Os dragões são animais fabulosos, geralmente representados como uma enorme serpente alada que expele fogo pelas ventas (narinas). Seu tipo biológico situa-se entre o réptil e o sáurio (dinossauros): cabeça ornada com uma grande crista, poderosos chifres (Variante), presas enormes, couro grosso e nodoso cobrindo todo o corpo até a cauda, não raro provida de esporas, possivelmente de tecido ósseo ou cartilaginoso. Dotado de poderes extraordinários, o hálito de algumas espécies de Dragões é considerado venenoso e seu sangue, quando derramado em batalha ou na hora da morte, é igualmente fatal para aquele que for atingido por respingos dos líquido.
Répteis por natureza, os dragões encontram conforto em lugares frios, escuros e úmidos; por isso, cavernas são as moradas ideais para dragões, além da penumbra e do frescor, são locais de fácil defesa e apropriados para guardar tesouros e reservas de alimento. As colinas próximas a grupamentos humanos ou rebanhos de mamíferos foram os lugares preferidos na hora de escolher a toca. Há dragões que habitam em águas: mares, lagos, rios mas, preferencialmente, pântanos, tudo é muito variante de acordo com sua espécie e características próprias de seu comportamento.
Existem reservas naturais de Dragões sendo a maior de todas na Romênia. Além de abrigá-los a reserva serve ainda como centro de estudos. Diversos interessados na área estudam os costumes e características especiais destas criaturas. Dragões também guardam os cofres de segurança máxima de Gringotes, bom, é oque dizem. A fêmea é em geral maior e mais agressiva que o macho. Possuem grandes propriedades mágicas, e seus ovos são considerados Artigos Não Comerciáveis Classe A.
Atualmente existem doze espécies de Dragões, embora se saiba que elas se entre-cruzam produzindo híbridos raros. Os Dragões puro-sangue são os seguintes:
Barriga-de-Ferro Ucraniano: A Maior raça de Dragão conhecida;
Chifres-Longos Romeno: Os chifres deste dragão se tornam muito valiosos como ingredientes de poções;
Dente-de-Víbora Peruano: Menor raça de dragão conhecida, sendo a mais veloz em voo;
Dorso-Cristado Norueguês: Dragão que lembra o Rabo Córneo na maioria das suas características;
Focinho-Curto Sueco: É um belo dragão azul-prateado cuja pele é muito procurada para confecção de luvas e escudos de proteção;
Focinho-Longo Português: Presente no Livro "A Criação de Dragões: Como Prazer e Fonte de Renda ";
Meteoro-Catalão: Presente no Livro "A Criação de Dragõe:s Como Prazer e Fonte de Renda ";
Meteoro-Chinês: Única espécia oriental de dragão;
Negro das Ilhas Hébridas: Bastante agressivo e exige um território de 170km² por Dragão;
Olho-de-Opala: A espécie mais bonita de Dragão;
Rabo-Córneo Húngaro: Dragão com fama de ser o mais perigoso;
Verde-Galês-Comum: Entre as raças que menos causam problemas.