Por: Scarlett L. M. Devereaux
Olá leitores do Profeta! A partir dessa edição vou falar sobre algumas doenças bem comuns entre as pessoas. Hoje falaremos da anorexia, o que é como identificar um anorético e, por último, mas não menos importante, como tratar.
Um paciente anorético é aquele que se vê gordo enquanto todos ao seu redor insistem que ele não está. A pessoa, além da dieta, submete-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes. Não existe nenhuma explicação para a doença, mas deve ser levada a sério, pois 10% dos casos de pessoas que são internadas acabam em morte por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos. O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento.
Depois que se recupera o paciente não sabe nem explicar por que insistia em perder peso. Há dois tipos de pacientes com anorexia: aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não agüentarem mais e depois vomitam o que comeram.
Mas como tratar? Não existem medicamentos específicos para fazer o paciente parar de desejar perder peso ou ter uma correta percepção da imagem corporal, por isso o tratamento é bem difícil. Os mais recomendados são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da receptação da serotonina têm sido estudados, mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. Vale lembrar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa.
Na próxima edição falaremos sobre a “ Bulimia ”. Espero que tenham gostado e aprendido como identificar um amigo que tem essas características e ajudar a tratá-lo!