Por: Annie Miller Slowli.  De alguns anos para cá, o sistema de aulas em Hogwarts mudou muito. A média das notas é menor, o número de...

O avanço de Hogwarts

Por: Annie Miller Slowli. 


De alguns anos para cá, o sistema de aulas em Hogwarts mudou muito. A média das notas é menor, o número de alunos calouros é bem menor e o de veteranos é maior. Os problemas eram muito maiores, assim como o trabalho em lidar com uma escola tão lotada. Mas isso é só a ponta do iceberg.

Logo que se entrava na escola, havia uma grande pressão que não é tão forte como hoje. Os professores davam notas extremamente baixas para os alunos logo na primeira vez, mesmo sabendo que eles não tinham presenciado nenhuma aula na vida. Notas de um a quatro era muito comuns, senão a maioria. Isso acabava desestimulando os alunos, pois dificilmente eles se tornariam um ótimo aluno da noite para o dia e recuperariam sua nota ruim nas próximas aulas. Certamente esse era um dos principais fatores na desistência dos alunos.


Do que o professor está falando?

Aliado a isso, o aluno não tinha a quem recorrer. A coordenação era fechada e não ouvia o que os demais tinham para dizer. Sugestões e ideias raramente eram escolhidas, ou sequer lidas. As decisões eram individuais e inteiramente feitas pela coordenação, e ninguém mais. As únicas vezes que isso não acontecia era nas reuniões dos professores, onde propostas eram sugeridas pela coordenação e quem escolhia era o corpo docente, e nas enquetes abertas à escola toda, que davam a ilusão de que a igualdade na hora da escolha estava em prática. Isso não significava que as decisões eram boas e trariam a solução esperada. Essa barreira, direta ou indiretamente, não satisfazia os envolvidos, atrasava o ano letivo e deteriorava a qualidade das aulas.

O corpo discente não fica de fora e era uma bagunça. As demissões, sejam elas por parte da coordenação ou do próprio professor, eram o maior problema enfrentado pela escola. Como eram muitas e não havia substitutos o suficiente, muitas aulas precisavam ser puladas. Além disso, os que ficavam cometiam constantes atrasos, que não eram pequenas. O que abria brechas para isso era a impunidade. Se as notas eram atrasadas por um mês, tudo bem para a coordenação. Para se ter uma noção, um dos professores que mais atrasavam naquela época (atrasava demais mesmo, sem exageros da minha parte) e desapareciam sem dar aviso algum aos seus alunos está presente no corpo docente até hoje.

Sem dúvidas, houve um grande avanço em Hogwarts. As demissões e os professores deixaram de ser o maior problema enfrentado pela escola após a cobrança de justificativa aos atrasos e uma fiscalização reforçada. A coordenação passou a ser muito mais receptiva e não precisou de abrir mão de sua firmeza para isso, algo tão temido pela antiga coordenação, que queria estar sempre acima de todos. E mais, o processo de aprovação do aluno foi aprimorado e se tornou muito mais justo, padronizado e simplificado, sem a confusão na distribuição de pontos das Casas e na hora de decidir quem faria o provão ou não. Portanto, está enganado até demais quem acha que cinco ou seis anos letivos atrás Hogwarts era muito melhor do que nos dias de hoje.