Por: Peter Donati Pallas
O dia dos namorados passou e com ele as vendas de chocolates, flores e ursos de pelúcia foram às alturas. Mais clichê que isso, apenas assistir de conchinha a filmes trouxas inspirados nas obras do Nicholas Sparks. Entretanto, o mais curioso de tudo é que estes não são os piores presentes que você pode dar ao seu namorado ou namorada. Por esse motivo eu conversei com muita gente tentando saber o que eles tinham ganhado nesta romântica data, e o que de fato era classificado como “presentes horríveis que você jamais deve dar no dia dos namorados”. Confesso que o pessoal é criativo na hora de dar itens ruins. Só espero que você não tenha cometido à mesma mancada.
Presentes egoístas: Como o próprio nome já diz, são presentes que você sabe que a pessoa comprou mais para ela do que para você. O carro chefe deles são geralmente itens esportivos, como contou uma de nossas entrevistadas: “Nesse dia dos namorados eu ganhei o uniforme completo da União de Puddlemere. Literalmente era o uniforme da cabeça aos pés. Sem contar que veio junto um dos modelos mais modernos de vassoura voadora. Era visível que muito dinheiro tinha sido gasto”. Naturalmente que para muitos dos nossos leitores esse presente poderia ser seu sonho de consumo, mas nesse nosso caso, existe um pequeno detalhe que muda tudo. “O mais curioso é que eu torço pelas Harpias de Holyhead, voo super mal, e todo o uniforme veio em tamanho masculino!”. Para os mais desavisados, as Harpias possuem uma das maiores rivalidades do esporte contra a União, o que já deixaria o presente realmente estranho, aliado ao fato de que veio em tamanho masculino, e com uma vassoura de última geração para uma pessoa que mal sabe voar, é óbvio que o cara comprou tudo aquilo mais pensando nele do que nela. É aquela clássica história do “vou te dar esse presente incrível, mas você me empresta quando eu precisar usar!”. Lógico que quando se fala em esportes, não estamos citando apenas o Quadribol. Um sujeito que conversei me contou que sua namorada lhe deu um kit completo de mergulho, com roupa mágica, Pés de Pato Propulsores e Máscaras "ar" eterno. O curioso é que o cara nunca mergulhou na vida, e ainda afirma ter medo do mar. De qualquer modo, tentando ser justo, não podemos atribuir esse peso apenas aos artigos esportivos. Também conversei com gente que ganhou histórias em quadrinhos sem nunca ter lido alguma, além de itens de colecionadores de séries, livros e afins, sem nem conhecer do que se tratava.
Itens para casa
Sejamos sinceros: Nos dias dos namorados a última coisa que você quer ganhar são itens para sua casa, como roupas de cama, potes, toalha de banho, ou almofadas (?), mas pior do que isso é ganhar da pessoa amada aquele presente que só enfatiza o estereótipo preconceituoso sobre as funções dos homens e das mulheres. Infelizmente, constatei que o número de presentes assim é gigantesco. Uma conhecida marca bruxa lançou nos últimos meses um super kit de panelas e itens de cozinha mágicos que prometia facilitar a vida de todos na hora de cozinhar. Durante minhas entrevistas, encontrei uma quantidade imensa de mulheres que tinham ganhado isso. Presentear a pessoa amada com coisas desse tipo, além de não ter romantismo algum, é de um mau gosto enorme. Tudo bem que a maioria das pessoas não quer trabalho na hora de fazer aquele almoço ou aquela janta, mas dar um kit de panelas para a sua garota é uma sacanagem gigantesca, além de claramente ser uma atitude machista. Itens para a casa são coisas que o casal precisa comprar em conjunto, e não se presentear. Deixe que sua tia-avó dê um jogo de cama para sua namorada. Lógico que não são apenas os homens que possuem atitudes desse jeito, muitas mulheres presenteiam seus namorados e maridos com itens estereotipados e que definitivamente nenhum cara gostaria de ganhar, como conta um dos nossos entrevistados: “Meu presente de dia dos namorados foi uma Furadeira Mágica Extreme S2 Tekpix Perfuration. É daquelas que conseguem perfurar até o centro da terra. O item é legal, mas eu não sou exatamente um cara que entende de consertos. Sem contar que junto com o presente veio o pedido para que eu fizesse uns furos na parede para fixar alguns quadros”. Itens de ferragens junto com pedidos de consertos? Aí não, né pessoal.
Presentes de Embelezamento
Chegamos a um item polêmico. Diversos salões de beleza estiveram oferecendo Kits com tratamentos de pele, tratamento de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure. Inclusive, vários deles tinham descontos para casais. Lógico que dar uma repaginada durante o dia dos namorados é algo super aprovado por todos, principalmente quando você quer ficar mais belo para a pessoa que ama, mas isso é apenas um detalhe e jamais deve ser dado para seu parceiro. É ele que deve tomar a atitude de se embelezar, não receber de você um kit “obrigação”, pois dando isso, você não estará apenas presenteando com algo horrível, como também estará dando uma enorme indireta. Pior que esses kits de beleza, foram as pessoas que optaram por dar aos seus parceiros aquela poção, vendida por um famoso boticário, que prometia te deixar magro por um período de 24 horas. Os efeitos realmente são verdadeiros e funcionam, mas se você deu isso de presente para seu namorado ou namorada, pode ter certeza que logo logo você receberá um pedido de separação.
