Por: Esmée Hoff. Purcell Não é preciso nem dizer que nos dias atuais a globalização é um fato cada vez mais presente na sociedad...

Intercâmbio Escolas: Você Já Pensou Sobre Isso?


Por: Esmée Hoff. Purcell


Não é preciso nem dizer que nos dias atuais a globalização é um fato cada vez mais presente na sociedade bruxa e trouxa, mas uma questão da sociedade não mágica parece estar se infiltrando e causando um aumento no interesse de jovens bruxos hoje em dia: o intercâmbio. Geralmente feito em idade escolar, os alunos têm se deixado levar pela curiosidade em conhecer novas culturas, idiomas, especializações e pessoas ao redor do mundo. "Tem sido bem legal ver como os jovens têm procurado informações e conversado com os pais a respeito de um intercâmbio, afinal os responsáveis sempre querem seus filhos o mais perto possível e nem sempre é fácil ser 'contaminado' com a ideia positiva de uma experiência assim", disse uma representando do Departamento de Cooperação Internacional em Magia, por meio de uma nota enviada. Mas fique atento porque essa decisão é coisa séria e causará grandes impactos em sua vida, seja positiva ou negativa, isso depende muito da maturidade da escolha de cada um. "Se um adolescente quer fazer um intercâmbio apenas por causa dos amigos, então é melhor que pense mais a respeito. O ideal é ter um foco muito bom ou as coisas podem ficar complicadas!" alerta também em nota.

Alguns adolescentes hoje em dia preferem começar um intercâmbio a partir dos quinze anos, faixa etária onde parece ser mais fácil ganhar a confiança dos pais para tamanha aventura, outros, no entanto, preferem passar toda a fase escolar em outro país. É este o caso de Benjamin S. Chevrin que escolheu estudar em Hogwarts ao invés da Academia de Beauxbatons em seu próprio país, “Com onze anos os meus pais tentaram muito me fazer mudar de ideia, mas não porque eles não sabiam o quão importante isso seria na minha vida, mas porque é normal que eles queiram te manter sempre debaixo das asas” o atual quintanista disse, deixando claro como depois do primeiro ano as preocupações de seus pais foram ficando menores. “Participar de um intercâmbio é uma experiência única. Os adolescentes crescem mais tolerantes à novas culturas e outros tipos de pensamentos, tornando nossa sociedade cada vez melhor!” um especialista em psicologia que atua na área da educação citou, aprovando a imensa quantidade de etnias diferentes que encontramos pelos corredores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Quanto maior a preparação do adolescente e sua determinação para essa decisão, melhor será sua experiência e menores serão as chances de se arrepender e acabar querendo voltar antes do fim! O ideal é pesquisar, procurar tudo a respeito da escola para onde vai e adequar ao máximo nos seus objetivos. Clima, alimentação, métodos de ensino... Tudo isso conta e muito antes de fechar seu intercâmbio e fazer sua visita no Departamento de Cooperação Internacional em Magia. “O processo para obter a permissão do Ministério da Magia no que tange ao intercâmbio é bem célere, mas de forma concomitante bastante complexo, o que pode a primeiro pensamento passar uma ideia de paradoxia, mas a mesma logo é sanada quando analisada com calma.” alerta o Responsável pelo Setor de Imigração da Grã-Bretanha, Sebastian Klein. Ele também cita a importância da autorização dos pais ou responsáveis e deixa um recado para os que de alguma forma possam pensar em burlar as regras, "é feita uma perícia mágica minuciosa em cada assinatura, e, caso fique comprovada a tentativa de falsificação, tal conduta será passível de punição". 

A fim de também ajudar na decisão de escolha dos alunos, o Profeta Diário entrou em contato com o Escritório da Educação da Confederação Internacional dos Bruxos, onde uma representante gentilmente nos falou mais a respeito das escolas espalhadas pelo mundo. “A Castelobruxo tem estudos avançados em Herbologia e Magizoologia. A escola oferece programas de intercâmbio bem populares para estudantes europeus que desejam estudar a flora e fauna mágica da América do Sul”, informou, dando também um importante alerta aos estudantes sobre a vacinação obrigatória antes de qualquer viagem ao local, “É importante que uma visita seja feita ao Hospital Saint Mungus antes do intercâmbio, a não vacinação pode ser uma das causadoras de ter um visto negado pelo Setor de Cooperação Internacional em Magia, já que a saúde durante uma experiência dessas é uma prioridade para o bom aproveitamento do programa”.

“A Uagadou é uma escola cheia de mistério e que chama muito a atenção dos bruxos jovens e cheios de vontade de se provarem. Lá os estudos avançados estão nas áreas de alquimia, auto-transfiguração e astronomia” a representante também informou, acrescentando um ponto muito importante que chama a atenção estrangeira para a escola, “os bruxos da Uagadou são avaradores, mas isso se trata apenas de uma questão cultural, uma vez que os africanos acreditam que o uso de uma varinha limite a magia. No entanto, não há nenhum tipo de problema aos bruxos intercambistas que não possuem essa habilidade ou até mesmo prefiram o uso do artefato mágico. A escola os recebe de forma igualmente hospitaleira!”

“Se você quer falar de nível e importância, então não pode deixar de fora a Academia de Beauxbatons!”nos lembrou a representante do Escritório da Educação. “Beauxbatons é uma das três maiores escolas de Magia da Europa e sempre está na lista de interesse de todo o adolescente que começa a busca para o intercâmbio. Algo importante é ter uma base de francês ou pelo menos querer aprender, porque lá é isso que você vai ouvir por cada canto do palácio” alerta antes de acrescentar que os padrões da Academia são muito altos, o que exige muito dos alunos. “Disciplina e dedicação são fundamentais. Se a escola não fica satisfeita com o desempenho do aluno, é total direito dela desliga-lo do programa” pontuou.

Ficou mais interessado em realizar um intercâmbio? Então não se acanhe e comece os preparativos, mas acima de tudo pense bem em cada detalhe, afinal além de ser um grande salto para seu futuro, é também uma oportunidade única em uma das fases mais importantes da vida, sendo assim merece que tudo corra bem e que a diversão seja garantida!