Por: Fred Donavan Üchoa
Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem na mitologia grega, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão ou Lycaon, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias. Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
Sabemos que na nossa sociedade esses seres são ocultados através de um civil qualquer, podendo ser seu professor, síndico, parente ou até mesmo um membro do esquadrão especial de aurores. Mas até quando essas criaturas ficaram sob a escuridão?
Mesmo depois de muito tempo essas pessoas com a condição da licantropia são ainda hoje hostilizadas e discriminadas. Talvez nossa herança de um mundo bruxo predominantemente de sangues puro tenha deixado essa marca se alastrar até os dias de hoje, ou talvez as pessoas se sintam receosas e com medo de conviver com essas pessoas com a maldição da licantropia.
Estudos são feitos diariamente no hospital bruxo francês St. Alliance e no hospital bruxo europeu St. Mungus onde seus curandeiros possam desenvolver uma cura para essa maldição. Infelizmente, só temos disponível a poção mata cão que permite as pessoas afetadas pelo vírus dar racionalidade aos mesmos enquanto estiverem sob a forma lupina.
Deixando as curiosidades sobre essas criaturas de lado, visitei um povoado de Hogsmeade onde um senhor disse que viu um lobisomem pelos arredores de onde morava. A entrevista foi rápida, mas fora bem objetiva. O homem fala em resumo que em toda noite de lua cheia a criatura aparece, fazendo com que os cachorros do povoado começar a uivar e latir ao mesmo tempo, fazendo com que seja quase insuportável tamanho o barulho produzido.
Coincidência ou não esse mesmo homem relata que há alguns dias uma garota de aproximadamente três anos de idade fora encontrada morta com alguns órgãos para fora do corpo. Sua faze estava desfigurada e marcas de arranhões profundos foram encontradas por toda dimensão do corpo da garota. O homem crê que isso foi culpa do licantropo, mas até agora o grupo de criminalistas do Ministério da Magia ainda não chegaram à uma conclusão sobre a morte da garota.
Dentre isso e mais algumas coisas, deixo minha pergunta para vocês: Será que os lobisomens algum dia poderão viver em harmonia com a nossa sociedade, ou esses seres são puro instinto e nunca poderão ser domesticados?