Falando sobre Quadribol, corpo e mente Redator: Brönn Drescher Donati Os atletas usam o corpo como instrumento de trabalho, é muito comum ...

Saúde no Esporte

 Falando sobre Quadribol, corpo e mente


Redator: Brönn Drescher Donati

Os atletas usam o corpo como instrumento de trabalho, é muito comum ver os jogadores de quadribol trabalhando com as suas vassouras, fazendo manutenção preventiva, cuidando das cerdas e polindo a madeira sempre que possível. Cuidados são sempre essenciais, mas nem todos lembram que a vassoura é apenas parte do processo, afinal de contas o corpo e a mente precisam estar em harmonia, com todos os cuidados em dia, para que funcionem da maneira correta. Imagine o que aconteceria se durante um jogo de Quadribol você sentisse uma câimbra e caisse da vassoura? Isso aconteceu com Oscar Miller, ex-jogador dos All-Stars de Sweetwater, um time baseado em Sweetwater, Texas, Estados Unidos da América. Provavelmente nunca ouviram falar de Oscar, isso porque sua queda aconteceu a quase vinte anos, as fraturas foram várias e mesmo com toda a recuperação necessária ele nunca mais conseguiu voltar a jogar. É claro que vinte anos depois temos muito mais conhecimento para lidar com qualquer tipo de fratura, mas tal incidente poderia ter sido evitado se ele tivesse cuidado melhor do seu corpo.

Muitos outros ex-jogadores tiveram sua aposentadoria forçada por conta de acidentes que os impediram de seguir com as carreiras, a maioria deles estrelas em seu tempo. Um dos casos mais conhecidos é de Martin Fernandes, da Frota de Vassouras de Braga (Portugal), era um dos jogadores mais importantes do time, excelente marcador e um artilheiro sem igual, mas por conta de uma tontura ele perdeu o controle da vassoura e bateu contra uma das torres laterais do estádio de quadribol. O acidente quase custou a vida de Martin, fazendo com que ele se aposentasse com apenas vinte e três anos. É claro que acidentes acontecem, em todos os esportes os jogadores estão propensos a isso, mas certos cuidados com a saúde física e mental são necessários para que se mantenha sempre em dia, tanto quanto a manutenção das vassouras e os treinos frequentes. Angela Fitzpatrick, Ortopedista e Pesquisadora, diz que danos musculares são os mais comuns em atletas de alto rendimento, e que todos os jogadores devem sempre se lembrar de manter uma alimentação saudável e cuidar de seus corpos de maneira adequada.

Alongamentos e dietas não são tudo, segundo a pesquisadora é necessário manter o corpo sempre aquecido, fazer exercícios regularmente e dar o descanso correto. Banheiras de água fria após os treinos são excelentes, alongamentos antes e depois de qualquer atividade física são extremamente necessários e nunca dispensados, mas também precisam cuidar das suas mentes. Descanso é essencial, equilíbrio e controle não são apenas sobre as suas vassouras, mas também dentro das suas mentes. Qualquer atleta sempre vai ser levado ao limite, exigindo tudo de seus corpos, suas forças e seu psicológico, por isso todos precisam sempre contar com a equipe médica que está a sua disposição. Esses jogadores profissionais, mesmo com todo esse apoio, acabam também sofrendo lesões e em alguns casos ficando com isso para o resto da vida, então quando qualquer um de nós for praticar qualquer atividade física precisamos nos lembrar de cuidar de nós mesmos. Uma dica que a Doutora Fiztpatrick deixa é sempre usar compressas de eucalipto, segundo ela são excelentes para dores musculares.