A Cerveja Amanteigada é sem dúvidas uma das bebidas que mais apreciamos nos estabelecimentos Bruxos de toda a Inglaterra. Não existe um único bruxo, independente da idade, que nunca tenha provado ou não goste da bebida. Até onde se sabe ela foi inventada a muito tempo, em um passado longínquo, por algum bruxo extremamente desocupado. Em algumas pesquisas descobrimos que ela foi inventada por um antigo alquimista - o nome dele varia de registro para registro, por isso não será citado nesta matéria - que em uma noite tempestuosa esbaldou-se em álcool, dentro do seu pequeno laboratório, e acabou fazendo misturas de ingredientes afim de encontrar uma nova bebida para adocicar seus porres. Sabe-se lá quantas misturas resultaram dessa brincadeira, mas no fim ele acabou conseguindo desenvolver a ideia original da nossa querida cerveja. É claro que ela foi modificada e aperfeiçoada até chegar no sabor único que conhecemos hoje, mas a sua origem está ai por volta do século IX em algum lugar da Inglaterra.
Muitos devem saber que a Cerveja Amanteigada, ou apenas uma ideia tirada de sua essência, circula como uma bebida extravagante pelo Mundo Trouxa. Como foi que isso aconteceu? Apesar da imensa mistura entre Bruxos e Trouxas que vem tornando-se mais frequente com o passar do tempo e tornando cada vez menos as famílias Bruxas capazes de dizer que possuem Sangue Puro, não se sabe como uma receita tão antiga e característica dos Bruxos foi parar na mão dos trouxas. Ela é feita de uma maneira diferente, mas é acompanhada do caraterístico sabor caramelizado que tanto amamos, vale ressaltar que não é a mesma bebida nem de longe, mas alguns traços são semelhantes e um bom bruxo (caso prove) notaria isso no mesmo instante.
Boatos sempre surgiram sobre como a nossa receita foi parar do "outro lado", há quem diga que a culpa está na aceitação relativamente recente que os Bruxos passaram a ter em relação aos Trouxas, mas enganam-se todos que apoiam essa teoria. Há registros de que os trouxas possuíam sua versão rústica da nossa bebida desde 1594, esta informação foi retirada de um livro de receitas Trouxa que foi escrito entre as dinastias Tudor e Stuart da realeza britânica. Lengas lengas de história Bruxa ou Trouxa a parte, isso era realmente importante para chegar ao ponto chave: de quem é a culpa?
É natural sempre querer colocar a culpa, atribui-la a alguém para que tudo faça sentido. Nesse caso não é diferente, buscar um culpado faz mesmo parte da ideia do que somos. Muito foi pesquisado, fofocado e vasculhado para conseguir ter alguma ideia do que aconteceu em um passado não tão distante, mas mesmo assim bem velhinho. Da mesma maneira que a bebida foi inventada em uma noite de bebedeira desenfreada (literalmente quando o tio enfiou o pé na jaca, ou na abóbora) o vazamento da nossa querida bebida aconteceu da mesma maneira. Um bruxo resolveu vangloriar-se de suas qualidades mágicas e acabou deixando um copo meio bebido (da cerveja amanteigada) cair nas mãos de Trouxas, nenhum deles levou os delírios do bebum a sério mas acabaram se interessando na bebida e levando-a com eles.
Por mais que muitos de nós tenhamos a mania de diminuir as habilidades trouxas eles realmente se superam no quesito criatividade. Mesmo com a falta da magia eles conseguem encontrar meios para fazer muitas coisas (até algumas que nós fazemos, só que a seu modo), para eles é excelente principalmente porque eles não têm nada com que comparar, mas nós podemos. O ponto é que eles conseguiram produzir uma bebida com um sabor próximo ao que conheceram da cerveja amanteigada. Não sabemos dizer se o tal bruxo bebum contou o nome da bebida ou se eles chegaram a essa estranha coincidência concluindo que era a melhor definição para ela, mas no fim as duas tem a mesma nomenclatura. Entre os Trouxas a bebida ainda é pouco popular, mas é impossível saber se com o passar do tempo ela vai ganhar tanto prestígio quanto o que tem entre os Bruxos.
E o nosso amigo bebum? Bom, a ressaca deve ter sido daquelas, mas alguns registros nos possibilitaram chegar a certas conclusões. Esses registros são fragmentados e não tão precisos quanto gostaríamos, por conta disso vou manter o nome do nosso querido boêmio em segredo, mas deixo uma dica para vocês leitores: Pertenceu a uma das mais conhecidas famílias Bruxas. É claro que ele já morreu a muito tempo, mas seus descendentes ainda estão entre nós, trabalhando entre os bruxos e frequentando Hogwarts. Será que alguém arrisca chutar a qual família ele pertenceu? Quem sabe uma hora dessas eu conte, enquanto isso bebam bastante Cerveja Amanteigada e adocem cada vez mais essa vida, porque não está fácil pra ninguém.