Por: Annie Miller Slowli Pelo número de demissões ocorridas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts desde o início do ano le...

Atrasos de Aulas e Demissões


Por: Annie Miller Slowli


Pelo número de demissões ocorridas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts desde o início do ano letivo, como a de Hades Rewards, Madeleine Chthon e Cat van Mitternacht, e pelos atrasos na postagem de aulas e no lançamento de notas, a equipe do Profeta Diário procurou o coordenador geral dessa instituição bruxa. Confira a entrevista sincera e esclarecedora que Arthur Russeau nos cedeu. 

Equipe do PD: Ultimamente, o que acontece mais: a demissão dos professores por eles mesmos ou pela coordenação?

Arthur: Em um ano letivo, muitas coisas acontecem. Com os professores, não seria diferente. A maioria dos professores que deixaram Hogwarts esse ano fora por decisão pessoal. Isso inclui problemas familiares, problemas de saúde, problemas no âmbito social e profissional e desistência por alvejar alguma oportunidade única. Por parte da coordenação, esse ano não demitimos ninguém.

Equipe do PD: Quais são os fatores que levam à demissão por parte da coordenação?

Arthur: São poucos, mas são específicos. A coordenação demite o docente quando ele não cumpre o seu trabalho ou desrespeita as clausuras de seus deveres, na lista de Direito e Deveres do Docente. Há quem diga que a coordenação persegue e aponta falhas inexistentes, mas tudo não passa de uma mentira. Quando há um problema, ele é apontado, o docente é notificado e, caso não seja solucionado, ele é demitido por justa causa.

Equipe do PD: Qual traz mais consequências: um pequeno atraso na postagem aulas ou um longo período de atraso no lançamento das notas?

Arthur: Pois bem, a má conduta de um professor traz consequências prejudiciais. O atraso no lançamento de notas não é um grande problema, esse pode ser solucionado em poucas horas, mas o atraso nas aulas é uma questão alarmante, pois prejudica o cronograma anual. E, como coordenador, não posso punir, demitindo o professor que atrasa. Atualmente está difícil encontrar bons professores para atender ao nível de Hogwarts.

Equipe do PD: O que você acha de quando um professor se demite e não posta as notas da sua última aula?

Arthur: Um total desrespeito, revelando sua irresponsabilidade. Mas há casos e exceções. Geralmente, é feito um acordo de regularização sobre as notas, que quase sempre é respeitado, mas a grande maioria não cumpre o que promete.

Equipe do PD: Está difícil encontrar novos professores para as vagas disponíveis?

Arthur: O processo de seleção, dependendo a vaga disponível, ativa várias peneiras seletivas. O nível de Hogwarts cresceu nos últimos anos, logo não podemos colocar qualquer professor para lecionar, mas não podemos deixar de aceitar os mais novos a espera de uma oportunidade, que geralmente são os que mais surpreendem a coordenação.

Equipe do PD: Você está satisfeito com o corpo docente atual? Ele segue à risca o cronograma de aulas e posta as notas no tempo certo?

Arthur: Nunca estou satisfeito. Prefiro me adequar as realidades do momento. Há professores que não gostaria de perder, mas eles tiveram que ir, e eu tenho que aceitar isso e moldar, com dicas, professores novos e interessados a se tonar uma referência. A vida é adaptável e nunca está de acordo com o que queremos, logo nunca estaremos satisfeitos com o que temos. É a lei natural.

Equipe do PD: Quais vagas estão disponíveis no corpo docente?

Arthur: Atualmente, só vagas pra professores substitutos dispostos a trabalhar e interessados nas variadas disciplinas de Hogwarts.