados aos Elfos Domésticos, como atos de escravismo, e obviamente são puníveis caso comprovadas.

Mesmo sendo considerados criaturas, não seres, Elfos domésticos possuem um nível grande de conhecimento e inteligência (que varia assim como entre os humanos bruxos e trouxas). São extremamente capazes de realizar magia sem o auxílio de varinha, dotados de fala e pensamento crítico e bastante fascinantes quando se ouve alguma história contada por eles. De diferentes personalidades, não é possível restringir elfos domésticos em uma única categoria qualitativa, demonstrando toda a diversidade da espécie.

Todos esses pontos nos levou a questionar se os elfos correm perigo e como funciona todo o processo de regularização dos elfos. Portanto, tivemos a oportunidade de entrevistar brevemente a Stra. Katy D'Amici, atual chefe e responsável no Ministério Britânico pela Regulamentação dos Seres Mágicos da Grã-Bretanha onde ela nos respondeu alguns questionamentos.

PD: As leis que regem os direitos trabalhistas dos Elfos Domésticos começou com uma petição da ex-Ministra da Magia, Hermione Granger. De lá pra cá, o que você acha que mudou em relação a como essas criaturas são vistas e se veem?

Stra. D'Amici: Com certeza ocorreram mudanças positivas, hoje em dia eles são vistos pela maioria como parte da comunidade mágica e não à margem dela. Mesmo que por conta do passado eles sejam bastante fechados, há um bom diálogo entre bruxos e elfos.

PD: Ainda hoje muitos elfos trabalham no velho sistema escravagista. Como o Ministério age quanto a isso? Recebem muitas denúncias?

Stra. D'Amici: Recebemos algumas denúncias sim e quando elas acontecem trabalhamos o mais rápido possível para investigar e intervir nas situações que encontramos.

PD: Comente um pouco sobre o processo de regularização do trabalho dos elfos.

Stra. D'Amici: Isso ocorreu há muitos anos atrás, não estava presente no Ministério da Magia ainda, mas como toda grande mudança muitas pessoas discordaram, houve muito trabalho a ser feito, estudo e muitas pessoas envolvidas lutando pelos direitos do elfos, além deles mesmo que também foram consultados sobre as condições.

PD: Por que alguns lugares como Hogwarts possuem vários elfos, mas famílias bruxas costumam ter apenas um?

Stra. D'Amici: O caso é que Hogwarts é um local imenso com uma enorme quantidade de alunos na adolescência, fase em que com certeza eles mais se alimentam e mais dão trabalho, então realmente é necessário um número maior para poder manter o castelo funcionando cem por cento. Já uma casa, por mais que a família seja grande, não chega nem perto dos números da escola e nada os impede de ter mais de um elfo.

PD: A visão sobre os elfos serem criaturas e não seres não mudou, mesmo após muitos anos e avanços em seus direitos. Por quê?

Stra. D'Amici: Porque eles ainda se enquadram na categoria de criatura como são descritos, há uma diferença na descrição de criatura para ser, mas isso ainda está sendo estudado. Centauros e Sereianos quiseram ser vistos como seres, então se elfos desejarem isso, vamos rever.

PD: Comente sobre a magia dos elfos e como isso é monitorado.

Stra. D'Amici: O monitoramento da magia dos elfos não é algo complexo de se fazer e raramente encontramos algum problema. Os elfos são uma comunidade bastante tranquila e como disse anteriormente, são fechados também de certa forma.

PD: As leis trabalhistas para os elfos são relativamente novas, como elas se adequam ao mundo moderno?

Stra. D'Amici: As leis por terem sido feitas do mundo moderno se adequam a ele sim, é claro que sempre há o que melhorar, por isso estamos sempre estudando todas as situações.