Por: Elena McBride Alecssander Um mês, muito lepo-lepo, farofa, pessoas me fazendo dançar mesmo sem eu saber, e 64 jogos depois, a Copa...

Copa do Mundo trouxa - 2.0

Por: Elena McBride Alecssander

Um mês, muito lepo-lepo, farofa, pessoas me fazendo dançar mesmo sem eu saber, e 64 jogos depois, a Copa do Mundo do Brasil chegou ao final com mais uma partida emocionante, que foi decidida com o 171º gol da competição. O jogo da final contou com um elenco que incluía cinco estrelas mundiais, sendo três da Alemanha e duas da Argentina que viu seu time correndo inutilmente até o ultimo minuto de jogo que se estendeu até os dezessete minutos do segundo tempo da prorrogação, buscando pelo gol de empate que não veio, fazendo assim com que a Alemanha fosse a primeira seleção europeia a conquistar uma Copa do Mundo em território Sul-Americano. Na grande final do Maracanã , um gol de Mário Gotze, já no segundo tempo da prorrogação, acabou com o sonho argentino de chegar ao tri. Depois de me disfarçar como repórter trouxa e usar alguns dos meus segredinhos especiais, consegui uma exclusiva com o goleiro/gato alemão Manuel Neuer, que me recebeu de forma simpática no vestiário onde o restante do time *suspira* se concentrou depois do jogo.
- Porque o futebol se tornou tão popular entre os trouxas, digo, entre vocês?
R: O futebol é um esporte que não se precisa de muito pra ser praticado, é de fácil acesso a quem quiser pratica-lo e você aprende a gostar desde moleque, então eu acho que jogar futebol está no quase no sangue, muitas vezes você vê uma seleção jogando quando é pequeno e decide que quer ser assim quando crescer, bom, acho que é isso, é uma vontade que nasce com a pessoa.

- Você ter escolhido ser o goleiro e não atacante como a maioria quer ser, tem alguma coisa a ver com o fato de você quase não fazer nada e ficar parado enquanto os outros correm pelo campo?
R: Moça, a posição do goleiro é tão boa como as outras, talvez até mais importante, se não tiver alguém no gol para defender as bolas que tentam passar, seria um jogo muito menos emocionante, pois seria fácil pros jogadores fazerem o gol, a função é tão importante quanto as outras, mesmo que não tenhamos o mesmo reconhecimento.

- Como se sente estragando os prazeres da torcida adversária? Já que a graça é fazer gol... como se sente acabando com a graça do futebol? Você sente algum remorso ao ver as pessoas chorarem por você impedir que aquela bola entre no gol? Isso te assombra?
R: Hm... A graça para o goleiro é impedir que o outro time faça gols, se eu não fizer os torcedores do outro time chorar, farei os torcedores do meu, então... É isso, prefiro que eles chorem.

- Quando você está no gol, aquele do qual você não sai hora nenhuma, e a bola demora muito tempo a chegar até você, é entediante? Você costuma fazer alguma coisa pra se distrair?
R: Ér... Tem certeza que a senhorita é repórter de futebol mesmo?! Mas enfim, é bom não ter muito trabalho, as vezes costumo ficar agachado observando o jogo, tenho uma visão privilegiada da partida. Somos um time muito bom, é interessante ver os jogadores atuando.

- Em um jogo tão movimentado e as vezes tão entediante para você, o que você faz quando dá vontade de ir ao banheiro e não tem nenhuma ação no seu grande quadrado que você fica chamado de grande área?
R: Oi? É sério isso mesmo? Bom, eu nunca respondi perguntas tão... Exóticas... Mas eu fico lá na minha quieto aguardando a intervalo ou o fim da partida.

- Notei que um dos atacantes que vestiam roupa azul, como é mesmo? Isso, Argentinos, não conseguiu colocar uma bola tão pequena em um espaço tão grande como aquele do gol, foi algum tipo de truque que você fez?
R: An, não, eu acho que não sei fazer esse tipo de truques, contei apenas com a sorte – ok Neuer, acreditamos – se o atacante não conseguiu fazer gol, o mérito é nosso.

-Pude notar que esse último jogo durou mais do que o jogo em que vocês atuaram contra o time da casa, você sabe me dizer qual foi o jogo mais demorado que seu time participou?
R: Érhm... As partidas sempre duram de 90 a 120 minutos, fora os pênaltis ... Como repórter de futebol você já não devia saber isso?!

Encerrei minha entrevista nesse momento, já que o time que ainda comemorava a vitória chegou em bando retirando o goleiro do meu ponto de vista e o saiu carregando o chamando de muralha, o que eu imaginei ser um apelido muito estranho. Nos vestiários do Maracanã, ainda com os uniformes de jogo, os atletas posaram para foto que está sendo exibida em primeira mão para nós do mundo bruxo, venceu a seleção que mais curtiu a copa do mundo. Finalizamos a matéria parabenizando todo o time alemão, que ganhou a copa de forma mais que merecida. Não percam a próxima edição onde terão acesso exclusivo a lista dos gatos da Copa do Mundo.