Por: Simmon M. Armstrong
Geralmente são descritos como tendo entre quinze e trinta centímetros de altura, tendo como característica notável a cabeça em formato cônico (independente de possuir chapéu), personalidade extremamente volátil (seres primários, também denominados elementais) e atributos encantados como a capacidade de atravessar paredes, mudar de forma e cor e alta velocidade. São criaturas que não guardam qualquer receio com o ambiente urbano e, curiosamente, há muitos relatos de aparições em construções inacabadas. Gostam de espreitar pelos cantos, observando os habitantes da casa e pregando-lhes peças, como sumiço de objetos, abertura de portas, produção de ruídos entre outras perturbações (sendo também capazes de matar animais). Apesar de muitos acreditarem que são seres amigáveis, há relatos de diversas aparições ameaçadoras.
Antigamente, os duendes eram tratados apenas como criaturas, mas hoje exercem uma das funções mais importantes no mundo bruxo, que é a contagem de moedas do famoso banco gringotes.
Atualmente, equipes de medibruxos do St’s Mungus vem pesquisando os efeitos medicinais que a urina do gnomo pode nos oferecer. Testes estão sendo feitos incansavelmente com alguns voluntários do próprio hospital para que se tenha algum resultado sobre isso. Conversando com o medibruxo responsável pela pesquisa, ele diz que ainda não se é uma ciência exata e que nada ainda está comprovado cientificamente, mas tem-se notado uma grande melhora na pele dos voluntários. Foi notado que a pele clareou, espinhas sumiram, olheiras e marcas de expressão desapareceram completamente. Mas como tudo não são flores, o xixi de duende se manifestou de forma contrária em um dos voluntários, fazendo com que seus cabelos e dentes caíssem e notou-se aparecimento de verrugas pelas dimensões do nariz e orelhas. Esses voluntários ingerem o xixi de gnomo três vezes ao dia. Uma xícara pela manhã antes do café matinal, uma pela tarde antes do almoço e gargareja o líquido antes de dormir.
Como foi dito anteriormente, não há nada concreto que comprove a eficácia do xixi de duende e a Equipe do Profeta Diário juntamente com a Equipe do St’s Mungus não se responsabilizam pelo uso ilegal da substância.