Por: Anira Prunella Stackhouse
Você já se familiarizou com um esporte e que não consegue ficar sem praticar? São inúmeras as atividades físicas existentes com a finalidade recreativa, educativa, sociocultural, profissional ou como meio de melhorar a saúde. Seja no mundo mágico ou trouxa, eles se fazem presentes conquistando muitas pessoas, sejam como torcedores ou jogadores. Fragmentados em diversas modalidades, encontramos regras e um grande histórico juntamente com a humanidade, passando por mudanças, regressões e evoluções. Hoje, julgamos o esporte mais como uma forma de competição, que precisa ser saudável, sem digladiar, buscando sempre o entretenimento de todos os envolvidos.
Futebol, Handebol, Voleibol, Quadribol... Mas, você já conhece o Rugby? Pois é, tão desconhecido para alguns, como é deveras conhecido e praticado por outros. É um esporte coletivo de intenso contato físico (isso mesmo, corpo com corpo), original da Inglaterra, vindo de uma lenda que dizia que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby, de nome William Webb Ellis, teria pego a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823(esse adorava trapacear, ou certamente já estava sem paciência para ficar chutando a bola). Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football quanto o Football Association, tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.
Dividido em duas equipes com quinze jogadores, o Rugby tem como objetivo, marcar o maior número de pontos, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, correndo pelo campo retangular com a bola (de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado) em mãos até o lado inimigo. Totalmente equipados com chuteiras, ombreiras, boqueiras e scrum caps, os jogadores seguem técnicas e métodos para vencerem, adquirindo pontos. O que mais chama atenção nesse esporte é que o jogador nunca pode passar a bola para frente, dificultando mais ainda o jogo e claro, para nós torcedores e telespectadores, é deveras divertido ver homens e mulheres enormes se tumultuando um sobre o outro.
Por ser uma atividade física bruta para a maioria, bruxos de todas as partes buscam se divertirem com o Rugby, deixando de lado suas tradições com o famoso Quadribol, aderindo nossas culturas para suas vidas, experimentando novos esportes e se deliciando com toda adrenalina em campo. E você já pensou em praticar um pouco de Rugby? Apesar dos socos, pontapés, esmagamentos e óbitos, Rugby é para todos.