Por: Chanel Rowan Chandler
Brindar ao fim de ano é excepcional, mas com toda a correria do ano letivo, é quase impossível manter a cabeça em foco. O primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, é de fato importante. Porém, não impõe condições aos alunos deste grupo. A partir do sexto ano, as preocupações vão se acumulando, pois nem todos colocam os pés nesse terreno com conhecimento do que querem ser quando partirem. Eis que chega o esperado momento de decidir qual carreira seguir, uma vez que no sétimo ano, os alunos devem mencionar as matérias que se encaixam a sua grade de estudo de acordo com a profissão desejada. E naturalmente que ocorrem alguns equívocos, pois nem todos os jovens de dezessete anos possuem responsabilidade, ou até mesmo coerência para compreender o quanto isto é importante. Há quem diga que no mundo trouxa, os adolescentes costumam eliminar qualquer tipo de curso que envolva a matéria matemática, por ser exaustivamente chata e complicada. Mas se tratando de um mundo tão complexo como o nosso, seria difícil aderir a ideia. E com base na grade de formação dos atuais formandos, pode-se afirmar que não existe um padrão, apenas um grito no escuro. E para entender melhor de que maneira funcionam essas interferências acadêmicas, devulgaremos abaixo perguntas objetivas, respondidas pelas formandas Laura Gryf. Alecssander, Pann Grössen von Habsburg e Penélope Czarevich Rolstroy.
1. Qual é a sua grade de formação, e quais são as matérias da mesma?
Laura: Minha grade de formação é para Auror Ministerial. As matérias são: DCAT, Feitiços, Poções, Ritualismo, Curandeirismo e Ética Bruxa
Pann: A minha grade de formação é a do Corpo Docente de Hogwarts. As matérias são várias e são bem interessantes. A gente tem Herbologia que é a minha preferida, Transfiguração que como dizem os trouxas “não é a minha praia”, Feitiços, Curandeirismo, Ritualismo que foi uma das matérias novas que mais me impressionei, até por que a professora era bastante animada e as aulas eram descontraídas. E, por fim Ética Bruxa.
Penélope: Minha grade de formação é na Área da Saúde, e as matérias exigidas são: Herbologia, Poções, Feitiços, DCAT, Curanderismo, e Ética Bruxa.
2. Por que a escolheu?
Laura: Na verdade, eu tenho bastante afinidade com todas essas disciplinas, e trabalhar como auror é algo que eu gostaria muito.
Pann: É meu sonho me tornar docente. Jamais pensei em deixar Hogwarts e acho que dessa maneira eu encontraria uma forma de permanecer na escola por mais algum tempo.
Penélope: Pra ser honesta, eu não fazia ideia de qual grade escolher no início do ano letivo. Minha escolha surpreendeu-me muito, eu passei dias pensando “nossa, por que eu escolhi isso?”, e na primeira aula, a primeira coisa que pensei foi, “eu odeio Herbologia”. É algo extremamente complexo e avulso, vai do interesse, ou desinteresse de cada aluno. Até o momento a minha ficha ainda não caiu, e afirmo que foi uma decisão inconsciente, mas estranhamente me sinto positiva sobre o resultado.
3. Existe alguma influência na sua família? Ou, alguma experiência com a grade escolhida?
Laura: Sim. Existe alguma influência de experiências vividas e também existe influência dos familiares. Meu pai foi auror por muitos anos, ele e boa parte da família Alecssander. Acho que crescer observando o trabalho deles me fez admirar a profissão e querer fazer parte daquilo também
Pann: Meus irmãos Castiel e Aaylah são professores de Hogwarts. Ainda não tive nenhuma experiência e por isso me sinto um pouco nervosa. Acho que ser professor é uma das coisas mais difíceis.
Penélope: Sim, a minha prima Carolina já foi enfermeira do St. Mungus, e vivia me contando histórias sobre os pacientes, e os métodos de cura e etc. E quanto a experiência, não! Pra falar a verdade, fui estagiária do Ministério da Magia durante um ano, e tenho alguns títulos acadêmicos em Hogwarts, mas nenhum que tenha ligação com a área da saúde.
4. Você considera essa escolha de grande importância na vida de um aluno?
Laura: Sim. Se você escolher uma grade de formação que realmente se adeque à sua futura profissão, você iniciará a carreira com uma afinidade já bem maior. No entanto, escolher uma profissão futuramente que não tenha muito a ver com a grade de formação que você escolheu pode dificultar as coisas. Você terá que aprender tudo do início.
Pann: Considero por que os professores eles são responsáveis por levar aos alunos conhecimento e isso para mim é algo que tem bastante valor. Caso me torne docente quero fazer de tudo para que me trabalho não seja jogado fora. Quem sabe dessa forma eu consiga despertar em outros alunos o desejo por essa profissão.
Penélope: Primeiramente, eu acho que se formar é a maior batalha que enfrentaremos, pois requer muita paciência e disposição. Digo, se você chegou até lá, ninguém o tira de novo. Mas voltando ao foco da sua pergunta, creio que seja importante em partes, mais para uns do que para outros, pois veja bem. Escolher uma das grades apenas facilita sua entrada no setor desejado, conta como uma experiência extra, creio eu. Mas isso não impede que um aluno que escolheu a grade própria, de ser chamado para concorrer a algum cargo. É claro que é dada preferência ao que tem grade categórica, mas isso não desvaloriza nenhum formando.
5. Qual cargo você gostaria de exercer dentro da área escolhida?
Laura: Bom, ainda não pensei muito sobre isso. Não sei como são as divisões entre os aurores.
Pann: Sei lá. Sempre gostei de Poções mas tenho curiosidade de saber um pouco mais sobre o mundo dos trouxas. Quem sabe Estudo dos Trouxas seja uma boa opção.
Penélope: De enfermeira, provavelmente. Não escolheria nenhum cargo renomado, uma vez que ainda estou aprendendo a fazer curativos simples. E ainda estou adequando a minha identidade a essa profissão, preciso aprender os primeiros passos. E depois, quem sabe um salário melhor né.
6. Você tem algum conselho para deixar aos sextanistas?
Laura: Acho que o conselho é pensar sobre as matérias da grade que você irá escolher no sétimo ano. Isto é, se você escolhe uma grade pensando nas matérias que ela exige - e não necessariamente só na profissão que ela oferece -, você certamente irá escolher uma grade adequada à sua futura profissão, porque ela dificilmente será muito diferente das matérias com as quais você tem ou sempre teve afinidade.
Pann: Estudem mas mesmo assim nunca se esqueçam dos verdadeiros valores da vida. Pois quando identificamos os verdadeiros valores da vida encontramos conceitos fundamentais para uma existência feliz. Beijo pra todo mundo, pra minha mãe, pros meus irmãos, pro meu pai e pro Ruud que me aguentou o ano todo.
Penélope: Hum.. Talvez um desejo, de boa sorte. Aproveitem esse momento, assim como todos os anteriores, cada um deles são únicos. E não se deixem enlouquecer por essa escolha, pois isso não os define. Porque hoje eu posso ter escolhido a área da saúde, mas amanhã posso abandoná-la e seguir o circo. Quando deixamos Hogwarts, nos abrimos para um mundo de opções, então não te problema se você ainda não souber o que quer. Passe os próximos anos descobrindo, mas… Com o diploma na mão, é claro.