Por: Anastasia Turner Williams Bons profissionais não surgem do nada, não aparecem simplesmente do acaso. Para entrar no disputad...

Os Estagiários



Por: Anastasia Turner Williams

Bons profissionais não surgem do nada, não aparecem simplesmente do acaso. Para entrar no disputadíssimo mercado de trabalho de hoje, é necessário que a pessoa tenha um conhecimento amplo sobre aquilo que está fazendo, conheça a área onde atua profundamente, além de saber lidar com cobranças, prazos, ou o que mais seu cargo exigir. Fora isso, as pessoas que tem uma experiência prévia no ramo, sempre tem chances maiores de se destacarem.

Foi pensando em ajudar os jovens a conseguirem uma colocação boa no mercado de trabalho que várias empresas e institutos governamentais abrem vagas periodicamente para menores aprendizes (os ditos estagiários) para que assim eles tenham algum tipo de conhecimentos nas mais diversas áreas. Atualmente, o Ministério da Magia, o Hospital Saint Mungus e o próprio Profeta Diário, são as instituições bruxas que mais abrem vagas para que os alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts tenham a oportunidade de começar suas carreiras.

A partir do quinto ano estudantil, os estudantes podem estar dando entrada na papelada para se candidatar a uma vaga de estágio em uma dessas três instituições. E as vagas são diversas, praticamente em todos os departamentos. Mas diferente dos outros anos, onde a procura dos jovens foi pouca, agora nesse segundo semestre de 2016, praticamente todos os estágios estavam devidamente ocupados. A redação do Profeta foi atrás de algumas dessas personalidades para descobrir como que eles, que são o presente e o futuro da sociedade bruxa, estão lidando com essa nova rotina de aprender na Escola e colocar em prática no trabalho.

Profeta Diário: Qual é o seu cargo hoje? 
Allison McCready: Estagiária da Força Tarefa Ministerial 
Benjamin Chevrin: Atualmente estou estagiando no Departamento de Mistérios. 
Damon Salvatore: Eu estagio no hospital Saint Mungus! 
Niels Wichbest: Eu atualmente atuo como estagiário do Hospital Saint Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos. 
Olav Czarevich: Sou estagiário do Departamento de Fiscalização da Saúde e Medibruxaria.

Profeta: O que exatamente você faz? 
Allison: Um pouco de tudo para falar a verdade, dentro da Força Tarefa eu tenho funções bem burocráticas como trabalhar com a papelada que precisa ser diariamente preenchida mas também vou a campo, tudo depende da necessidade. Às vezes acompanho Aurores mais experientes em missões ou até sou designada para algumas tarefas sozinha, geralmente todas as que estou presente não são de grande risco. Ah, eu também sirvo vários cafés, só pra não perder o costume eu acho. 
Benjamin: As tarefas são bem diferenciadas, mas acho que isso acontece com qualquer estagiário, afinal a intenção é realmente aprender um pouco de cada coisa que se pode conseguir e no meu departamento não é diferente. Geralmente eu cuido mais da parte burocrática, preenchendo papeis, organizando pastas e levando de um lugar para o outro quando necessário, mas também há momentos em que acabo indo para a parte prática que depende muito do que a chefe do meu departamento pede... E café, é claro, sirvo bastante café. 
Damon: Eu ajudo no tratamento de diversos casos que chegam no hospital, faço algumas curas e auxilio os curandeiros e enfermeiros quando eles precisam de ajuda. É bem legal e empolgante. 
Niels: Eu atuo em todos os departamentos do Hopital auxiliando os curandeiros que solicitam ajuda, por vezes assumo os pacientes quando não há curandeiros disponíveis para atender ao caso e levo café para o diretor quando ele pede também... 
Olav: Ajudo em questões gerais, como: agendar reuniões, organizar documentos, auxilio diretamente a inspetora quanto as questões que devem ser feitas no setor e outras coisinhas a mais. 

Profeta: O que te motivou a querer um estágio? 
Allison: Curiosidade. Eu não fazia ideia de que carreira queria seguir, para mim era tudo muito abstrato no que diz respeito às profissões bruxas. Comecei a ver as vagas de estágios em vários órgãos e a pesquisar sobre. Quando a vaga na Força Tarefa apareceu eu imaginei que fosse dentre todas as opções o maior desafio possível. E aqui estou. Tudo começou por pura curiosidade mesmo. 
Benjamin: Eu posso dizer que a motivação surgiu pelos acontecimentos do dia-a-dia. Não demorou para eu ver o quão importante um estágio seria em meu crescimento escolar, profissional e até mesmo pessoal, então eu comecei a pesquisar sobre [o estágio]. Com um tempo o interesse foi crescendo muito e acho que por ter membros da família que trabalham no ramo, eu me senti ainda mais motivado a querer conseguir essa experiência. 
Damon: Resumidamente, eu tenho mais três irmãos gêmeos. Quando nascemos, nossa mãe, Adelaine, infelizmente não suportou e foi chamada para ir para um lugar melhor. Quando eu fiquei maiorzinho e descobri o porque de não ter mãe igual os meus colegas da escolinha, eu decidi que seria um grande medibruxo para salvar as pessoas. 
Niels: Eu sempre tive uma relação de amor com o Saint Mungus, quando eu era pequeno, eu tive Sarampagia Infantil, cheguei à atingir o terceiro estágio da doença. Porém uma ex-curandeira do Hospital, conseguiu reverter meu quadro clínico, portanto estou aqui vivo e a mulher que salvou minha vida se tornou minha mãe adotiva. Mas antes de realmente decidir se queria seguir os passos de minha mãe, eu queria ter certeza, portanto estou estagiando. 
Olav: Pretendo seguir o ramo da medicina bruxa quando terminar meus estudos, por isso resolvi estagiar nesse setor. Eu poderia ter ido para o Saint Mungus, mas queria ver primeiramente a parte burocrática da área em que pretendo atuar, pois penso que isso irá fazer com que eu tenha mais conhecimento a respeito do assunto. 