Da sogra
Seguindo na onda de presentes que jamais devem ser dado nos dias dos namorados, estão alguns itens bastante comuns, como joias, roupas, e principalmente perfumes. Apesar de ser um clichê desta data, eu creio que muita gente goste de ganhar esse tipo de coisa, e pode ser algo bastante interessante de ser presenteado. O problema está quando você não entende nada sobre esses presentes, e pede ajuda para sua mãe. Essa é uma coisa que envolve principalmente os homens, e confesso que é um erro que eu já cometi. Por sorte minha mãe entendia tudo sobre joias e perfumes (por ser uma consumidora assídua) e acabei me saindo bem. Mas o ponto aqui é que muitos caras não podem dizer o mesmo de suas adoráveis mamães, principalmente quando elas forem mais velhas. Ou seja, pedir ajuda pode ser um erro fatal. Além disso, nenhuma garota ou garoto gosta de saber que seu namorado não sabe nada sobre ela e precisa pedir ajuda para sua mamãezinha para comprar alguma coisa. Eu até não critico os adolescentes. Geralmente escolher bons presentes nessa idade é meio difícil, mas ver um marmanjão pedindo ajuda da mamãe, pega mal, né parceiro?
Bichos e Plantas
Esses presentes são um eterno dilema. Muitas pessoas que eu conversei não se importariam em ganhar um animal fofinho, como um filhote de gato, um pufoso, ou até mesmo um amasso. Muitos até afirmam que depois de um tempo de namoro, isso pode ser algo bem bacana e que aproxima o casal. O problema está no fato de que tem gente totalmente sem noção quando o assunto é escolher animais. Não, eu não estou falando de ratos, cobras e sapos (apesar de que se a garota me der isso, ela leva um pé na bunda na hora). O ponto aqui são aquelas pessoas que acham interessante dar, por exemplo, um espécime de Mooncalf (Bezerro Apaixonado), Pocotós, Tronquilho ou Pelúcios. Além de você estar tirando esses animais do seu habitat natural, eles são criaturas difíceis de manter e costumam causar grandes estragos nas residências. Além dos bichos, outro item complicado são as plantas, até mesmo para quem curte ganhar isso, como conta uma das pessoas que conversei: “Eu sempre curti Herbologia, e plantas mágicas, mas eu sempre gostei das espécies belas e cheirosas. Ganhar uma Mimbulus Mimbletonia foi decepcionante!”. Pra quem não sabe, essa planta é parecida com um cacto e solta um líquido realmente fedido, então se quer dar plantas, se mantenha apenas nas flores, e de preferência escolha o clichê buquê de rosas. É mais seguro.
Menções Hon(ro)rosas: Duas coisas que eu não podiam deixar de comentar, são os itens para bebês e as tatuagens. O primeiro deles já é claramente uma das coisas mais “corta clima” que existe. Existe uma coisa chamada “Chá de Bebê”, e ele serve para que seus amigos e familiares presenteiem você e seu parceiro com todos os itens para o filho que irá chegar, ou seja, ele existe justamente para que você não precise comprá-los. Pior do que isso foi o que aconteceu com um dos entrevistados: “Nesse dia dos namorados eu ganhei um enxoval completo. Tudo que um bebê precisa. O problema é que minha namorada nem está grávida. Eu tenho quase certeza que ela está tentando me dar uma indireta. Só que eu não estou pronto para ser pai. Depois desse dia tenho pesquisado algumas vagas de emprego no Japão. Estou tentado a fugir para lá”. Ou seja, além de dar um presente ruim, você faz a pessoa se mandar do país. Entretanto, no topo dos presentes horríveis estão as tatuagens. O número de gente que fez isso foi incrivelmente alto, principalmente para aproveitar as promoções de tatuagens combinando. O problema é que as pessoas não sabem o que significa tatuagens combinando, assumindo assim que seja tatuar o nome ou até mesmo o rosto do amado, enquanto o parceiro faz o mesmo. O pior de tudo é apelar para as tatuagens permanentes, que não saem nem se lançado o feitiço Incendio sobre a pele. Digamos que existem outras formas de fazer declarações de amor melhores do que essa.
Enfim caros leitores do Profeta Diário, esses foram alguns dos presentes bizarros vistos nesse dia dos namorados. Espero que vocês não se encaixem em nenhuma das categorias, caso contrário, temo lhe dizer que além de sem noção, você corre o sério risco de ficar solteiro. Mas brincadeiras à parte, talvez essa matéria tenha feito você rever seus conceitos, e na próxima você não cometerá os mesmo erros. Além disso, sempre é possível compensar. Quem sabe um pedido de desculpas, um buquê de flores, e um CD do Wesley Safadão não faça com que tudo volte ao normal entre vocês dois.