Por: Annie Miller Slowli ...e não LevioSAAAR O final do ano letivo é recheado de novidades, como a Intercasas, a Copa das Casas, ...

A seleção de alunos destaque

Por: Annie Miller Slowli

...e não LevioSAAAR

O final do ano letivo é recheado de novidades, como a Intercasas, a Copa das Casas, a cerimônia de encerramento do ano letivo e, claro, a chegada das férias. Porém, há uma competição bastante acirrada que não pode ser esquecida, a seleção dos alunos destaque. Eles já estão sendo escolhidos pelo corpo docente da escola de Hogwarts, onde cada professor indica o seu aluno favorito para o título por meio de uma votação. A formanda corvina Aaylah Bertrand o conquistou logo em seu primeiro ano em Hogwarts e compartilhou com o Profeta Diário sua experiência. “No primeiro ano, eu não imaginava isso, sinceramente. Eu comparecia às aulas mais para passar de ano e também porque sempre foi divertido interagir — até mesmo com prazos, que eu não sou muito boa. Eu fiquei bem surpresa. Ao longo dos demais anos, fui neutra na parte de competição. Continuei querendo me divertir, passar de ano e até tinha uma pontinha de vontade de ser destaque, mas eu não poderia ser injusta em querer isso só para mim”, disse ela. Questionada sobre a possibilidade de ser aluna destaque novamente, Aaylah se mostrou otimista, mas não gananciosa, e citou a colega de classe que foi aluna destaque no ano anterior. “Até tenho chances de ser destaque, mas a mesma coisa para a Andreza — minha “rouba-destaques” —, e olha que ela é muito boa e considero muito. Se ela ganhasse, eu ficaria tão feliz quanto se eu ganhasse. Esse ano eu pude conhecê-la melhor e entendo por que os professores elegeram a grifina anteriormente. Então por que ser gananciosa e dizer que eu mereço mais que ela, fulano ou ciclano? Se eu for também vai ser incrível, mas o que me deixa mais orgulhosa é que agora estou me formando e isso é uma coisa certa. Além disso, acredito que outros membros da minha família tenham chances — também ficarei muito feliz se algum deles se sobressair — e quem sabe quem merece mais são os professores. Vamos cruzar os dedos e esperar.”

Aaylah se mostrou empolgada em relação à sua graduação e optou por acrescentar mais algumas palavras. “Não posso deixar de falar, e espero que os formandos concordem comigo, que todos esses anos valeram a pena, tanto para participar mais desse mundo, quanto para fazer novas amizades, procurar conhecer melhor os colegas e perceber que nem sempre os estereótipos das Casas se encaixam com todos os membros. E também que todos os professores de DCAT têm algum probleminha e cabe a nós tentar dar um jeito de passar por cima disso e dar o melhor de cada um."

Já a grifina terceiranista Emylli Donatelle definiu o título de aluno destaque como um árduo desafio que só pode ser encarado com muito esforço e dedicação. Inclusive não apontou em seu nome como a principal aposta para o terceiro ano. “Não é fácil ganhar o aluno destaque. As aulas são puxadas, e o aluno tem que se dedicar muito para ganhar esse título. Eu acho que me esforcei esse ano, porém não sei se foi esforço suficiente.”

Partindo para uma realidade mais próxima de como acontece a escolha dos alunos que mais se destacaram ao longo do ano letivo, convidamos a diretora da Corvinal, Laura McFlont, para comentar os principais aspectos avaliados pelos professores na hora dessa decisão. “Sobre os meus quesitos de avaliação, sinto que não devem ser tão secretos assim, já que a maioria dos docentes tentam sempre pensar desta maneira. Eu observo o comportamento de todos os alunos desde o primeiro dia de aula, conto a sua participação em aula, se ele vai com frequência ou tem hábitos de fingir alguma doença para ficar afastado na Ala Hospitalar. Depois da participação, valorizo também o seu desenvolvimento nas aulas, se ele cada dia mais mostra uma evolução tentando guardar todos os ensinamentos passados. Em cada aula, seleciono os alunos que mais se destacaram naquele dia. No final do ano, junto sempre isso para poder chegar finalmente ao destaque do ano.”

A parte mais frustrante é a hora da escolha definitiva, já que nem sempre apenas um aluno merece tal título renomado. “Sobre a dificuldade de encontrar os destaques, confesso que esse ano eu fiquei com bastante dúvida, ainda mais no quarto ano. Sempre encontramos muitos alunos dedicados e que fazem tudo por merecer o título. Essa provavelmente é a escolha mais difícil que devo fazer todo ano letivo.”

A Equipe do Profeta Diário deseja uma boa escolha para cada professor de Hogwarts e boa sorte para todos os alunos que estão na torcida para conquistar o título de aluno destaque.