Profeta: Você está gostando? Era o que você estava esperando? 
Allison: Estou gostando sim, acho que a coisa toda é bem maluca e a gente nem faz ideia do que acontece por aí até estar dentro vivendo aquilo. Todos os Aurores com quem trabalho são ótimos e muito legais, o Comandante de cara me botou medo mas hoje vejo que é uma das pessoas mais incríveis que já conheci. Está sendo bem mais do que eu esperava, tirando a parte burocrática que as vezes da aquela pequena vontade de cometer suicídio, mas fora isso é maravilhoso -q 
Benjamin: Com certeza! Eu entrei com ótimas expectativas e elas foram atingidas facilmente em pouco tempo! A Chefe do meu departamento foi bem simpática e isso certamente contribuiu para que o clima nessa experiência profissional fosse ainda melhor. Não posso negar que às vezes é inevitável querer um dia de folga, mas acho que eu não seria humano se não quisesse! 
Damon: Opa, estou amando! Se bem que só estou aqui há mais ou menos duas semanas, então não sei se minha opinião conta muito por agora. Mas está sendo muito legal! 
Niels: Gostando? Eu estou adorando! Acabou superando tudo o que eu esperava, eu nunca sei com o que vou ter que lidar e quando me chamam para auxiliar tenho que estar sempre preparado, então tem sido uma experiência muito boa para mim. 
Olav: Mesmo com bastante trabalho é muito bom estagiar no nível 11, mas sou suspeito a falar sobre isso. 

Profeta: Como é conciliar o estágio com os estudos em Hogwarts? 
Allison: Bem difícil pra falar a verdade. Na Força Tarefa as coisas não acontecem bem em horário comercial, se é que me entende, às vezes recebo corujas antes de amanhecer ou literalmente no meio da noite/madrugada porque algo aconteceu e sou necessária. Não é o trabalho mais fácil de se conciliar com os estudos mas no fim a gente dá um jeito quando quer mesmo as coisas. Só gostaria de ter mais horas de sono, isso é um fato. 
Benjamin: Não é tão fácil, mas isso não é algo para desanimar, afinal você tem que ter consciência disso quando coloca essa experiência na sua vida. Pode ser cansativo em alguns momentos, mas se tiver organização e dedicação então tudo fica melhor e muito mais leve porque se torna algo que gosta e não faz por obrigação. 
Damon: Bem, como estou no cargo há pouquissimo tempo, por enquanto tem sido super fácil, é só questão de administrar bem o tempo e ser disciplinado. Vamos ver depois, né. Mas acho que vai ser tranquilo. 
Niels: Devo admitir que nem tudo é um mar de rosas, foi um pouco complicado no meu quinto ano em Hogwarts, devido aos NOM's. Eu tive que abrir mão de algumas coisas como os treinos de quadribol para poder conciliar os dois, mas espero que no sexto ano as coisas melhorem um pouco. 
Olav: Para mim não é muito complicado como acham que pensam, é só saber dividir os horários para cada coisa que no final dá tudo certo. Porém, não nego que seja um pouco cansativo. 

Profeta: Qual a importância de se ter um estágio para você? 
Allison: Acho que o estágio é a melhor coisa que pode acontecer, pode até parecer o clássico discurso etc e tal mas é a verdade, quando a gente entra no estágio e começa a aprender o funcionamento de tudo a coisa muda de figura. Acho que está sendo importante para me ajudar a amadurecer e aprender muita coisa, mesmo que eu não siga na carreira ministerial eu sei que tudo que aprendi e estou aprendendo ali vão ser úteis, vou levar pro resto da vida. 
Benjamin: A experiência de um estágio é algo muito importante na carreira profissional hoje em dia porque você vai estar preparado a lidar com responsabilidades. Também tem o lado pessoal que é de certa realização vocacional se você gosta do lugar onde está, então com certeza vai muito além de só mais um “emprego”. Se eu pudesse dizer algo aos que estão indecisos então daria uma grande força na ideia porque realmente é uma oportunidade única e de grande valor! 
Damon: É importante para mim um estágio nessa área para eu ganhar experiência naquilo que eu quero fazer depois que me formar em Hogwarts, que é ser um medibruxo. E também ajuda a ganhar mais responsabilidade com as coisas, algo que a vida adulta requer bastante. Estou no caminho certo para ter um futuro brilhante! 
Niels: Ganhar experiência, pra mim essa é a principal importância de um estágio. Mas também é bem útil pra decidir seu futuro, porque sem ter nem sequer vivenciado alguma situação do seu futuro emprego. Quer dizer como você vai ter certeza de que quer aquilo mesmo? Como você vai saber se tudo o que você sonha é de verdade? Então um estágio é importante pra cada um descobrir se possui realmente uma vocação para aquilo, assim como para vivenciar situações com as quais você viverá até o momento que você mudar de emprego. Além de fica bem quando é colocado no currículo. 
Olav: Como pretendo ser um medibruxo ao me formar, tenho consciência que o estágio vai contribuir bastante para o meu currículo profissional e terei mais experiência em alguns assuntos do que pessoas que não tiveram a possibilidade de ter a mesma vivência que eu. Isso pesará no futuro, no momento que tiver uma oportunidade de emprego.