Dragões ou dragos do grego drákon, δράκων) são animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Os dragões são extremamente difíceis de matar graças a uma magia muito antiga que impregna seu grosso couro que apenas os feitiços mais poderosos são capazes de penetrar. Uma das criaturas mais perigosas do mundo bruxo, algumas espécies também podem soltar fogo a uma distância de 15 metros. Provavelmente a criatura mágica mais famosa do mundo, já que se encontra entre as mais difíceis de esconder. A fêmea é em geral maior e mais agressiva que o macho. Possuem grandes propriedades mágicas, e seus ovos são considerados Artigos Não Comerciáveis Classe A.
Existem reservas naturais de Dragões sendo a maior de todas na Romênia. Além de abrigá-los a reserve serve ainda como centro de estudos. Diversos interessados na área estudam os costumes e características especiais destas criaturas. Dragões também guardam os cofres de segurança máxima de Gringotes. Atualmente existem doze espécies de Dragões, embora se saiba que elas se entre-cruzam produzindo híbridos raros. Os Dragões puro-sangue são os seguintes:
Barriga-de-Ferro Ucraniano: A Maior raça de Dragão conhecida.
Chifres-Longos Romeno: Os chifres deste dragão se tornam muito valiosos como ingredientes de poções.
Dente-de-Víbora Peruano: Menor raça de dragão conhecida, sendo a mais veloz em vôo.
Dorso-Cristado Norueguês : Dragão que lembra o Rabo Córneo na maioria das suas caracteristicas.
Focinho-Curto Suéco : É um belo dragão azul-prateado cuja pele é muito procurada para confecção de luvas e escudos de proteção.
Focinho-Longo Português : Presente no Livro "A Criação de Dragões Como Prazer e Fonte de Renda ".
Meteoro-Catalão : Presente no Livro "A Criação de Dragões Como Prazer e Fonte de Renda ".
Meteoro-Chinês : Única espécia oriental de dragão.
Negro das Ilhas Hébridas : Bastante agressivo e exige um território de 170km² por Dragão.
Olho-de-Opala : A espécie mais bonita de Dragão.
Rabo-Córneo Húngaro : Dragão com fama de ser o mais perigoso.
Verde-Galês-Comum : Entre as raças que menos causam problemas.
A classificação do M.M. para Dragões é de XXXXX e sua periculosidade pode varia de 1 a 10 pontos.